Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Auditoria, Compliance, Economia, Finanças & Economia, Gestão Corporativa, Gestão Estratégica, Governança Corporativa, Jurídico & Contratos, Legislação e Contratos, Legislação e Contratos, Realizados, Recursos Humanos, Seminário

Fundos de Pensão: Os Desafios da Alocação de Portfolio diante de Novas Quedas de Juros

Evento credenciado para pontuação pelo Programa de Educação Continuada (PEC) do ICSS - Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social – 8 pontos

30 de julho de 2019

DOWNLOAD

Para acessar o restante do conteúdo, digite a sua senha.

Os desafios da alocação de ativos nos portfolios dos fundos de pensão serão acentuados nos próximos meses. Diante da tendência de quedas adicionais das taxas de juros, é essencial a revisão das políticas de investimentos.

Diretores ou conselheiros das mais de 300 entidades que administram cerca de 1.100 planos fechados de previdência complementar precisam se preparar para participar do processo de seleção de ativos que atenda aos objetivos da entidade em um ambiente que promete ser desafiador.

Com juros em queda e a economia ainda estagnada, todo cuidado será pouco para lidar com a complexidade de escolhas que melhor possibilitem segurança, liquidez e retorno para o cumprimento de metas atuariais. Até investimentos alternativos precisam ser compreendidos e considerados, como, por exemplo, ativos ilíquidos, instrumentos de crédito, aplicações em renda variável e investimentos internacionais.

Participe deste Seminário InterNews, obtenha oito pontos de créditos para o Programa de Educação Continuada (PEC) do ICSS – Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social e aperfeiçoe o processo de tomada das melhores decisões na alocação do portfolio que suportará as obrigações de seus planos de benefícios. Venha reexaminar as regulamentações sobre governança de fundos de pensão para estabelecer políticas de continuidade de negócios. Compreenda melhor a conjuntura, as perspectivas econômicas e a tendência de quedas adicionais das taxas de juros. Considere as melhores práticas de gestão de riscos em fundos de pensão. Avalie mudanças na alocação de portfolio. Saiba como tratar o impacto da queda das taxas básicas de juros na comunicação sobre expectativas de benefícios com os participantes e assistidos dos planos de benefícios.

Programa

8h00 – Credenciamento

8h30 – Governança de Fundos de Pensão: Políticas de Continuidade de Negócios

José Carlos Sampaio Chedeak
Coordenador-Geral de Orientação Técnica de Investimentos da Diretoria Normas e Orientação Técnica da Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar). Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil, atua na área de previdência complementar desde 2004.  Professor em Pós Graduação FGV- MBA em Previdência Complementar.

José Roberto Ferreira
Sócio Diretor de Rodarte Nogueira & Ferreira Consultoria. Foi Diretor Superintendente da Previc e Diretor de Investimentos da BB Previdência – Fundo de Pensão Banco do Brasil. É Especialista da UniAbrapp e professor da Fundação Getúlio Vargas – FGV.

10h10 – Coffee break

10h30 – Conjuntura, Perspectivas Econômicas e Tendência de Queda de Juros

Roberto Padovani
Economista–chefe do Banco Votorantim. Mestre em Economia pela FGV-SP. Foi assessor do Ministério da Fazenda durante o Plano Real, sócio da consultoria Tendências e economista para América Latina do Banco WestLB.

11h30 – Gestão de Riscos em Fundos de Pensão

Paulo Werneck
Diretor de Investimentos da FUNCEF. Foi diretor executivo do Icatu Hartford Seguros e do banco ABN Amro. Tem vasta experiência no mercado financeiro. Cursou Programa de Gestão Avançada (AMP) pela Universidade de Harvard. Foi consultor sênior do Ministério da Fazenda.

12h40 – Almoço

14h00 – Mudanças na Alocação de Portfolio

Fernando Lovisotto
Sócio e Chefe de Investimentos Líquidos (CIO) da Vinci Partners. Responsável pelas estratégias de curto prazo da Vinci Partners: Equities, Hedge Funds, Crédito e Investment Solutions.

Rogério Tatulli
Diretor Superintendente da Previ-Ericsson. MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FGV-SP, É certificado pelo ICSS.

Wagner Kladt
Consultor Sênior de Investimentos na Mercer Brasil. Atua na implantação de estratégias de alocação, avaliação de desempenho e análise de risco em investimentos de longo prazo.

Luis Fernando Lopes
Economista chefe para o Brasil e a América Latina da Patria Investimentos e da Blackstone (associada internacional da Patria). Sediado em Londres, participa do desenvolvimento de estratégias de investimentos com foco em Ativos Privados no Brasil e na América Latina, sobretudo em Private Equity, Infraestrutura e Crédito. Contribui no Painel de Tomada de Decisões do Banco da Inglaterra (Banco Central Inglês). Estruturou e dirige em Londres a Patria Investments UK.

16h30 – Coffee break

16h50 – Impacto dos Investimentos na Comunicação com Participantes

– A necessidade de efetividade e transparência na comunicação

Lucas Nóbrega
Diretor Presidente da Previbayer. Membro do Conselho Deliberativo e do CNT de Investimentos da ABRAPP (Associação Brasileira dos Fundos de Pensão). Foi Head de Investimentos no PreviEricsson. Possui certificação ICSS e ANBIMA.

18h00 – Encerramento