Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Realizados, Seminário

Oportunidades de negócios no ercado de Crédito de Carbono

26 de Novembro de 2004

O Protocolo de Quioto promete melhorar o clima do planeta nas próximas décadas. Para tanto determina que países desenvolvidos reduzam a emissão de gases causadores do efeito estufa (GHG). O tratado estabelece uma redução de GHGs da ordem de 5% em relação ao emitido em 1990. Os países signatários terão até 2008 para implementar estes projetos, e até 2012 para comprovar a redução.

Para tanto foi criado um mecanismo de flexibilizações através das quais os países ricos e desenvolvidos podem promover a redução fora de seu território. Esta alternativa ficou conhecida como Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL), sendo a negociação de créditos de carbono sua forma transacional.

Recentemente o presidente da Rússia submeteu ao parlamento a decisão de aderir ao Protocolo de Quioto. Esta adesão validará o protocolo sobre o aspecto quantitativo de emissões. O mercado de crédito de carbono estará, portanto, adquirindo uma nova dimensão diante da validação do protocolo.

A negociação de créditos de carbono já beneficia uma série de empresas no Brasil. São empresas de diversos setores, como siderurgia, papel e celulose, agroindústria, saneamento e recursos renováveis. Estas empresas estão acessando um mercado que, segundo alguns especialistas, movimentará US$10 bilhões em crédito de carbono ao ano. O Brasil deverá ser responsável por 10% desta quantia.

O crédito de carbono consiste em certificar reduções de emissões de gazes de efeito estufa (GHG), que através de um custo marginal de redução no Brasil possam compensar um possível custo de oportunidade nos países desenvolvidos.

Compareça a este seminário InterNews e venha compreender como acessar este mercado. Saiba como os Mecanismos de Desenvolvimento Limpo podem ser uma importante fonte de recursos para sua empresa.

  • Aspectos legais, financeiros e sociais
  • Benefícios diretos e indiretos que se pode obter através dos MDL
  • Como estruturar um projeto, perfil e formato financeiro do MDL
  • Perspectivas para a reunião da COP 1º em Buenos Aires em dezembro
  • A comercialização e o atual estágio do mercado
  • Apresentação de estudos de caso

Projeto e comercialização – Estudo de Caso

Marco Antonio Fujihara
Diretor de Sustentable Business Solutions
PRICEWATERHOUSECOOPERS

Rito de validação

Samuel Barbosa
Diretor
DNV Certificadora

Oportunidades de negócios

  • Novas oportunidades na agricultura – Estudo de Caso
    Newton La Scala Júnior
    UNESP – Fac. Ciências Agrárias e Veterinária
  • Oportunidades para o mercado financeiro – Estudo de Caso
    Hugo G. V. Assunção
    Gerente de Project Finance Energia e Carbono