Realizados, Seminário
Seguros e Resseguros: Gerenciamento de risco, contrato, perspectivas
27 de abril de 2011
Com a abertura mercado de resseguros em 2008, as atividades de seguro ganharam um grande impulso. A expansão deverá seguir firme nos próximos anos, oferecendo oportunidades às seguradoras, corretoras e resseguradoras que se mantenham atualizadas e competitivas.
Porém as empresas do setor precisam permanecer atentas aos novos riscos que surgiram com abertura do mercado, tais como: risco de crédito, financeiro, operacional, perda de cobertura, perda de liquidez, imagem, perda de capital intelectual e acúmulo de risco, entre outros.
Investimentos em infraestrutura em alta oferecem excelentes oportunidades de apólices para grandes empreendimentos, como em hidrelétricas, perfuração de petróleo e estádios de futebol. O resseguro é fundamental para as seguradoras garantirem uma significativa capacidade de subscrição nesses novos grandes empreendimentos sem colocar em risco sua capacidade financeira.
Entretanto, as Resoluções 224 e 225 do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), publicadas em dezembro de 2010, afetaram as operações de seguro e resseguro no Brasil. O impacto refletirá na forma de contratação, precificação e planejamento de inúmeras empresas. O assunto será debatido neste Seminário InterNews pelo advogado especialista na área de resseguros Luís Felipe Pellon.
Participe deste Seminário InterNews e discuta com os principais players do setor a importância do gerenciamento de risco nesta nova fase do mercado. Analise o impacto das Resoluções 224 e 225 do CNSP. Avalie as oportunidades, restrições e a importância do seguro garantia na viabilização de grandes projeto. Veja como elaborar contratos de resseguros e como gerir os riscos existentes nestas operações.
PROGRAMA
8h30 – Credenciamento
9h00 – Mercado segurador para grandes riscos
- Obras de infraestrutura
- O seguro garantia para grandes projetos
- Seguro Aeronáutico
Edson Morikazu Toguchi
Superintendente de Produtos Financeiros e Responsabilidades da Allianz Brasil
10h10 – Coffee break
10h30 – A importância do gerenciamento de risco dentro das seguradoras em um mercado aberto de resseguros
Gustavo Mello
Sócio da Correcta, empresa na área de gerenciamento de riscos e seguros. Atua em seguros aeronáuticos, riscos industriais, riscos de petróleo, transportes, agrobusiness, garantias e fianças
11h30 – Seguro Rural: Desafios para a sua operacionalização
Rodrigo Soares Rocha
Gerente comercial da UBF Seguros
12h30 – Almoço
13h50 – Cláusulas contratuais: conflitos e soluções
- Reflexões sobre as Resoluções 224 e 225, do CNSP
Luís Felipe Pellon
Advogado especialista na área de resseguro e sócio da Pellon & Associados
15h00 – Contratos de Resseguro
- Contratos Automáticos
- Contratos Facultativos
- Cláusulas obrigatórias
- Lei aplicável, arbitragem e jurisdição
- Operações Intragrupo
- Reserva de mercado e impactos da eventual falta de capacidade
João Marcelo Máximo dos Santos
Sócio do escritório Demarest & Almeida Advogados. Ex-diretor da Superintêndencia de Seguros Privados (SUSEP), responsável pela área de vida e previdência. Membro da Associação Internacional de Direito do Seguro – AIDA – e Presidente do Egrégo Conselho de Acadêmicos da Academia Nacional de Seguros e Previdência – ANSP.
16h15 – Coffee break
16h40 – Perfil atual do mercado ressegurador e expectativas
- Avanços que ocorreram e precisam ser melhorado
Bruno Motta
Diretor executivo e representante legal da Everest Reinsurance CompanyRonald Kaufmann
Diretor da SCOR Global Life
18h00 – Encerramento
Para acessar o restante do conteúdo, digite a sua senha.

Siga a Internews