Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Auditoria, Custos e Orçamentos, Finanças & Economia, Gestão Corporativa, Gestão Estratégica, Legislação e Contratos, Legislação e Contratos, Realizados, Recursos Humanos, Saúde, Seminário

Gestão de custos de saúde nas empresas: Como desenhar programas de prevenção e negociar com seguradoras

18 de abril de 2018

DOWNLOAD

Para acessar o restante do conteúdo, digite a sua senha.

Os gastos das empresas no Brasil com a saúde de funcionários representam o segundo item mais elevado de despesas com pessoal, perdendo apenas para a folha de pagamentos. A inflação médica, medida pelo Índice Variação de Custos Médico-Hospitalares, registrou alta de 20,4% em 2016 e de 19,3% em 2015. Diante do elevado e crescente gasto com saúde, a adoção de programas eficazes de prevenção e a negociação rigorosa das apólices com planos de saúde são iniciativas fundamentais.

A redução dos custos de saúde requer uma gestão ativa em parceria com o plano de saúde por meio da cobrança de desempenho e da montagem de programas de prevenção eficientes. A gestão ineficaz dos custos e também o uso inadequado dos planos de saúde geram custos desnecessários. Investir em prevenção e melhorar a gestão e controle dos planos, além de melhorar a saúde e qualidade de vida dos funcionários, permite reduções significativas de custos.

Participe deste Seminário InterNews e conheça a experiência de duas grandes empresas do setor automobilístico e de uma do setor de alimentação que reduziram custos em saúde investindo na prevenção e na gestão do plano de saúde. Avalie e tire as suas dúvidas sobre a melhor forma de gerir e reduzir custos em saúde. Saiba aplicar metodologias de indicadores de desempenho, organização de dados e mensuração de resultados.

PROGRAMA

8h30 – Credenciamento

9h00 – O que é possível exigir do plano de saúde para melhorar a gestão do custo de saúde da sua empresa

  • O que o plano de saúde deveria fazer (e não está fazendo) para garantir custos menores

Fábio Abreu
Co-fundador e ex-CEO da AxisMed. Fundador da ASAP – Aliança para Saúde Populacional. Foi Diretor de Planejamento e Regulamentação da Interclínicas Planos de Saúde e CEO da NeoData Informática e Organização Empresarial Ltda. Mestre em administração, pela EAESP FGV e pela University of Southern California, EUA.

10h30 – Coffee Break

10h50 – Gestão de saúde populacional e atenção primária à saúde

  • Como desenhar programas com qualidade e que geram adesão dos funcionários
  • Modelos de atenção à saúde

Vilma Dias
Diretora de Mercado e Relacionamento da Qualirede. CEO da empresa Clínica de APS. Trabalhou 12 anos como executiva da CASSI – Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil, onde implementou a Atenção Primária à Saúde (APS).  Foi consultora do Ministério da Saúde no Departamento de Atenção Básica.

12h20 – Almoço

14h00 – Soluções tecnológicas para gestão de custos de saúde

  • Indicadores de Desempenho, Organização de Dados e Mensuração de Resultados

Fabiana Salles Maruccio
CEO da Gesto Saúde e Tecnologia. Graduada pela Faculdade de Engenharia Industrial da Universidade de Stanford, com especialização em “Inovação focada no consumidor”.

15h10 – A gestão do plano administrado em momentos de crise

  • O modelo pré-pagamento sempre implica em menores custos?
  • Como definir o melhor modelo para a sua empresa: pré-pagamento x pós-pagamento
  • Alternativas para manter a sustentabilidade do modelo
  • Necessidades de melhorias na gestão das operadoras de pós-pagamento

Neusa Burbarelli
Gerente de Saúde e Prevenção do Grupo Abril.

16h20 – Coffee Break

16h40 – Inteligência aplicada a Saúde Populacional na empresas

  • Uso de dados para encontrar problemas de forma precoce
  • Análise de riscos diária
  • Inteligência Artificial e Machine Learning aplicada à gestão de saúde

Fabio Boihagian
Co-fundador e COO da HealthCentrix, empresa de soluções de tecnologia em saúde. Foi Co-fundador da Axismed. Foi responsável por Custos e Atuária da Interclínicas Planos de Saúde. Atua há 19 anos no mercado privado de saúde, nas áreas de Planejamento, Vendas, Operações, Desenvolvimento de Produtos e Atuária. MBA pela FGV/SP em Sistemas de Saúde e Administração de Empresas na FAAP-SP.

18h00 – Encerramento