Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Compras, E-commerce, Gestão Corporativa, Gestão Estratégica, Jurídico & Contratos, Legislação e Contratos, Mercado Consumidor, Processos Corporativos, Realizados, Relacionamento com Clientes, Seminário, Vendas & Comercial

O mercado de cartões diante da liquidação centralizada na CIP e da adquirência plena

28 de agosto de 2017

DOWNLOAD

Para acessar o restante do conteúdo, digite a sua senha.

A liquidação das transações de cartões de crédito será centralizada na CIP a partir do dia 4 de setembro. Muitas dúvidas ainda restam sobre este novo procedimento e as suas consequências. Por sua vez, a entrada em vigor da liquidação centralizada representa um marco no processo de mudanças que visa fomentar a concorrência e engloba o fim da exclusividade da captura de bandeiras e a abertura do mercado de adquirência.

A indústria de cartões passa por um redesenho de forças que irá alterar a dinâmica competitiva e de relação entre os membros da cadeia. Participe deste Seminário InterNews para esclarecer as últimas dúvidas sobre a liquidação centralizada e para debater as melhores estratégias com alguns dos principais especialistas do setor. Saiba como a CIP está se preparando para esta e para a próxima fase de adequação, quando deverá incluir na grade as operações de créditos lastreadas em fluxo futuro de cartões.

Venha avaliar os impactos das regulamentações. Entenda as consequências para a indústria de pagamentos diante de possíveis mudanças em variáveis essenciais para receitas, como o preço de aluguel das máquinas de POS, a taxa MDR e as concessões de crédito lastreadas em recebíveis.

Posicione a sua empresa nesta nova fase de mudanças no mercado de cartões de crédito. Saiba o que esperar após a entrada em prática das circulares 3.765/2015, 3.815/2016 e 3.824/2017 do Banco Central. Venha debater as perspectivas do mercado de meios de pagamentos.

PROGRAMA

8h30 – Credenciamento

9h00 – A liquidação centralizada na CIP: desafios para o funcionamento

  • Perspectivas para a próxima fase de adequação

Cassio Sergio Damasceno
Gerente de Negócios da Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP). É Líder de Negócios para o projeto de Grade Única de Centralização de Cartões, que liquidará cerca de 13 milhões de transações diárias em um montante financeiro de R$ 1 trilhão por ano. É responsável pelo produto SCG de Manutenção de Domicílio e pelo relacionamento com BACEN, FEBRABAN, ABECS, ABBC, ABBI, ABECIP, ANBIMA, CVM, BM&F, CETIP, entre outras.

10h20 – Coffee break

10h40 – As soluções tecnológicas e de negócios para a liquidação na CIP

Fausto Ferraz
Diretor Executivo e Chefe da Divisão de Serviços (Consultoria, Outsourcing e Projetos de TI) da Senior Solution. Possui 17 anos de experiência na indústria financeira, com passagem por: EY, Controlbanc, Conglomerado BB, ABN Amro e ExxonMobil.

Adriane dos Santos Rêgo
Diretora Comercial e de Produtos da Rede de Telecomunicações para o Mercado (RTM). Atua há 20 anos nas áreas comercial, marketing e produtos da RTM, empresa pertencente à Anbima e B3, voltada para prestação de serviços de telecomunicações à comunidade financeira.

12h20 – Almoço

13h40 – PAINEL DE DEBATES: O novo arranjo da indústria de cartões: Regulação, Competitividade e Adaptação

Augusto Lins
Diretor comercial da Stone Pagamentos. Foi diretor comercial da Redecard, diretor de crédito ao consumo do Itaú-Unibanco e diretor acquirer da Hipercard.

Alan Chusid
Diretor Comercial & Negócios do primeiro banco brasileiro 100% digital, o Banco Neon. É administrador de empresas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Foi fundador da ‘Speedyboy’ – startup com atuação em entregas rápidas via motoboy.

Gilberto Martins
Diretor Legal para América Latina da Mastercard (LAC Geosouth). Atua há 17 anos exclusivamente em áreas jurídicas corporativas, com sólida carreira desenvolvida em empresas nacionais e multinacionais. Foi chefe de litígio da Companhia Siderúrgica Nacional e exerceu funções executivas na Redecard, Santander e Itaú.

Henrique Capdeville
Country Manager da First Data. Ex-diretor de Planejamento Estratégico da Redecard. Exerceu funções executivas na Visanet e Mastercard.

16h30 – Coffee Break

16h50 – Aspectos jurídicos do mercado de cartões após a regulamentação

Bruno Balduccini
Sócio do escritório Pinheiro Neto Advogados com mestrado na Universidade de Boston nos EUA. Atua em fusões e aquisições, direito financeiro e bancário, câmbio, mercado de capitais, direito societário, trade finance, seguro e resseguro, meios de pagamento e FinTechs.

18h00 – Encerramento