Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Ativos Problemáticos, Auditoria, Banking, Classificação de Ativos Financeiros, Compliance, Contabilidade de Hedge, Controladoria, Controles Internos, Gestão Corporativa, Gestão de Produtos e Serviços, Gestão de Riscos, Gestão Estratégica, Governança Corporativa, Legislação e Contratos, Mercado de Capitais, Novo padrão contábil, Processos Corporativos, Provisão para perdas esperadas, Realizados, Seminário, T.I - Tecnologia da Informação

Desafios para a Implementação da Resolução CMN nº 4966/21 em Instituições Financeiras

21 de março de 2024

DOWNLOAD

Para acessar o restante do conteúdo, digite a sua senha.

SEMINÁRIO ONLINE

Diante da aproximação da data de vigência da Resolução nº 4966, as instituições financeiras precisam acelerar a adaptação e o aprimoramento dos seus processos e sistemas para concluir até 1º de janeiro de 2025 as novas diretrizes contábeis do Banco Central.

Em menos de dez meses desse marco são significativos os desafios técnicos associados à conclusão dessa implementação que envolvem competências multidisciplinares e implicam em grande impacto para as instituições.

São mudanças que envolvem aspectos contábeis e de gestão de riscos como: classificação e mensuração de ativos financeiros, reconhecimento de ativos problemáticos, contabilidade de hedge, baixa e constituição de provisão para perdas esperadas referentes ao risco de crédito.

Concluir a implementação da 4966 requer coordenação entre profissionais de riscos financeiros, produtos, contabilidade, controles internos, auditoria e tecnologia. Trata-se de uma transformação estrutural com o objetivo de as instituições financeiras conseguirem usar seus modelos internos para estimar preventivamente as perdas esperadas e assim dimensionar adequadamente a provisão em suas demonstrações financeiras.

Com a Resolução nº 352, de novembro de 2023, o alinhamento dos instrumentos financeiros às normas contábeis internacionais aplica-se também às corretoras, DTVMs, administradoras de consórcios e instituições de pagamentos.

Participe deste Seminário InterNews que reúne renomados especialistas de mercado e o executivo do Banco Central que gerencia o monitoramento da implementação da Resolução nº 4966. Veja quais são as alterações tecnológicas necessárias para dar suporte à nova norma. Conheça a experiência do Banco do Brasil na implementação da 4966. Verifique como calcular a perda esperada, que definirá o valor de provisão. Saiba aplicar o conceito de ativo problemático. Avalie os ajustes necessários em roteiros contábeis e demonstrações financeiras. Compreenda processos e governança a serem estabelecidos e o impacto da nova norma para as estratégias das instituições financeiras.

Programa

8h30 – Credenciamento

9h00 – Preparação das Instituições Financeiras para a Adoção da Res. 4966

  • Principais desafios de implementação
  • Perspectivas de supervisão do BC a partir de janeiro de 2025

Valter Borges de Araujo Neto
Chefe Divisão Especializada de Risco de Crédito do Departamento de Gestão Estratégica, Integração e Apoio à Supervisão do Banco Central. Formado em ciência da computação e mestre em economia. Atua no BC como supervisor líder em projetos referentes da adoção do IFRS 9 e da Resolução 4966.

10h10 – Res. 4966: Impactos Esperados em Risco de Crédito

  • Questões práticas de implementação
  • Perdas esperadas e ativos problemáticos

Rodrigo Bauce
Sócio em Gestão de Risco Financeiro da KPMG. Mestre em economia e MBA em finanças pela IBMEC Business School.

Fábio Lacerda
Sócio da área de Gestão de Risco Financeiro da KPMG. Mestre em Finanças (FGV-SP), Especialista em Economia do Setor Bancário (USP) Foi Research Fellow no Weatherhead Center for International Affairs (Harvard). Possui 27 anos de experiência profissional no Banco Central do Brasil, onde já atuou nas áreas de Regulação, Supervisão e Resolução Bancária.

