Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Banking, EAD, Gestão Corporativa, Gestão Estratégica, Legislação e Contratos, Mercado de Capitais, Processos Corporativos, Realizados, Seminário, webinar

Gestão de Risco de Crédito em Instituições Financeiras

14 e 15 de abril de 2021

DOWNLOAD

Para acessar o restante do conteúdo, digite a sua senha.

SEMINÁRIO ONLINE

O choque econômico provocado pela pandemia transformou o ambiente de crédito no país. Com as medidas de flexibilização logo adotadas pelo Banco Central, as instituições financeiras renegociaram prazos e outras condições de pagamento. Mantiveram baixos os índices de inadimplência. As provisões de perdas foram aumentadas e o índice de renovação de operações aumentou.

Agora é preciso acompanhar com atenção as transformações no ambiente de crédito que poderão ocorrer nos próximos meses, assim como no período de transição para a pós pandemia. Impera monitorar a economia, a atuação do Banco Central, a concorrência e a evolução do crédito no sistema e em cada uma das carteiras.

Os fatores que influenciarão a Gestão de Risco de Crédito serão analisados por renomados especialistas neste Seminário InterNews. Veja a apresentação do ex-Chefe do Departamento de Supervisão Bancária do Banco Central, Carlos Donizeti Macedo Maia, sobre “O Novo Ambiente de Crédito: Desafio e Oportunidade”. Não perca a conferência do diretor de Fiscalização do Banco Central, Paulo Souza, que abordará “A posição do BC sobre o atual Cenário de Risco de Crédito nas Instituições Financeiras”.

Participe deste Seminário InterNews para aprimorar com Roberto Troster o teste de estresse na sua carteira de crédito. Venha analisar com o economista Claudio Contador a conjuntura e as perspectivas econômicas. Verifique com professor da FGV/SP, João Carlos Douat, as políticas de crédito bancário que diferentes tipos de instituições financeiras podem adotar durante e pós pandemia. Faça uma avaliação crítica do processo de quantificação do risco de crédito com o sócio da KPMG, Lúcio Anacleto. Saiba com Antonio Carlos Castrucci como as melhores práticas de concessão de crédito devem ser adaptadas para o momento atual.

 

Programa

Dia 14 de abril | quarta-feira

9h00 – Posição do BC sobre Atual Cenário de Risco de Crédito nas Instituições Financeiras

  • Medidas adotadas pelo BC para preservar o crédito bancário em um período adverso
  • Balanço dos resultados da política de flexibilização adotada diante da pandemia

Paulo Souza
Diretor de Fiscalização do Banco Central

10h20 – O Novo Ambiente de Crédito: Desafio e Oportunidade

Carlos Donizeti Macedo Maia
Ex-Chefe do Departamento de Supervisão Bancária do Banco Central

11h20 – Estressando Carteiras de Crédito: como, restrições e usos

Roberto Luis Troster
Membro fundador da Câmara de Administração de Assuntos de Risco

12h20 – Conjuntura e Perspectivas Econômicas

Claudio Contador
Diretor da SILCON, é Ph.D. em Economia pela Universidade de Chicago

13h00 – Encerramento do 1º dia

Dia 15 de abril | quinta-feira

9h00 – Políticas de Crédito Bancário durante e pós Pandemia

João Carlos Douat
Professor e Coordenador da Educação Executiva da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV), foi responsável pela Diretoria de Coordenação de Crédito do Banco Itaú.

10h20 – Quantificação do Risco de Crédito nas Instituições Financeiras

Lúcio Anacleto
Sócio da KPMG no Brasil. Responsável pela área de Financial Risk Management

Rodrigo Bauce
Sócio em Financial Risk Management da KPMG no Brasil.

11h40 – Melhores Práticas de Gestão de Risco de Crédito na e pós Pandemia

Antonio Carlos Castrucci
Advogado e Engenheiro com pós graduação em Banking pela Universidade de Dellaware, USA. Assessor do Grupo Tavares de Almeida, foi vice Presidente do Banco Luso – Brasileiro e ex-diretor da Febraban. Consultor na área de gestão de risco de crédito de diversas empresas.

13h00 – Encerramento do seminário