Realizados, Seminário
Licitações Públicas: Desafios, oportunidades e perspectivas
13 de abril de 2011
As empresas nacionais acabam de adquirir maior poder competitivo para vencer licitações públicas de contratos com governos e empresas estatais. A Lei nº 12.349/2010 instituiu preferências para empresas com capital de maioria nacional, permitindo a estas praticar preços em até 25% acima das concorrentes estrangeiras.
Para vencer licitações públicas, é imprescindível dominar todo o intrincado procedimento concorrencial. São frequentes os casos de empresas de reconhecida competência que perdem oportunidades de vencê-las por carência de conhecimento técnico do processo de licitação pública. O “Buy Brazilian Act” traz novos desafios para as empresas estrangeiras. A formação de joint ventures será debatida neste seminário.
Questões relativas à Copa de 2014, às Olimpíadas de 2016 e aos licenciamentos ambientais, sujeitas ao monitoramento do TCU e de outros órgãos de controle, serão analisadas, desde as etapas mais iniciais dos projetos.
Participe deste Seminário InterNews e compreenda os novos cenários em licitações públicas. Saiba como participar de forma competitiva e vencer. Avalie com especialistas as questões críticas. Entenda as melhores maneiras de tornar mais efetiva a participação da sua empresa em concorrências públicas.
PROGRAMA
8h30 – Credenciamento
9h00 – Lei nº 12.349/2010: Preferências nacionais nas licitações públicas
- Desafios, oportunidades e perspectivas de negócios diante do “Buy Brazilian Act” para empresas brasileiras e estrangeiras
- Como ganhar espaço com consórcios e outras formas de joint ventures em licitações nacionais e internacionais
- O cenário atual e as bases legais das licitações internacionais para obras, bens e serviços
- O aumento das licitações com recursos do BID, do BIRD e de outros organismos internacionais.
- O planejamento para disputar licitações fora do Brasil
Jonas Lima
Advogado especialista em licitações internacionais, sócio do escritório Lima & Curvello Rocha Advogados. Autor do livro “International Public Bidding in Brazil” (Ed. Negócios Públicos), co-autor do guia legal “How To do Governmental Contracts in Brazil” (AMCHAM), co-autor do capítulo sobre licitações do guia legal “Kompas” (DUTCHAM).
Haverá intervalo para Coffee break durante o painel da manhã de Jonas Lima
12h00 – Almoço
13h30 – Os desafios das licitações de grandes obras
Toshio Mukai
Meste e Doutor em Direto pela Universidade de São Paulo. Ex-professor de Direito Administrativo da Universidade Mackenzie. Especialista em Direito Administrativo, Urbanístico e Ambiental.
15h20 – Aspectos jurídicos do pregão eletrônico
Renato Pricoli Marques Dourado
Advogado do Escritório Pricoli Advocacia Empresarial. Especialista em Licitações Públicas e Contratos Administrativos. Pós-Graduado em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários – IBET.
16h30 – Coffee break
16h50 – A modernização das compras públicas no Brasil
Daniel Engel
Advogado em São Paulo. Especialista em Direito Administrativo pelo Programa de Educação Continuada e Especialização em Direito GVlaw – FGV-SP. Mestre em Direito (LL.M., Magister der Rechte, summa cum laude) pela Faculdade de Direito da Ruhr-Universität Bochum, Alemanha.
18h00 – Encerramento
Para acessar o restante do conteúdo, digite a sua senha.

Siga a Internews