Realizados, Seminário
Crédito Imobiliário: Saiba como capitalizar a sua incorporadora utilizando os benefícios do novo pacote de renúncia fiscal
8 de fevereiro de 2011
O setor imobiliário encontra-se fortemente aquecido, alcançando recordes de lançamentos e vendas, devido a um mercado com disponibilidade de crédito com custos e prazos jamais vistos. Sem as novas regras de direcionamento da poupança para a habitação, que foram anunciadas em 15 de dezembro de 2010, as fontes tradicionais de recursos destinados ao financiamento imobiliário, estariam próximas do esgotamento.
A demanda por imóveis continuará aquecida. No entanto, ela não será plenamente atendida na falta de fontes alternativas de recursos, como a emissão de debêntures e de títulos securitizados, que também foram objeto de novos incentivos no pacote de renúncia fiscal de 15 de dezembro.
Em que medida o problema do gargalo do financiamento ao crédito imobiliário será resolvido com o pacote de desoneração fiscal anunciado em 15 de dezembro? Como as incorporadoras poderão se capitalizar com base nos incentivos que acabam de ser instituídos? Neste Seminário InterNews renomados especialistas e o Secretário-Adjunto da Política Econômica do Ministério da Fazenda, Dyogo Henrique de Oliveira, abordarão essas importantes questões para as perspectivas da indústria imobiliária e dos seus agentes financeiros.
O capital próprio das incorporadoras não é suficiente para atender o financiamento ao cliente final neste ritmo crescente de operações. Por sua vez, o tradicional crédito originado da poupança e do FGTS, principais fontes de financiamento para a compra de imóveis, não atenderia a demanda prevista para os próximos anos, mesmo com as novas regras de direcionamento de recursos da poupança para a habitação.
O pacote de renúncia fiscal dará um maior impulso aos novos mecanismos de captação de recursos que começam a surgir, como os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) e outras formas de securitização. A escolha da modalidade e a utilização desses instrumentos de crédito imobiliário precisam ser implementadas e maximizadas para a continuidade do crescimento do setor. As incorporadoras e instituições financeiras precisam enfrentar o desafio de captar recursos de longo prazo com remuneração adequada ao perfil de renda brasileiro, que permita a manutenção da conquista do acesso ao crédito por grande parcela da população.
Participe deste Seminário InterNews e saiba como suprir a demanda do crédito imobiliário através de fontes alternativas de recursos, utilizando os benefícios do pacote de 15 de dezembro. Veja como se capitalizar através da emissão de CRIs e Letras de Crédito Imobiliário. Avalie os reflexos das novas modalidades de financiamento nas atividades da indústria imobiliária. Saiba como melhor instrumentalizar as novas regras de direcionamento da poupança para a habitação. Veja como transformar as próprias carteiras imobiliárias em títulos a serem colocados no mercado. Analise as perspectivas do setor e da disponibilidade do crédito imobiliário.
PROGRAMA
8h30 – Credenciamento
9h00 – Análise das perspectivas do mercado e disponibilidade do crédito imobiliário
- como viabilizar a demanda de financiamentos e alcançar qualidade na operação
Antonio Emílio Clemente Fugazza
Diretor Financeiro e de Relações com Investidores
Eztec Empreendimentos
10h10 – Coffee break
10h30 – Desafios e benefícios das novas modalidades de crédito imobiliário no Brasil
Esteves Pedro Colnago Júnior
Diretor de Programa da Secretaria-Executiva
Ministério da Fazenda
11h40 – A qualidade do crédito das construtoras
- Tendências, fatores de sucesso e desafios da indústria imobiliária
- Comparativos das empresas do setor
Reginaldo Takara
Senior Director
Standard & Poor’s
12h50 – Almoço
14h00 – Alternativas de recursos de financiamento, como securitização e CRIs
Vicente P. Nogueira
Sócio Presidente
Habitasec SecuritizadoraMarcelo Michaluá
Diretor Executivo de Relação com Investidores
RB Capital
16h10 – Coffee Break
16h40 – As Letras de Crédito Imobiliário como fonte de financiamento ao crédito
Marcelo Fleury
Gerente Executivo Comercial
CETIP
18h00 – Encerramento
Para acessar o restante do conteúdo, digite a sua senha.

Siga a Internews