Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Conjuntura Econômica, Economia, Finanças & Economia, Gestão Estratégica, Mercado de Capitais, Realizados, Seminário

O que Esperar de 2021?

26 de fevereiro de 2021

DOWNLOAD

Para acessar o restante do conteúdo, digite a sua senha.

SEMINÁRIO ONLINE

As incertezas estarão no centro das atenções no decorrer de todo este ano. Para lançar luz sobre possíveis cenários, reunimos neste Seminário InterNews sobre Conjuntura e Perspectivas Econômicas renomados especialistas.

Após as fortes medidas heterodoxas adotadas em 2020, que elevaram muito a dívida pública, resta saber se o governo será capaz de executar uma política econômica de qualidade que mantenha a inflação e os juros básicos próximos dos níveis atuais, preserve a segurança jurídica, promova reformas necessárias, garanta um bom ambiente de negócios, fortaleça o mercado de capitais, reanime os investimentos externos, reduza o desemprego e favoreça um crescimento do PIB próximo a 3,5%.

Os desafios para este desempenho adequado da economia são imensos. Sem um programa eficaz de vacinação ou de prevenção, a pandemia continuará a impor o seu preço. Sem governabilidade apropriada, as reformas econômicas não serão aprovadas antes das atenções se voltarem para os pleitos de 2022. Diante de novos gastos emergenciais, a situação fiscal poderá se tornar insustentável. Os atritos com a China e com o governo Biden podem até ameaçar as exportações agrícolas. A liquidez hoje empoçada nos bancos pode extravasar com um aumento de demanda por crédito, pressionando a inflação.

Participe deste Seminário InterNews para saber como melhor posicionar a sua empresa neste ano de incertezas.

Qual o risco do governo perder o controle da situação econômica?

Os juros para colocação de títulos públicos de longo prazo poderão chegar a dois dígitos?

Quais seriam as consequências da não aprovação das reformas econômicas?

Como enfrentar na sua empresa os desafios impostos por estes cenários?

Apesar dos riscos, os mercados de capitais oferecem boas oportunidades?

O PIB deverá crescer aproximadamente 3,5% em 2021?

Conferencistas

Alvaro Bandeira
Economista, atuando há 50 anos no mercado financeiro. Sócio e economista chefe do Banco Modalmais. Ex- presidente da Apimec e da BBF. Ex- conselheiro BVRJ e da Souza Cruz. Conselheiro fiscal da OI.

José Angelo Mazzillo Júnior
Secretário-Adjunto de Política Agrícola no Ministério da Agricultura. No Banco Central atuou durante 26 na Diretoria de Normas e no Departamento de Processos Administrativos Sancionadores. Foi supervisor de Instituições Bancárias e chefe do Departamento de Crédito Rural. Mestre em Finanças (PUC/RJ) e pós-graduado em Economia (George Washington University, EUA).

Claudio Contador
Ph.D. em economia, Universidade de Chicago, EUA. Diretor da SILCON Estudos Econômicos. Professor titular de economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro de conselhos de empresas e instituições no Brasil e exterior.

Otaviano Canuto
Membro sênior do Policy Center for the New South, professor na George Washington University e pesquisador visitante em Columbia University. Foi diretor-executivo do FMI (Fundo Monetário Internacional) e vice-presidente do Banco Mundial. Doutor em Economia pela Unicamp.

Raul Velloso
Presidente do Fórum Nacional. Consultor econômico especializado em Contas Públicas. PhD em Economia pela Universidade de Yale, dos EUA, foi secretário de Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento durante o governo Sarney.