Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Auditoria, Capacitação, Economia, Gestão Corporativa, Gestão de Riscos, Gestão Estratégica, Governança Corporativa, Processos Corporativos, Riscos Corporativos

Construção de Cenários

Ministrado por Roberto Troster

6 e 7 de novembro de 2024

WORKSHOP ONLINE

A construção de cenários é uma tarefa desafiadora e complexa. É fundamental para nortear a tomada de decisões corporativas e para a gestão de carteiras de investimentos.

Participe deste Workshop InterNews com Roberto Luis Troster para conhecer o passo-a-passo da construção de cenários.

Saiba estruturar informações, entender transformações, lidar com incertezas, identificar riscos e definir estratégias para a sua empresa e/ou para a sua carteira de investimentos.

Este Workshop apresentará os principais conceitos e oferecerá ferramentas para o desenvolvimento de cenários.

Explicará o que são projeções e cenários – esperados, alternativos e de estresse. Com exemplos, mostrará como podem contribuir para a tomada de decisões.

Conheça um roteiro para elaborar cenários, as propriedades necessárias, as fontes de informações e de projeções, a construção da matriz de riscos e os cuidados a serem observados.

Este Workshop debaterá ainda as perspectivas para a economia brasileira em 2025.

Instrutor

Roberto Luis Troster

Possui mais de trinta anos de experiência na elaboração de cenários, com participação em tesourarias de bancos e gestoras (assets). É economista (prêmio Gastão Vidigal) e doutor em economia pela USP. Pós graduado em Banking pela Stonier School of Banking. Foi membro fundador da CAAR (Câmara de Administração de Assuntos de Risco) e economista chefe da Febraban, da ABBC e do Banco Itamarati. Atuou ainda como responsável pelo departamento técnico do Banco Mercantil de São Paulo/Finasa. Professor universitário, lecionou na USP, na PUC-SP, no Mackenzie, na Universidade Agostinho Neto e no CEDES. E autor de artigos e livros e é consultor de empresas, governos, gestoras e instituições financeiras nacionais e estrangeiras, incluindo o FMI e o Banco Mundial.

Programa

 

Construindo cenários – esperados, alternativos e de estresse.

Indicadores antecedentes, coincidentes e defasados, projeções, métodos e bases de dados. Exemplos.

Roteiro para a elaboração de cenários. As propriedades necessárias, especificidades, as fontes de informação e de projeções, a construção da matriz de riscos, cuidados a serem observados, melhores práticas e qualidades de bons cenários.

Simulações, análise de sensibilidade e identificação de vulnerabilidades (reverse stress testing) para avaliar estratégias, tomadas de decisões e antecipação de dificuldades.

Ciclos econômicos, de Kondratiev, de empresas, da bolsa, do câmbio, dos juros e do crédito. Bolhas e crises

Juntando as partes. Perspectivas para a economia brasileira em 2025. Megatrends.