Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Realizados, Seminário

ISO 22000 – Confiabilidade na Cadeia de Alimentos

9 de agosto de 2006

Venha saber como melhorar seus processos agroindustriais e ganhar mercado com a implantação da mais abrangente norma de segurança alimentar do mundo.

A ISO 22000 representa, por sua abrangência e alcance mundial, um marco revolucionário nas certificações alimentares. Até setembro do ano passado, a grande multiplicidade de normas de Segurança de Alimentos confundiam o mercado. A ISO 22000 prevê não mais uma certificação de produto, mas considera o processo de gestão da segurança de alimentos como um todo na cadeia – da lavoura à mesa do consumidor final. O objetivo maior é certificar ‘‘o processo’’, com vistas à segurança do consumidor.

Esta norma abrange todos os agentes da cadeia de alimentos: produtores rurais, agroindústria processadora, prestadores de serviços, setor de logística, indústria de aditivos alimentares, redes de armazenamento, cadeia do frio, indústria de embalagens, empresas de limpeza e outras.

Ao garantir inocuidade, certamente o mais importante aspecto da qualidade dos alimentos, a ISO 22000 confere confiabilidade às empresas que a adotam, inclusive no setor de exportação, agregando valor às diversas marcas que disputam palmo a palmo o mercado globalizado.

Os processos indicados na ISO 22000 são referências para todas as empresas da cadeia de alimentos que buscam melhorar a sua eficiência, qualidade e competitividade, mesmo as que não estejam buscando obter a sua certificação. Este seminário reúne alguns dos principais especialistas do setor alimentício para um diagnóstico abrangente sobre a implantação da norma e dos processos de gestão que devem ser adotados por todas as empresas que buscam conquistar a confiança e atender às exigências dos consumidores dentro e fora do país.

  • Fundamentos da Norma ISO 22000
  • Requisitos específicos de higiene (produção, elaboração e manipulação)
  • Análise dos perigos e controles dos pontos críticos (HACCP)
  • Aprovação e registro dos estabelecimentos
  • Códigos nacionais e internacionais de boas práticas de produção
  • Validação, verificação e melhoria do Sistema de Gestão da Segurança Alimentar
  • Procedimentos para certificação setorial
  • Entraves técnicos para implantação de sistemas de controle
  • Sistema Qualiagro na cadeia agroindustrial
  • Requisitos para Alimentos Funcionais
  • Análise de casos

PROGRAMA


08h30    Credenciamento

09h00    Fundamentos da norma ISO 22000 e os pressupostos para uma Política de Segurança Alimentar globalizada

Fábio Sérgio Alves
Coordenador técnico de treinamentos, auditor e instrutor líder da Certificadora DNV

09h55    Coffee Break

10h15    Como implementar a ISO 22000  partindo do sistema HACCP convencional

Ellen Lopes
Diretora-executiva da Food Design. Mestre em Ciência dos Alimentos pela FCF-USP. Especialista em Sistemas de Gestão e de Garantia da Qualidade nas áreas de alimentos e bebidas. Instrutora certificada pela HACCP International Alliance. Auditora certificada para o programa internacional FPA-SAFE.

11h10    Boas Práticas de Fabricação (GMP): O papel do PAS, o Senai e sua interface com as indústrias brasileiras

Paschoal Guimarães Robbs
Coordenador do PAS-Senai de Vassouras/RJ


12h00    Almoço

14h00    Operacionalidade do Projeto QUALIAGRO: Como harmonizar interesses setoriais da Cadeia Agroindustrial para criação de um Sistema Integrado de Gestão da Qualidade

Sílvia Helena Galvão de Miranda
Engenheira agrônoma, mestre e doutora em Economia pela Esalq/USP. Professora Doutora do Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES) – Esalq/USP. Pesquisadora no Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA)

14h50    Alimentos Funcionais: O papel da Certificadora

Samuel Barbosa
Engenheiro mecânico, especialista em Certificação de Sistemas de Gestão. Diretor de Novos Negócios da Certificadora DNV no Brasil


15h40    Coffee Break

16h00    Estudo de Caso

Corn Products: a primeira empresa brasileira certificada com a ISO 22000

César Benatti
Gerente de Sistema de Gestão Integrada, da Corn Products

Leandro Lozano Gonçalves
Gerente de Controle de Qualidade da Corn Products Brasil, Engenheiro Químico pela UFSCAR, Coordenador do Sistema de Gestão de Qualidade e de Segurança de Alimentos. Coordenador da Equipe implementação e certificação ISO 22000 em Fevereiro / 2006. Auditor interno ISO 9001, 14001 e HACCP. Atuou nas áreas de Engenharia de Projetos, Manufatura e Controle de Qualidade

17h00    Diagnóstico de implantação da norma ISO 22000: entraves e conquistas

Sérgio Motta
Engenheiro eletricista com MBA em Gestão de Negócios para Executivos e Especialização em Marketing de Serviços (todos pela FGV). Gerente Executivo do Programa Alimentos Seguros (PAS/Senai).

Samuel Barbosa
Diretor de Novos Negócios da Certificadora DNV


18h00    Encerramento