Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Realizados, Seminário

A Economia Brasileira: Novos Desafios

28 de junho de 2012 - RIO DE JANEIRO

DOWNLOAD

Para acessar o restante do conteúdo, digite a sua senha.


Caso tenha perdido ou esquecido a senha, envie um e-mail para suporte@internews.jor.br.

As expectativas sobre o desempenho da economia brasileira pioraram nos últimos meses. Agora, na melhor das hipóteses, espera-se um crescimento do PIB próximo dos 2,7% de 2011. O modelo econômico baseado no incentivo ao consumo dá sinais de exaustão.

O governo tem tomado medidas para estimular a produção. Tem havido cortes nas taxas de juros. Medidas foram adotadas para desvalorizar o real. Políticas setoriais buscam dar maior competitividade a certas indústrias. O governo estuda reduzir o custo da energia elétrica.

Essas e outras medidas governamentais podem fortalecer a produção e contribuir para a retomada de um ritmo de crescimento vigoroso. Existe, entretanto, o risco de um choque externo, pelo agravamento da situação econômica em países da zona do euro. Deve-se avaliar, no entanto, se há excessivo pessimismo sobre as consequências em a Grécia deixar o euro.

Neste momento de grandes incertezas, externas e internas, participe deste Seminário InterNews para avaliar questões econômicas que impactam a sua empresa e para melhor posicionar as suas decisões.

  • É possível manter um crescimento dinâmico no Brasil sustentado no consumo?
  • Qual o arsenal de medidas o governo dispõe para evitar o desaquecimento econômico?
  • Há espaço para maiores reduções da taxa de juros e de desvalorização cambial?
  • Qual o risco do Brasil ser atingido por um choque provocado por eventual saída da Grécia do euro?

Participe deste Seminário InterNews para planejar as suas decisões empresariais.

Conferencistas

José Júlio Senna

Ex-diretor do Banco Central, PhD em Economia pela Universidade Johns Hopkins, é sócio-diretor da MCM Consultores Associados. Membro do Conselho Diretor da Fundação Getulio Vargas.

Roberto Castello Branco

Diretor de Relações com Investidores da Vale. Foi Diretor do Banco Central. Membro do board of directors do IBRI – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores, do INI – Instituto Nacional de Investidores e da ABRASCA – Associação Brasileira de Companhias Abertas. Doutor em Economia pela Escola de Pós-Graduação em Economia da FGV e Post-Doctoral Fellow in Economics, pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.

Luiz Roberto Cunha

Professor da PUC-RJ, especialista em inflação, mestre em Economia pela Universidade de Vanderbilt (EUA)

José Márcio Camargo

Economista-chefe da Opus Gestão de Recursos e professor do Departamento de Economia da PUC. PhD em Economia pelo Massachusetts Instittute of Technology