Realizados, Seminário
A responsabilidade pessoal dos sócios no débito tributário
22 de setembro de 2004
Com o Novo Código Civil em vigor, e os contratos sociais sendo revistos, a responsabilidade dos administradores foi estendida, gerando dúvidas, questionamentos e insegurança nas empresas, pois os administradores podem ser responsabilizados inclusive por débitos tributários.
Com o objetivo de esclarecer os administradores, controllers, contadores, sócios e executivos da área administrativo-financeira e minimizar os riscos destes profissionais, a Internews desenvolveu este seminário em uma linguagem simples e direta e com grande aplicação no cotidiano de sua empresa.
Você conhecerá as diferenças entre a responsabilidade objetiva e subjetiva dos administradores e formas de limitar a responsabilidade dos sócios, evitando a desconsideração da personalidade jurídica.
O tema será explorado por meio de exposição do tipo “painel”, a fim de que seja possibilitado debate entre profissionais de lados opostos, de um lado, um procurador da Fazenda Nacional e, de outro, um advogado empresarial militante.
- Explicação do tratamento que o ordenamento jurídico dá à responsabilidade tributária da empresa e dos sócios
- O ordenamento jurídico brasileiro
- Constituição
- Código Civil
- As normas tributárias
- O ordenamento jurídico brasileiro
- A posição do Poder Executivo Federal
- Os autos de infração
- A procuradoria da Fazenda Nacional
- A incerteza jurisprudencial da questão
- As decisões dos tribunais superiores
- O recente acórdão do Superior Tribunal de Justiça
- As normas que regem a responsabilidade pessoal dos sócios
- A importância do Código Tributário Nacional
- Origem dos dispositivos
- Interpretação doutrinária perigosa
- Interpretação literal
- Interpretação sistemática
- Casos recentes
- Tratamento adequado
- O auto de infração
- A questão processual
- A importância do Código Tributário Nacional
| Conferencistas |
Marcos Antonio Oliveira Fernandes, Procurador da Fazenda Nacional, Professor do Instituto Exord, em São Paulo, Mestre em Direito Político e Econômico pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie.
Nicolau Abrahão Haddad Neto, Advogado, Professor Universitário, especialista em Direito Tributário pelo Centro de Extensão Universitária, Mestrando em Direito Político e Econômico pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie, sócio do escritório Haddad – Musumecci Advogados Associados, especializado em consultoria jurídico empresarial e penal-tributária em São Paulo.
| Informações |

Siga a Internews