Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Ativos Problemáticos, Auditoria, Banking, Classificação de Ativos Financeiros, Compliance, Contabilidade de Hedge, Controladoria, Controles Internos, Gestão Corporativa, Gestão de Produtos e Serviços, Gestão de Riscos, Gestão Estratégica, Governança Corporativa, Legislação e Contratos, Mercado de Capitais, Novo padrão contábil, Processos Corporativos, Provisão para perdas esperadas, Seminário, T.I - Tecnologia da Informação

Da Resolução 2682 para a 4966: efeitos práticos e imediatos da substituição

24 e 25 de outubro de 2024

 SEMINÁRIO ONLINE

Com a substituição da Resolução 2682 pela 4966 do Conselho Monetário Nacional (CMN), cooperativas e outras instituições financeiras enfrentam um momento crítico de transição.

O novo marco regulatório redefine profundamente as atividades de diversas áreas de atuação, como, por exemplo, gestão de risco, operações de crédito, práticas de governança, relacionamento com clientes, controles internos, auditoria e compliance.

Compreender as diferenças cruciais entre essas resoluções e implementar práticas eficazes para adaptar-se rapidamente ao novo cenário regulatório será determinante para o sucesso das instituições nesse momento de transição.

Participe deste Seminário InterNews para ouvir especialistas renomados e adaptar suas operações rapidamente às novas exigências. Esse evento proporcionará não apenas uma visão detalhada sobre o que muda, mas, sobretudo, as melhores práticas para garantir uma transição bem-sucedida.

Saiba como os novos graus de qualidade de crédito (C1 a C5) serão essenciais para ajustar o provisionamento e evitar surpresas em termos de aumento de reservas. Veja a importância de mudanças no relacionamento com os clientes para a prevenção de ativos problemáticos.

Não perca esta oportunidade de obter insights valiosos e práticos para enfrentar esse novo desafio regulatório com confiança e sucesso.

24 de outubro | quinta-feira

9h00 – Medidas práticas para êxito na substituição da Resolução 2682 pela 4966

  • Diferenças-chave entre as Resoluções 2682 e 4966
  • Mudanças na sistemática de informações prestadas ao SCR do BC diante da 4966
  • Pontos críticos que o Banco Central observará

Valter Borges de Araujo Neto
Chefe Divisão Especializada de Risco de Crédito do Departamento de Gestão Estratégica, Integração e Apoio à Supervisão do Banco Central. Formado em ciência da computação e mestre em economia. Atua no BC como executivo líder em projetos referentes da adoção do IFRS 9 e da Resolução 4966.

Rogério Rabelo Peixoto
No Banco Central do Brasil há 27 anos, desde 2012 lidera a Divisão de Informações de Crédito do Departamento de Monitoramento de Informações. É responsável pela administração e desenvolvimento do Sistema de Informações de Créditos – SCR e conduz o projeto que entregará a terceira versão do sistema.

10h20 – O significado na 4966 dos conceitos de perda esperada, de crédito problemático e de graus de qualidade de crédito (C1 a C5)

Cláudia Ohtoshi
Foi gerente Executiva do Banco do Brasil. Coordenou desde o início até a conclusão o processo de implementação do IFRS 9 e da preparação dos principais requisitos da Resolução 4966 no BB. Foi representante do BB na FEBRABAN. Mestrado em Estatística pela USP e Especialização em Finanças pelo IBMEC (Brasília – DF). Atualmente atua como consultora nos temas de risco de crédito, IFRS 9 e Res. 4966.

Neube de Souza Lino Junior
Head de Experimentação e Parcerias da Neurotech. Estruturou processos de crédito em grandes bancos. Foco em Analytics e Soluções Bank as Service.

11h20 – Intervalo para café

11h30 – Cooperativas: Pontos de atenção na virada de chave

José Reynaldo de Almeida Furlani
Chefe-Adjunto do Desuc (Departamento de Supervisão de Cooperativas e de Instituições Não Bancárias) do Banco Central

12h10 – Novos cuidados práticos para diminuir a propensão ao aumento de provisionamento

Augusto Rampaso
Sócio de Auditoria e líder da frente de Consultoria Contábil ao mercado financeiro pela Deloitte. Tem vasta experiência em prestação de serviços referentes à consultoria contábil e auditoria independente dos diversos tipos de instituições financeiras, tanto para fins de atendimento às regras locais como internacionais. Lidera toda a frente de prestação de serviços de consultoria relacionada à implementação da Res 4966 pela Deloitte.

13h00 – Encerramento do 1º dia

25 de outubro | sexta-feira

9h00 – Medidas imediatas para adequar governança, compliance, controles internos e auditoria à 4966

Fábio Lacerda
Sócio da área de Gestão de Risco Regulatório da KPMG. Mestre em Finanças (FGV-SP). Especialista em Economia do Setor Bancário (USP). Foi Research Fellow no Weatherhead Center for International Affairs (Harvard). Possui 27 anos de experiência profissional no Banco Central do Brasil, onde já atuou nas áreas de regulação e supervisão.

Lucas Díaz
Gerente Sênior de Consultoria da KPMG, especializado em Financial Risk Management. Lidera projetos em instituições financeiras de auditoria interna e implantação de normas contábeis, além de diagnósticos nas áreas de compliance e de prevenção à lavagem de dinheiro.

10h00 – Redefinições necessárias no relacionamento com clientes diante da 4966

  • Como prevenir a ocorrência de ativos problemáticos

Eduardo Coutinho
Executivo do Banco do Brasil com 18 anos de experiência na Gestão de Riscos, Provisões, Portfólios, Crédito Corporativo e para o Agronegócio. Integrante do Comitê de Riscos da Cateno. MBA em Gestão de Crédito pela Fundação Getulio Vargas.

11h00 – Intervalo para café

11h10 – Práticas que ganharam maior relevância na decisão da concessão de crédito

  • Como considerar caráter, capacidade empresarial, comportamento de mercado, capital, conglomerado e garantias na operação de crédito

Antônio Miranda
Ex-gerente Executivo do Banco do Brasil. Foi executivo da Diretoria de Crédito do BB. Atuou como diretor de operações em cooperativa do sistema Sicoob. É proprietário da CM Gestão Empresarial e Treinamentos, empresa voltada pata Treinamentos e consultoria para instituições financeiras e Cooperativas de Crédito. Possui MBA em Gestão de Crédito pela FGV, em pós graduação em Gestão Estratégica em Finanças pela Fundação João Pinheiro, e formação de Executivos, pelo Insper.

12h10 – Necessários ajustes de estratégias de cooperativas e de outras instituições financeiras diante da substituição da Res. 2682 para a Res. 4966

Carlos Donizeti
Consultor para temas de governança e do sistema financeiro. Foi Chefe do Departamento de Supervisão Bancária do BC. Também atuou no Banco Santander como Superintendente de Public Policy. É coordenador do Comitê de Auditoria da SPC Grafeno e coordenador do Comitê de Riscos da Sicoob Cocred.

13h00 – Encerramento