Capacitação, Realizados
Indicadores e Métricas para Análise e Gerenciamento de Processos
30 e 31 de maio de 2011
A gestão eficaz de processos tornou-se imprescindível para a obtenção de melhores resultados corporativos. Um dos mais importantes e desafiadores aspectos da implantação da gestão de processos em uma organização é a aplicação devida de indicadores e métricas de desempenho. O gestor e a sua equipe, com estes indicadores, adquire ferramentas apropriadas para a análise e gerenciamento dos processos de negócio.
Uma vez que um processo de negócio tenha sido criado ou redesenhado, a medição de seu desempenho é crítica. Medições precisam ser utilizadas para verificar a adequada implantação do processo, a obtenção dos resultados planejados e a manutenção da sua própria integridade. A medição contínua é a base para melhoria contínua.
Entretanto, selecionar, desenhar, implantar e utilizar métricas é um conjunto complexo de atividades, cheio de armadilhas que os softwares podem piorar ou auxiliar dependendo da inteligência humana aplicada a questões como: O que e quanto medir? Quem deve acompanhar o desempenho? O que fazer com os dados? Como diagnosticar e reagir a questões de desempenho?
Participe deste Evento InterNews para responder a estas questões estratégicas. Conheça diretrizes fundamentais para estabelecer processos de negócio eficientes. Identifique os melhores indicadores de desempenho a serem adotados. Saiba os recursos necessários para executar um processo. Veja aonde poderão surgir gargalos durante a sua execução.
INSTRUTORA
Angélica Aparecida Regazzini
Pós-Graduada em Derivativos pela BM&F, formada em Matemática Aplicada e Computacional pela UNICAMP. Cursou: Business Process Management Professional Certificate – Boston University; Gerenciamento de Riscos Operacionais – IBCB, Gerenciamento de Projetos – Impacta. Atuou como gerente de produtos em instituições como BankBoston Banco Múltiplo S.A, Brasil Aconselhamento Financeiro S.A. (Banco do Brasil) e Maxblue Investimentos DTVM S.A. Foi gerente de marketing do Banco Real S.A – Grupo Santander. Atualmente é gerente de Projetos da OM Consulting.
PROGRAMA
Módulo I – Gestão de Processos de Negócio
- Conceitos
- Processos de Negócio
- Gestão de Processos de Negócio
Módulo II – Análise de Processos
- Propósito da Análise de Processos
- Quando executar a Análise
- Processo de Análise
Módulo III – Indicadores e Métricas
- Definição de Indicadores
- Características e Representatividade
- Processo de Medição
- Armadilhas
Módulo IV – Gestão de Desempenho
- Importância e Benefícios da Medição de Desempenho
- Definições-chave de Desempenho
- Métodos de Medição
- Fatores Críticos de Sucesso
Benefícios
- Obtenção de técnicas e habilidades suficientes para a definição e implantação de indicadores e métricas não subjetivos e representativos dos processos de negócio;
- Desenvolvimento de capacidade de análise de processos através de indicadores para identificação de oportunidades de melhoria de desempenho e adequação a objetivos estratégicos;
- Capacitação técnica para gestão de processos através de indicadores que possam auxiliar a aplicação de melhoria contínua nos processos de negócio.
- Criação de um entendimento comum sobre o estado atual dos processos analisados e na identificação de oportunidades de melhoria de processos através do acompanhamento de indicadores e métricas.
- Identificar os objetivos dos processos e associá-los aos objetivos estratégicos de negócio; definir indicadores e métricas para análise de desempenho e objetivo dos processos utilizando tabelas completas; modelar fluxos de processos de medição de processos utilizando a notação BPMN e identificar oportunidades de melhoria através da análise de gaps.
- A abordagem do evento é teórica e prática orientada às necessidades dos participantes sobre o assunto de forma que os conceitos aprendidos possam ser imediatamente aplicados no dia-a-dia.
Público Alvo
- Profissionais que desejem conhecer técnicas de criação de indicadores para análise e gerenciamento de processos com foco nos objetivos de negócio (conceito do BPM), para melhorar a eficiência e a eficácia da unidade de negócio ou da organização, transformar processos existentes ou implementar melhoria contínua de processos;
- Analistas de negócio e gerentes de projetos;
- Coordenadores e responsáveis pela gestão, planejamento e otimização de processos de negócio;
- Profissionais de TI envolvidos no desenvolvimento de sistemas para apoio a processos de negócio.
- Profissionais ligados ao fornecimento de informações gerenciais e scorecards.
Para acessar o restante do conteúdo, digite a sua senha.

Siga a Internews