Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Realizados, Seminário

Riscos digitais: evite espionagem corporativa e vazamento de informações

17 de março de 2015

DOWNLOAD

Para acessar o restante do conteúdo, digite a sua senha.


Caso tenha perdido ou esquecido a senha, envie um e-mail para
atendimento@internews.jor.br.

A segurança digital é prioridade para empresas em todo o mundo. Os recentes roubos de dados da Sony, do banco inglês JP Morgan e de canais do Exército norte-americano deixaram em alerta as corporações. É um desafio crescente impedir o acesso de seus concorrentes a informações sigilosas e a evitar que funcionários e terceiros transmitam dados estratégicos em redes sociais e no uso de smartphones.

A tendência é de agravamento do quadro, especialmente no mundo corporativo. E não é um problema de fácil detecção: sua empresa pode estar perdendo negócios por conta de espionagem industrial sem que você tenha conhecimento do fato.

A figura do hacker deixou de ser apenas a daquele jovem brilhante que invade sites para ganhar notoriedade entre seus pares. Hoje, hackers são profissionais gabaritados e muito bem remunerados. Na sua formação, contam com o investimento de grandes empresas ou mesmo de Estados Nacionais, interessados no desenvolvimento máximo de seu potencial intelectual.

Participe deste Seminário InterNews e saiba quais as medidas necessárias para proteger dados sigilosos de sua empresa. Entenda os riscos legais de controlar os passos digitais de seus funcionários, diante da questão de invasão de privacidade. Veja como se precaver dos riscos ligados ao uso de smartphones por colaboradores. Tenha acesso às mais recentes novidades em segurança digital com alguns dos principais especialistas no setor, como Raphael Mandarino Junior, que de 2006 até o fim de 2014 dirigiu o órgão federal responsável pela política de segurança digital brasileira.

 Programa

8h30 – Credenciamento

9h00 – As novas ameaças e os novos desafios

  • Os riscos da política Bring Your Own Device (BYOD)
  • Como a Internet das coisas vai mudar o cenário da segurança cibernética
  • Deep Web e seus riscos para as empresas

José Matias Neto
Diretor de Suporte Técnico América Latina da McAfee. Engenheiro da Computação pela USP com MBA em Gestão de Empresas pela FGV. Tem 18 anos de experiência em segurança da informação. Liderou a elaboração e implantação de políticas de segurança digital em instituições financeiras.

10h10 – Coffee Break

10h30– Segurança da Informação no Brasil: desafios e tendências

  • Vulnerabilidades nas infraestruturas críticas do país e os riscos para as empresas
  • Ações desenvolvidas pelo governo brasileiro nos últimos oito anos
  • A viabilidade de estratégias conjuntas entre o setor público e o setor privado
  • Visão de futuro

Raphael Mandarino Junior
Dirigiu o Departamento de Segurança da Informação e Comunicações da Presidência da República de 2006 até o fim de 2014. Coordenou o Comitê Gestor da Segurança da Informação do Conselho de Defesa Nacional Brasileiro. Autor do livro “Segurança e Defesa do Espaço Cibernético Brasileiro”. Matemático, consultor de empresas.

11h40 – Gerenciamento de riscos em ambientes complexos

  • Enterprise Risk Management – ERM
  • O desafio nos fornecedores: quando a porta é aberta por um terceirizado

Paulo Martins
Engenheiro Eletrônico, especialista em prevenção a fraudes, risco e segurança da informação em grandes empresas. Atua há 35 anos no mercado de Tecnologia da Informação e nos últimos 13 anos em Segurança da Informação e Prevenção a Fraude. Atuou como executivo na Indústria de Informática, em empresa de Telecomunicações, em consultorias e na indústria financeira no Brasil, Holanda e nos Estados Unidos. Participou ativamente do esforço conjunto dos bancos brasileiros na cooperação para a prevenção de fraudes nos canais eletrônicos.

12h50 – Almoço

14h10 – Recursos legais diante de riscos digitais

  • Blindagem preventiva – como deixar as regras claras
  • Estudo de casos legais práticos – Mobilidade da Força de Trabalho e Postura em Mídias Sociais
  • Questões legais em caso de vazamentos e de espionagem
  • Segurança e privacidade na era do Big Data e Cloud Computing
  • Compliance Digital a partir do Marco Civil da Internet – o que é preciso implementar na empresa?

Patrícia Peck Pinheiro
Advogada especialista em Direito Digital do escritório Patricia Peck Pinheiro Advogados. Formada pela USP, com especialização pela Harvard Business School. Árbitra do Conselho Arbitral do Estado de São Paulo e vice-presidente Jurídica da Associação Brasileira dos Profissionais e Empresas de Segurança da Informação e Defesa Cibernética. Professora do MBA da FIA/USP, autora de livros sobre direito digital e colunista de veículos especializados, entre eles Brasil Post e IDG Now.

15h20 – Como conduzir investigações internas

  • Detecção de fraudes
  • Vazamentos de informações
  • Espionagem cibernética

Wanderson Castilho
Perito em Crimes Digitais, na Implantação de Políticas de Segurança da Informação e em Investigação Forense. Autor dos livros “Mentira: um rosto de muitas faces” e “Manual do Detetive Virtual”. Fundador do Behaviour Analysis Training Institute do Brasil. Entre os mais de 700 crimes digitais solucionados por ele estão casos de difamação apócrifa, vazamento de informações e espionagem industrial.

16h30 – Coffee Break

16h50 – Estratégias para formação de líderes em Cyber Security

Douglas Coutinho
Coordenador de Segurança da Informação do Grupo Serveng e Vice-Presidente de Relações Institucionais da ASEGI – Associação Brasileira dos Profissionais e Empresas de Segurança da Informação e Defesa Cibernética.

18h00: Encerramento