Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Banking, Compliance, EAD, Finanças & Economia, Gestão Corporativa, Gestão Estratégica, Governança Corporativa, Legislação e Contratos, Meio Ambiente, Mercado de Capitais, Processos Corporativos, RAROC, Realizados, Responsabilidade Social, Riscos Corporativos, Seminário, Sustentabilidade, Tributos, webinar

Ativos Problemáticos em Instituições Financeiras: Melhores Práticas de Tratamento

11 e 12 de agosto de 2022

DOWNLOAD

Para acessar o restante do conteúdo, digite a sua senha.

SEMINÁRIO ONLINE

O tratamento dos ativos problemáticos merece toda atenção das instituições financeiras nesta fase do ciclo do crédito, em que incertezas econômicas dificultam prever a capacidade de muitas empresas em gerar caixa para servir as suas dívidas.

Os bancos de forma geral estão bem capitalizados para que um eventual novo surto de inadimplências venha a gerar uma crise sistêmica. Ao mesmo tempo, muitas empresas estão conseguindo recuperar capacidade de pagamento. Mas os resultados das instituições financeiras dependem da adoção de estratégias e de medidas adequadas em relação aos seus créditos problemáticos.

No segundo semestre de 2022 e no decorrer de 2023 serão significativos os desafios que envolverão decisões de reestruturação de crédito, de execução de garantias, de monitoramento ou mesmo de relacionamento e aconselhamento aos clientes.

Participe deste Seminário InterNews que conta com a participação de renomados especialistas para tomar decisões acertadas de tratamento dos ativos problemáticos da sua instituição financeira.

Analise com o Chefe do Departamento de Supervisão Bancária do Banco Central, Belline Santana, a evolução das concessões de crédito pelos bancos durante a pandemia e os seus desdobramentos. Conheça ainda a posição do BC sobre a atual gestão do risco de crédito pelas instituições financeiras.

Avalie a estratégia e as iniciativas de relacionamento com clientes que possam ter necessidade de reestruturação de créditos do Banco Itaú, com a diretora Cintia Camargo e com o superintendente de Reestruturação de Crédito, também do Banco Itaú, Murilo Gigliucci.

Considere com o professor da FGV, João Carlos Douat, o atual momento do ciclo de crédito e os desafios para o desenvolvimento de estratégias de recuperação.

Levando em conta cenários macroeconômicos, saiba do consultor do Banco Mundial e do FMI, Fábio Lacerda Carneiro, que possui mais de 27 anos de experiência no BC, como as instituições financeiras podem atuar para manter sob controle o problema dos ativos problemáticos.

Escolha a melhor estratégia para estabelecer medidas diante de créditos problemáticos com o consultor do sistema financeiro e ex-chefe do Departamento de Supervisão Bancária do BC, Carlos Donizeti.

Com o sócio da KPMG, Rodrigo Bauce, veja como preparar a sua instituição financeira para a reclassificação de provisão de crédito estabelecida pela Resolução 4966 do BC.

Neste Seminário InterNews obtenha conhecimentos e análises imprescindíveis para desenvolver a melhor estratégia e adotar medidas para lidar com créditos problemáticos, com o objetivo de recuperar e preservar a longo prazo em carteira os clientes que tenham capacidade de adimplência.

Programa

11 de agosto | Quinta-feira

14h00 – A Posição do BC sobre a Gestão Atual do Risco de Crédito pelas Instituições Financeiras

  • A Evolução das Concessões de Crédito pelos Bancos durante a Pandemia e os seus Desdobramentos

Belline Santana
Chefe de Unidade do Departamento de Supervisão Bancária do Banco Central

15h20 – Critérios para a Escolha da Melhor Estratégia nos Períodos de Aumento de Créditos Problemáticos

Carlos Donizeti Macedo Maia
Consultor para temas de governança e do sistema financeiro. Foi Chefe do Departamento de Supervisão Bancária do BC. Também atuou no Banco Santander como Superintendente de Public Policy e no Comitê de Auditoria do Banco do Nordeste do Brasil

16h40 – A Estratégia e as Iniciativas do Banco Itaú de Relacionamento com Clientes que Possam Ter Necessidade de Reestruturação de Crédito

Cintia Camargo
Diretora do Banco Itaú

Murilo Gigliucci
Superintendente de Reestruturação de Crédito do Banco Itaú

18h00 – Encerramento do 1º dia

12 de agosto | Sexta-feira

14h00 – O Atual Momento do Ciclo de Crédito e os Desafios para o Desenvolvimento de Estratégias de Recuperação

  • Diferenças de Vulnerabilidade à Créditos Problemáticos entre Instituições Financeiras

João Carlos Douat
Foi responsável pela Diretoria de Coordenação de Crédito do Banco Itaú. Autor em 1994 de Tese de Doutorado na FGV sobre Gestão Estratégica de Risco de Crédito. Membro há mais de 30 anos da RMA (Risk Management Association da Philadelphia). Foi Coordenador do Instituto de Finanças da EAESP/FGV e Coordenador do Centro de Excelência Bancária. Ex-diretor dos Programas de Pós Graduação Strictu Senso (Mestrado e Doutorado) da EAESP/FGV. Foi chefe do Departamento de Finanças da EASEP/FGV. Participa do Advisory Council da Wiserfunding Lt, que é dirigido por Edward Altman.

15h30 – Como as Instituições Financeiras Devem se Preparar para a Reclassificação de Provisão de Credito, Estabelecida pela Resolução 4966 do BC

Rodrigo Bauce
Sócio em Financial Risk Management da KPMG no Brasil

16h30 – A Correlação entre Cenários Macroeconômicos com a Atuação das Instituições Financeiras para Manter sob Controle o Problema dos Créditos Problemáticos

Fábio Lacerda Carneiro
Mestre em Finanças (FGV-SP), Especialista em Economia do Setor Bancário (USP) Foi Research Fellow no Weatherhead Center for International Affairs (Harvard). Atua como Consultor para o Banco Mundial e o FMI. Possui mais de 27 anos de experiência profissional no Banco Central do Brasil (BCB), onde já atuou nas áreas de Regulação, Supervisão e Resolução Bancária.

18h00 – Encerramento do seminário