Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Capacitação, Realizados

Métricas e Indicadores de Desempenho para Análise e Gerenciamento de Processos

23 e 24 de julho de 2012

DOWNLOAD

Para acessar o restante do conteúdo, digite a sua senha.


Caso tenha perdido ou esquecido a senha, envie um e-mail para suporte@internews.jor.br.

A gestão eficaz de processos tornou-se imprescindível para a obtenção de melhores resultados corporativos. Um dos mais importantes e desafiadores aspectos da implantação da gestão de processos em uma organização é a aplicação devida de indicadores e métricas de desempenho. O gestor e a sua equipe, com estes indicadores, adquirem ferramentas apropriadas para a análise e gerenciamento dos processos de negócio.

Uma vez que um processo de negócio tenha sido criado ou redesenhado, a medição de seu desempenho é crítica. Medições precisam ser utilizadas para verificar a adequada implantação do processo, a obtenção dos resultados planejados e a manutenção da sua própria integridade. A medição contínua é a base para melhoria contínua.

Entretanto, selecionar, desenhar, implantar e utilizar métricas é um conjunto complexo de atividades, repleto de armadilhas que os softwares podem piorar ou auxiliar, dependendo da inteligência humana aplicada a questões como: O que e quanto medir? Quem deve acompanhar o desempenho? O que fazer com os dados? Como diagnosticar e reagir a questões de desempenho?

Participe deste Evento de Capacitação InterNews para responder a estas questões estratégicas. Conheça diretrizes fundamentais para estabelecer processos de negócio eficientes. Identifique os melhores indicadores de desempenho a serem adotados. Saiba os recursos necessários para executar um processo. Veja aonde poderão surgir gargalos durante a sua execução.

Instrutora

Angélica Aparecida Regazzini,
CBPP

Certificada como CBPP pela ABPMP e como Business Process Management Professional pela Boston University. Pós-Graduada em Derivativos pela BM&F, formada em Matemática Aplicada e Computacional pela UNICAMP. Possui treinamentos específicos em Gerenciamento de Riscos Operacionais – IBCB e Gerenciamento de Projetos – Impacta. Atuou como gerente de projetos de revisão, reengenharia e gestão de processos utilizando metodologia proprietária aderente aos conceitos do BPM CBOK e baseada em metodologia internacional de gestão de processos de negócio, em empresas financeiras, de telecomunicação, mineradoras, entre outras. Gerenciou projetos integrados para implantação de processos redesenhados abrangendo áreas habilitadoras como tecnologia, contas a pagar, contas a receber, faturamento, recursos humanos e marketing. Por mais de 15 anos foi gerente de projetos e produtos em instituições como BankBoston Banco Múltiplo S.A, Brasil Aconselhamento Financeiro S.A. (Banco do Brasil) e Maxblue Investimentos DTVM S.A. Foi gerente de marketing do Banco Real S.A – Grupo Santander. Atualmente é sócia da OMConsulting, empresa especializada em Gestão de Processos de Negócio, Gestão de Contratos e SLA/SLM.

PROGRAMA

Módulo I – Gestão de Processos de Negócio

  • Conceitos
  • Processos de Negócio
  • Gestão de Processos de Negócio

Módulo II – Análise de Processos

  • Propósito da Análise de Processos
  • Quando executar a Análise
  • Processo de Análise

Módulo III – Indicadores e Métricas

  • Definição de Indicadores
  • Características e Representatividade
  • Processo de Medição
  • Armadilhas

Módulo IV – Gestão de Desempenho

  • Importância e Benefícios da Medição de Desempenho
  • Definições-chave de Desempenho
  • Métodos de Medição
  • Fatores Críticos de Sucesso

Benefícios

  • Obtenção de técnicas e habilidades suficientes para a definição e implantação de indicadores e métricas não subjetivos e representativos dos processos de negócio;
  • Desenvolvimento de capacidade de análise de processos através de indicadores para identificação de oportunidades de melhoria de desempenho e adequação a objetivos estratégicos;
  • Capacitação técnica para gestão de processos através de indicadores que possam auxiliar a aplicação de melhoria contínua nos processos de negócio.
  • Criação de um entendimento comum sobre o estado atual dos processos analisados e na identificação de oportunidades de melhoria de processos através do acompanhamento de indicadores e métricas.
  • Identificar os objetivos dos processos e associá-los aos objetivos estratégicos de negócio; definir indicadores e métricas para análise de desempenho e objetivo dos processos utilizando tabelas completas; modelar fluxos de processos de medição de processos utilizando a notação BPMN e identificar oportunidades de melhoria através da análise de gaps.
  • A abordagem do evento é teórica e prática orientada às necessidades dos participantes sobre o assunto de forma que os conceitos aprendidos possam ser imediatamente aplicados no dia-a-dia.