Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Auditoria, Finanças & Economia, Gestão Corporativa, Gestão Estratégica, Governança Corporativa, Processos Corporativos, Realizados, Seminário

Gestão e Planejamento Sucessório em Empresas Familiares

14 de fevereiro de 2020

DOWNLOAD

Para acessar o restante do conteúdo, digite a sua senha.

 

No atual ambiente de incertezas e de transformações, as empresas familiares precisam traçar estratégias bem definidas para garantir competitividade e continuidade a longo prazo. Essas estratégias requerem ao mesmo tempo a adoção de princípios de governança corporativa, modernização da gestão e planejamento sucessório.

A desatualização tecnológica e a crise na sucessão são os principais fatores de mortalidade das empresas familiares no Brasil. É preciso manter a empresa atualizada diante do novo ambiente de negócios. Antecipar os problemas decorrentes da sucessão familiar é fundamental para a  continuidade da sua empresa. Nesse sentido, é fundamental planejar a sucessão, despertar os sucessores para a responsabilidade dos negócios e para a proteção dos ativos familiares.

Além de evitar dispendiosos conflitos na Justiça, o Planejamento Sucessório traz economia às empresas, principalmente com relação aos tributos, e permite maior tranquilidade na transferência do comando para um sucessor capacitado e consensualmente aceito. Muitas oportunidades que o mercado oferece deixam de ser plenamente aproveitadas por empresas familiares que deixam de adotar medidas apropriadas de governança.

Conheça as recomendações de profissionais experientes em modernização da gestão, planejamento sucessório e soluções jurídicas adequadas. Participe deste seminário para definir as melhores estratégias de desenvolvimento e de continuidade dos seus negócios.

PROGRAMA

8h30 – Credenciamento

9h00 –  Dilemas e Soluções para a Continuidade de Empresas Familiares

  • Como uma família pode preservar com sucesso sua riqueza a longo prazo
  • A questão de comportamento e de dinâmica familiar-corporativa
  • Estratégia de gestão de patrimônio
  • Planejamento de sucessão
  • Estruturas de propriedade que favorecem a sucessão

Artur Gregório
Sócio de Trafalgar Investimentos e de AG&Associados Consultores

10h20 –  Coffee break

10h40 –  Um Olhar sobre a Governança

  • Governança em empresas de controle familiar
  • Separação entre propriedade e gestão
  • Transição das gerações tende a ser um momento crítico, que pode gerar disputas internas e declínio da qualidade de gestão
  • A questão da rivalidade entre gerações e irmãos
  • Como conciliar crescimento familiar com o fluxo de caixa

Herbert Steinberg
Pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV – SP e certificação pelo Independent Board Member e pelo Director Consortium das Universidades de Chicago, Stanford e Wharton. Tem experiência de mais de 20 anos como executivo de grandes corporações.  Foi membro do Board do Banco Santander, Citibank e McDonald’s. Presidente da MESA Corporate Governance. Autor dos livros “A Dimensão Humana da Governança Corporativa” e “Conselhos que Perpetuam Empresas”.

12h00 – Almoço

13h20 – Questões Jurídicas Associadas à Perpetuação da Empresa

  • Riscos relacionados a pulverização de Quotas e Ações (casamento, união estável, concubinato, tutela de filhos menores, filhos adotivos, dívidas diversas dos sócios e herança).
  • Ferramentas jurídicas usuais para organização e perpetuação da empresa de controle familiar (holdings, fundos, testamento, doação e usufruto).
  • Protocolo de Coesão de Sócios e Acordo de Acionistas

Edison Carmagnani Filho
Sócio de Carmagnani Advogados. Professor convidado da Fundação Dom Cabral, desde 2000.  Trabalhou como gerente na Price Water House (Coopers & Lybrand) e na Nestlé do Brasil. Autor dos livros: “A Proteção da Empresa Familiar – com Holdings, Fundos de Investimentos Fechados e outras Ferramentas Jurídicas “, “Saindo da empresa familiar de forma amigável ou litigiosa” e “Responsabilidade de Administradores perante Shareholders e Stakeholders”.

15h40 – Coffee break

16h00 – Questões Tributárias Associadas à Gestão e Sucessão Familiar

João Paulo de Seixas Maia Krepel
Sócio da área tributária de Huck, Otranto, Camargo Advogados. Pós-Graduado pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas no Curso de Especialização e Atualização em Business & Economics. Obteve o título de “Master of Laws” (LL.M.) pela Columbia University, Nova York. Sua prática concentra-se na área do direito tributário, consultivo e contencioso, planejamento societário, tributário e sucessório.

16h50 – O Processo de Decisões diante das Novas Incertezas e Velocidade das Transformações

  • A necessária agilidade para solução de problemas antes que seja tarde demais
  • Como encontrar soluções para interromper uma sequencia de horrores em um ambiente de incertezas e de transformações

Roberto Faldini
Empresário, ex -presidente da CVM, conselheiro de administração de diversas empresas, certificado pelo IBGC. Consultor e professor na área de Governança Corporativa para empresas familiares e famílias empresarias.

18h00 – Encerramento