Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Banking, Gestão Corporativa, Gestão de Produtos e Serviços, Gestão Estratégica, IA, Inovação, Processos Corporativos, Seminário, T.I - Tecnologia da Informação

Desafios para a Utilização da Inteligência Artificial em Instituições Financeiras

22 de maio de 2024

SEMINÁRIO ONLINE

A Inteligência Artificial (IA) já começou a transformar diversas instituições financeiras no Brasil. Alguns dos principais bancos estão com equipes formadas para empregar esta nova tecnologia em variadas frentes. A utilização de IA ocorrerá de forma acelerada, com forte impacto na eficiência, produtividade e governança. Os primeiros usuários estão garantindo grandes vantagens competitivas.

A velocidade da adoção de IA levou o diretor de Regulação do Banco Central, Otavio Damaso, a anunciar nos primeiros dias de março que o BC já iniciou o estudo do tema IA, em uma perspectiva regulatória.

É significativo o valor que os bancos podem criar com a utilização eficaz de IA em diversas aplicações, seja na prevenção à fraude e à lavagem de dinheiro, em diversas rotinas de backoffice, na originação de crédito, na gestão de risco e no relacionamento com clientes. Mas os desafios são enormes, a começar pela organização da base de dados e na extração de valor destes dados. As vulnerabilidades e os riscos dos modelos que a utilização de IA pode gerar, também merecem atenção.

Participe deste Seminário InterNews, que reúne alguns dos melhores especialistas para aprimorar ou iniciar a utilização de Inteligência Artificial em sua instituição financeira. Conheça os estudos que o Banco Central está realizando sobre os impactos e riscos do uso de IA. Avalie casos de sucesso na visão do Banco do Brasil. Veja as experiências de bancos na Europa. Saiba integrar a IA no ciclo analítico e extrair valor de dados.

Programação

9h00 – Estudos do BC sobre Impactos e Riscos do Uso de IA em Instituições Financeiras

Antônio Marcos Fonte Guimarães
Consultor no Gabinete do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor) no Banco Central, onde lida com questões relacionadas a Inteligência Artificial, Segurança Cibernética e regulação de conduta no Sistema Financeiro Nacional. É pós-graduado em métodos quantitativos e em auditoria. Tem 15 anos de experiência em supervisão bancária e 10 anos de experiência em regulação do Sistema Financeiro.

10h00 – Como a Inteligência Artificial Está Redesenhando as Instituições Bancárias – A Experiência Européia

Gabriele Sabato
Cofundador e CEO da Wiserfunding Lt. Ph. D. em Banking & Finance, Credit Risk Management pelo NYU Stern School of Business.

11h00 – Intervalo

11h15 – A Utilização de IA e os seus Casos de Sucesso

João Quaranta
Gerente Executivo de Inteligência Artificial e Analítica do Banco do Brasil, com atuação em aplicações a riscos, finanças e efiiência operacional.

12h15 – Aspectos de Vulnerabilidades de IA em Instituições Financeiras

Eduardo Machado
Sócio Fundador do AI Digital Business Center, especializado em Gestão de Negócios nas áreas de Inteligência Artificial, Transformação Digital, Automação e Plataformas Digitais. Ph.D. em Estatística e Matemática Aplicada pelo MIT-USA. Colaborador do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT. Exerceu cargos de direção em multinacionais como Colgate. Monsanto, Alcoa e Rhodia.

13h00 – Intervalo para Almoço

14h20 – Como Integrar a IA no Ciclo Analítico dos Bancos

  • Visando eficiência, produtividade e governança

Thiago Escrivão
Gerente de Soluções de Risco da América Latina no SAS. Atua na indústria bancária desde 2005, passando por atividades Finanças/Controladoria,​ Tesouraria, gestão de Risco de Mercado, IA, ALM, Testes de Estresse e ICAAP.  É o principal Industry Consultant no SAS Brasil, Argentina e Chile

15h15 – Validação de Modelos de IA

Eduardo Rubik
Gerente da equipe do Banco do Brasil responsável pela validação de modelos de Machine Learning/Inteligência Artificial, utilizados nos mais diversos processos da instituição. É cientista de Dados pela Data Science Academy e Financial Risk Manager (FRM)

16h05 – Intervalo

16h20 – Como Extrair Valor de Dados

Henrique Meinking
Sales Director – Strategic Accounts no Brasil da Palantir Technologies, empresa multinacional líder no segmento de softwares de Inteligência Artificial.

17h15 – IA e Gestão de Crédito

  • Usos na Prospecção, Concessão, Precificação e Monitoramento

Roberto Troster
Foi economista chefe da FEBRABAN, da ABBC e do Banco Itamarati, responsável pelo departamento técnico do Banco Mercantil de São Paulo Finasa e membro fundador da Câmara de Assuntos de Administração de Risco. É consultor de empresas e de instituições financeiras.

18h00 – Encerramento