Realizados, Seminário
Terceirização de Serviços em Hospitais X Questões Trabalhistas
30 de maio de 2006
O processo de globalização aliado à redução de custos e a necessidade estratégica das empresas de se concentrarem em suas próprias atividades contribuíram para o aumento da terceirização nas corporações de modo geral.
No Brasil, as baixas margens de lucros têm levado os hospitais a recorrerem, com freqüência, à terceirização de serviços. Busca-se reduzir custos de mão-de-obra e de encargos trabalhistas.
A aplicação do conceito de terceirização de forma simplificada, sem levar em conta suas conseqüências, pode custar caro aos hospitais. Pela legislação brasileira, quem trabalha em serviços terceirizados com empresas que não cumprem suas obrigações trabalhistas pode acabar respondendo pelos seus passivos. Sem contar na falta de motivação dos colaboradores terceirizados que, em alguns casos, não têm seus direitos respeitados – o que pode afetar a qualidade da prestação de serviços e aumentar a incidência de erro médico.
Além da terceirização dos serviços de limpeza, manutenção, vigilância e alimentação, a terceirização nos hospitais privados já atinge os serviços profissionais e técnicos, como laboratórios e serviços de imagem. O que precisa ser levado em conta, afinal, na terceirização de serviços nos hospitais? Como enquadrar o serviço terceirizado no padrão de qualidade dos hospitais privados?
Como evitar a precarização do trabalho e o erro médico quando se recorre à terceirização de serviços? Como administrar os riscos que a terceirização oferece aos hospitais privados e lidar com as questões trabalhistas envolvidas? Seriam as atividades de enfermagem e de auxiliares de enfermagem passíveis de terceirização? Haveria diferença na análise da terceirização entre clínicas, hospitais e empresas de Home Care?
Estas e outras perguntas serão respondidas nesse Seminário InterNews Terceirização de Serviços em Hospitais X Questões Trabalhistas.
PROGRAMA
08h30 Credenciamento
09h00 Terceirização de Serviços em Hospitais: quando e como fazê-lo?
Fabio Sinisgalli
Especialista em Gestão Hospitalar e diretor geral do Grupo Nossa Senhora de Lourdes
10h20 Coffee break
10h45 Implicações da terceirização para a gestão e a prestação de serviços
Gilberto Luiz Scarazatti
Consultor do Ministério da Saúde, Membro do Conselho Regional do estado de São Paulo e especialista em Gestão hospitalar.
11h30 Aspectos legais da terceirização e contratação de serviços terceirizados: pessoa jurídica ou cooperativas?
Sérgio Pinto Martins
Juiz do Tribunal Regional do Trabalho
12h30 Almoço
14h00 Riscos de responsabilidade civil decorrentes da terceirização
Solon de Almeida Cunha
Advogado trabalhista
Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
15h30 Custos x Qualidade
Pedro Palocci
Diretor-presidente do Hospital e Maternidade São Lucas em Ribeirão Preto, SP, e vice-presidente da Anahp
16h30 Coffee break
17h00 Terceirização na área da Saúde: um caso de sucesso
Sérgio Lopez Bento
Superintendente de Controladoria e Finanças do Hospital Samaritano
18h00 Encerramento

Siga a Internews