Com comentários de

Jaime Massaharu Nakata 
Superintendente Geral de Finanças do Banco Safra

11h20 – Coffee break

11h35 – Gestão de modelagem da qualidade de Crédito sob o impacto da 4966

João Carlos Douat
Engenheiro e Administrador pela Universidade Federal do Paraná, MBA pela NYU New York University e Doutorado pela EAESP / FGV. Foi responsável pela Diretoria de Coordenação de Crédito do Banco Itaú. Foi Chefe do Departamento de Finanças da EAESP, coordenador dos Programas de Mestrado e Doutorado da EAESP/FGV, coordenador do Instituto de Finanças da EAESP/FGV e coordenador da Educação Executiva da EAESP/FGV. Consultor em Gestão Estratégica do Risco de Crédito. Há mais de 25 anos membro da RMA – Risk Management Association – Philadelphia -USA. Membro do Grupo de Crédito do IBRE FGV.

Hitoshi Nagano 
Engenheiro Eletrônico pelo ITA, Mestrado e Doutorado em Electrical & Computer Engineering pela Nagoya Institute of Technology, Japão. Consultor em Ciência de Dados e Modelagem via Machine Learning, Professor da EAESP FGV e Membro do Grupo de Crédito do IBRE FGV.

Emerson Marçal 
Professor da Escola de Economia de FGV de São Paulo. Pesquisador no IBRE. Mestre em Ciências Econômicas pela Universidadee Estadual de Campinas. Doutor em Economia pela USP.

12h20 – Atividades de hedge de acordo com a nova norma

Joubert da Silva Jerônimo Leite (online)
Sócio e Diretor Executivo da BR Auditoria e Consultoria. Ph. D. em Administração Empresarial pela AWU(EUA). Pós-graduado em Contabilidade, Auditoria e Controladoria pela PUC-Campinas.

13h00 – Intervalo para o almoço

14h15 – Alterações tecnológicas para dar suporte à nova norma

Cláudia Ohtoshi
Foi gerente Executiva do Banco do Brasil. Coordenou desde o início até a conclusão o processo de implementação do IFRS 9 e da preparação dos principais requisitos da Resolução 4966 no BB. Foi representante do BB na FEBRABAN. Mestrado em Estatística pela USP e Especialização em Finanças pelo IBMEC (Brasília – DF).

Thiago Escrivão 
Gerente de soluções de Risco da América Latina no SAS. Formado em Administração de Empresas (FEA-RP), com especialização em Gestão de Riscos. Atua no mercado bancário desde 2005, passando por atividades Finanças/Controladoria,​ Tesouraria, gestão de Risco de Mercado, ALM, Testes de Estresse e ICAAP.  É o principal Industry Consultant no SAS Brasil, Argentina e Chile.​

Flavio Saba
Gerente de Negócios da TO Brasil. Engenheiro civil, MBA Controller pela Fipecafi/USP. 35 anos de experiência no BB, sendo 25 em Controladoria e Informações Gerenciais.

15h25 – A experiência da adoção do IFRS 9 em outros países

Gabriele Sabato 
Cofundador e CEO da Wiserfunding Lt. Ph. D. em Banking & Finance, Credit Risk Management pelo NYU Stern School of Business.

16h10 – Coffee break

16h25 – Principais desafios enfrentados pelo Banco do Brasil na implementação da Res. 4966

Flávio Gonçalves 
Gerente Executivo na Diretoria Gestão de Riscos do Banco do Brasil, coordena a área de modelagem de risco de crédito. Tem experiência na área de Data Science e Analytics há mais de 20 anos. Atua na implementação da Res. 4966 no Banco do Brasil. Graduado em Estatística na UnB, MBA em Administração Estratégica de TI na FGV-BSB e MBA em Gestão de Crédito na FGV-BSB. Mestre em Computação Aplicada na UnB. Atua na implementação da Res. 4966 no Banco do Brasil. Está atualmente atuando na implementação da Resolução 4966/21.

17h15 -Os impactos da 4966 para as estratégias das instituições financeiras

Carlos Donizete
Consultor para temas de governança e do sistema financeiro. Foi Chefe do Departamento de Supervisão Bancária do BC. Também atuou no Banco Santander como Superintendente de Public Policy e no Comitê de Auditoria do Banco do Nordeste do Brasil

18h00 – Encerramento