Realizados, Seminário
Aspectos práticos na estruturação de um Fundo de Recebíveis
7 de outubro de 2004
Os Fundos de Recebíveis já comprovaram ser uma ferramenta eficaz para a captação de recursos, a custos bem mais atraentes do que os oferecidos pelo mercado. Por ser um instrumento de fácil implementação e atrativo para investidores, muitas empresas vem implantando esta ferramenta, com enorme sucesso nos lançamentos já realizados.
O Fundo constitui ainda um investimento bastante seguro, devido a sua desvinculação com o risco do originador e das garantias oferecidas pelo seu modelo de estruturação. O mercado já compreendeu a eficácia deste tipo de fundo e suas vantagens para o tomador investidor.
Muitas corporações comerciais, financeiras e industriais estão criando seus próprios Fundos de Recebíveis, com enorme sucesso. O mercado comprador de quotas dos FIDCs, constituído principalmente por fundos de pensão e outros investidores institucionais, vem se expandindo rapidamente. Existe uma clara demanda por mais cotas do que o mercado tem conseguido oferecer.
Recentemente a CVM – Comissão de Valores Mobiliários – introduziu diversas modificações e aperfeiçoamentos na regulamentação dos Fundos de Recebíveis, através da publicação da instrução N° 393/03. Existe a possibilidade de em um futuro próximo a CVM liberar estes fundos para investidores não qualificados, o que aumentaria expressivamente o mercado tomador dos fundos.
Para você conhecer em detalhes este instrumento de securitização e decidir sobre a criação de um FIDC em sua empresa ou instituição financeira, a InterNews reúne neste seminário os melhores especialistas no assunto. Eles irão mostrar como a sua empresa pode estruturar e distribuir as quotas do seu Fundo de Investimento em Direitos Creditórios, esclarecendo a função de cada agente envolvido na criação deste instrumento de captação de recursos.
| Conferencistas |
Marco Regulatório
Luis Felipe Lobianco
Gerente de Acompanhamento de Investidores Institucionais
CVM – Comissão de Valores Mobiliários
Estruturação
Ricardo Penna de Azevedo
Diretor
Planner Corretora de Valores S/A
Aspectos Legais
Renato Pinheiro Jabur
Advogado Especialista em Mercado de Capitais
Levy & Salomão Advogados
Case FIDC Multi-Setorial
Rodrigo Nascimbeni
Diretor Presidente
SORSE Administração de Recursos

Siga a Internews