Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Banking, Compliance, EAD, ESG, Finanças & Economia, Gestão Corporativa, Gestão Estratégica, Governança Corporativa, Legislação e Contratos, Meio Ambiente, Processos Corporativos, Realizados, Responsabilidade Social, Seminário, Sustentabilidade, Tributos, webinar

ESG em Bancos: Como Cumprir a Agenda Verde do Banco Central

10 e 11 de março de 2022

DOWNLOAD

Para acessar o restante do conteúdo, digite a sua senha.

SEMINÁRIO ONLINE

ESG, sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança, sabidamente, tornou-se um tema relevante para a sociedade e para a agenda das organizações, em nível internacional.

Paralelamente, também vemos um claro movimento regulatório internacional que, paulatinamente, também traz avanços, com impacto para as organizações.

Setores mais regulados precisam estar atentos ao tratamento estratégico do tema, bem como assegurar grau adequado de conformidade (compliance) a essa evolução regulatória.

Nesse sentido, é importante considerar as recentes adequações regulatórias do Conselho Monetário Nacional e do Banco Central do Brasil (Resoluções CMN 4.943, 4.944 e 4.945, Resolução BCB 139 e Instrução Normativa BCB 153).  Essas normas alteram significativamente o que é demandado e esperado das instituições financeiras.

Participe deste Seminário InterNews, que conta com a participação de renomados especialistas, para atualizar de forma objetiva os seus conhecimentos sobre as diversas iniciativas que precisam ser adotadas em cumprimento às novas exigências do Banco Central.

Conheça as medidas já adotadas e as decisões que estão sendo consideradas na Nova Agenda Verde do Banco Central. Saiba como melhor ajustar a estratégia de riscos da sua instituição financeira à política de responsabilidade social, ambiental e climática.

Avalie todas as iniciativas que são exigidas pelas novas normas e que devem ser adotadas até julho pelos bancos S1 e S2 e até dezembro pelas demais instituições financeiras. Conheça as atribuições e também como deve ser indicado o diretor responsável por ESG. Veja como montar o comitê de Responsabilidade Social, que deve coordenar as suas atividades com o comitê de Riscos. Avalie as novas atribuições do Conselho de Administração.

Saiba como redigir os diversos relatórios previstos para o BC e como divulgar para o público externo a atuação da sua instituição em questões relacionadas a ESG. Veja como gerenciar riscos sociais, ambientais e climáticos em suas operações de crédito.

Programa

 Quinta-feira | 10 de março

9h00 – A Agenda Verde do BC: O que Esperar das Novas Normas

Kathleen Krause
Chefe-adjunta do Departamento de Regulação Prudencial e Cambial do Banco Central. Há mais de 20 anos no BC, coordena a implementação das regras prudenciais relacionadas aos riscos sociais, ambientais e climáticos. Representa o Brasil na TFCR – Task Force on Climate Related Financial Risks, no âmbito do Comitê da Basileia.

10h00 – ESG: A Revisão Regulatória do BC que Entra em Vigor em 2022

  • Como preparar a sua instituição para novas exigências que precisam ser cumpridas a partir de julho (S1 e S2) ou de dezembro (S3, S4 e S5)

Carlos Donizeti
Ex-Chefe do Departamento de Supervisão Bancária do Banco Central, é consultor para temas do Sistema Financeiro e de Governança. Foi Superintendente Executivo de Public Policy do Banco Santander e Coordenador do Comitê de Auditoria do Banco do Nordeste. No BC, foi também representante em diversos grupos do Comitê de Basileia e do Financial Stability Board. Foi professor de Economia da PUC-SP.

13h00 – Encerramento do 1º dia

 Sexta-feira | 11 de março

 9h00 – Por que ESG Tornou-se Relevante

Estela Maria Souza Costa Neves
Professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento – PPED/ Instituto de Economia, UFRJ. É também pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento (INCT/PPED). Mestre em Urbanismo pela Universidade de Paris, França e doutor em Ciências Sociais (UFRJ).

10h20 – A Incorporação da Responsabilidade Socioambiental à Estratégia de Riscos

Marcelo Gruenberg Golovaty
Superintendente Executivo de Gestão Integrada de Riscos no Banco Santander. Membro do Comitê de Riscos da Febraban.

11h40 – Como os Bancos precisam se preparar para as novas regras de ESG que entram em vigor este ano

  • Pontos de atenção em operações de crédito
  • Comentários conclusivos sobre compliance à Agenda Verde do BC

Carlos Donizeti
Ex-Chefe do Departamento de Supervisão Bancária do Banco Central.

13h00 – Encerramento