Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Compliance, EAD, Gestão Corporativa, Gestão Estratégica, Governança Corporativa, Jurídico & Contratos, Legislação e Contratos, Realizados, Seminário, webinar

Novos Desafios do Administrador de Empresa Estatal

10 e 11 de novembro de 2021

DOWNLOAD

Para acessar o restante do conteúdo, digite a sua senha.

SEMINÁRIO ONLINE

Os participantes receberão certificado que confere 8 (oito) créditos ao programa de certificação de conselheiros de Empresas Estatais.

Os poderes, deveres e responsabilidades dos conselheiros e diretores das Estatais cresceram substancialmente após a Lava Jato e a vigência da Lei 13.303. Hoje há fortes expectativas sobre a atuação profissional, competente e autônoma do administrador.

As diretorias, os conselhos de administração e os demais órgãos colegiados adquiriram com a 13.303 maior liberdade para atuar no desenvolvimento das melhores práticas de governança. Este é um desafio que para ser vencido requer de todo administrador dedicação, empenho, atualização e troca de experiências com os seus pares.

Participe deste Seminário InterNews que reúne renomados administradores de Estatais e Empresas de Economia Mista, assim como o ministro do TCU, Benjamin Zymler, para aprimorar a sua atuação como diretor ou conselheiro de empresas estatais no desenvolvimento de governança corporativa.

Veja com o ex-presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, como foi resgatar a boa gestão e reputação de uma das principais empresas do Brasil. Saiba com José Monforte como desenvolver foco em resultados. Entenda com a advogada Mariana Avelar o papel do administrador no desenvolvimento de programas de Compliance. Avalie com Herbert Steinberg a relevância do Conselho de Administração no sistema de governança das estatais. Analise com o ministro Benjamim Zymler a responsabilidade do administrador por atos negociais e de gestão, antes de depois da Lei 13.303.

PROGRAMA

QUARTA-FEIRA  | 10 DE NOVEMBRO

14h00 – Os Dilemas do Exercício das Funções de Administrador na Estatais

  • Relações da diretoria com o Conselho de Administração e com o sócio controlador
  • A recuperação da imagem da Petrobras após a Lava Jato

Roberto C Branco Roberto Castello Branco
Foi presidente e membro do Conselho de Administração da Petrobras de janeiro de 2019 a abril de 2021. É desde maio de 2021 membro do Conselho de Administração da Vale S.A, onde foi diretor de 1999 a 2014. Participou de conselhos de administração de diversas empresas, inclusive da Petrobrás entre 2015 e 2016. Foi o primeiro PhD em economia de uma instituição de ensino brasileira, a EPGE da FGV. Tem pós-doutorado pela Universidade de Chicago.

15h20 – O que Esperar da Atuação do Conselheiro de Administração

  • Deveres, reponsabilidades e pontos de atenção, na vigência da Lei 13.303
  • Identificação dos assuntos prioritários
  • Importância de se articular dentro da empresa

Mario Engler Mario Engler Pinto Junior
Presidente do Conselho de Administração da Sabesp e da CORSAN. Autor do livro “Empresa Estatal: função econômica e dilemas societários”. Professor e coordenador do Mestrado Profissional da FGV Direito SP, é doutor em Direito Comercial pela USP. Membro da Câmara de Arbitragem do Mercado da B3.

16h40 – Administrador: Como Superar Entraves nas Estatais, assim como com o Sócio Controlador, para Desenvolver Foco em Resultados

Jose Monforte José Monforte
É um dos mais experientes e capacitados conselheiros do Brasil. Participou dos conselhos de Administração da Petrobras, do Banco do Brasil e da Eletrobrás, assim como da Natura Cosméticos, da Vivo, da Sabesp, da Claro, do Banco Nossa Caixa, da Caramuru Alimentos, da JHSF, da Rossi Residencial e da Droga Raia, entre outros. Atuou como executivo em diversos bancos e empresas como BANESPA, Banco Merrill Lynch, Citibank e VBC Energia. Participou do Advisory Panel da OCDE sobre eficiência de Conselhos de Administração. É sócio da Emax Consultoria.

18h00 – Encerramento do 1º dia

QUINTA-FEIRA  | 11 DE NOVEMBRO

14h00 – As Relações do Comitê de Auditoria e dos Conselhos de Administração e Fiscal com a Auditoria Interna

  • Exemplos práticos de como os órgãos colegiados podem aproveitar a auditoria interna nos seus processos de tomada de decisões.

Gil Pinto Loja Neto Gil Pinto Loja Neto
Superintendente de Auditoria Interna da Dataprev. Auditor Federal da CGU, com mais de 15 anos de experiência como chefe executivo de grandes instituições públicas. Mestre em Políticas Públicas pelo IPEA, especialista em gestão e professor de cursos de Pós Graduação em Gestão, Auditoria e Controle Interno. Coautor de publicações e artigos sobre auditoria e controle interno.

15h00 – O Papel do Administrador na Implantação de Programas de Integridade (Compliance) nas Licitações de Contratos das Estatais

Mariana Avelar Mariana Magalhães Avelar
Advogada no escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advocacia onde atua com Direito Administrativo da Infraestrutura, com foco em licitações e contratos, estruturação de projetos de concessão e desenvolvimento de programas de compliance e integridade. Mestre  e Doutoranda em Direito e Administração Pública pela UFMG. Especialista em Gestão e Finanças pela Fundação Dom Cabral e bacharel em Direito pela UFMG. Professora da pós graduação da ESA OAB, do MBA do Licitações e Contratos.

16h00 – A Relevância do Conselho de Administração no Sistema de Governança Corporativo das Estatais

Herbert S Herbert Steinberg
Administrador de empresas, pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV – SP e certificação pelo Independent Board Member e pelo Director Consortium das Universidades de Chicago, Stanford e Wharton. Experiência de mais de 20 anos atuando como executivo, para grandes corporações, destacando-se os trabalhos que realizou no Board do Banco Santander, Citibank e McDonald’s. Sócio e fundador da MESA Corporate Governance onde há mais de 20 anos atua como consultor em projetos de reestruturação organizacional, turnaround, fusão e aquisição de empresas, planejamento estratégico e sparring para posições de C-Level e conselheiros. Membro de diversos Conselhos de Administração, presidiu por 15 anos o Comitê Estratégico de Governança Corporativa da Câmara Americana em São Paulo. Autor do livro “A Dimensão Humana da Governança Corporativa”, “Conselhos que perpetuam empresas” e co-autor de “A família empresária”, dentre outros. É professor convidado da FDC, FGV e BSP, além de membro do FBN – Family Business Network (com sede em Lausanne – Suíça) e do ICGN – International Corporate Governance (com sede em Londres – Inglaterra).

17h00 – A Responsabilidade do Conselheiro e do Diretor perante o TCU por Atos Negociais e de Gestão, antes de depois da Lei 13.303

B Zymler Benjamin Zymler
Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) desde 2001. Mestre em Direito e Estado pela Faculdade de Direito da UnB. Autor ou coautor de diversos livres, entre os quais “Novo Regime Jurídico de Licitações e Contratos da Empresas Estatais”.

18h00 – Encerramento do seminário