Realizados, Seminário
Os Efeitos no Brasil da Desaceleração America
25 de outubro de 2006
Qualquer previsão de desempenho da economia brasileira precisa levar uma nova variável em conta: as incertezas que agora cercam as perspectivas da economia dos EUA.
Após três anos de crescimento robusto, a maior economia do planeta começa a dar fortes sinais de desaceleração. Ainda é difícil prever se EUA estão a caminho de um “soft landing”, uma “stagflation” ou um “hard landing”. No entanto, a confirmação de um destes cenários fará enorme diferença para os seus negócios. O abrupto e recente arrefecimento do mercado imobiliário é um importante motivo para o aumento de incertezas nos EUA.
A InterNews reúne neste seminário alguns dos mais qualificados economistas para debater os efeitos na economia brasileira destes três diferentes cenários americanos. Se o Brasil manteve um crescimento medíocre nos últimos anos, as nossas condições para o crescimento provavelmente se tornarão mais adversas com o fim do céu de brigadeiro mundial.
Participe deste Seminário InterNews que abordará os impactos no Brasil da desaceleração da economia americana. Esta questão, fundamental para a sua empresa, será debatida levando-se em conta diferentes cenários nos EUA, que vão de um pouso suave a uma turbulenta recessão.
Este impacto sobre a economia brasileira, seja qual for a sua intensidade, será desta vez diferente. Ao contrário dos episódios passados, o Brasil agora conta com fartas reservas internacionais e com câmbio flutuante. O inusitado desta situação é mais um motivo para você participar deste Seminário InterNews, que vai lhe preparar melhor para agir diante das mudanças das condições econômicas, que afetarão os seus negócios.
- Quais os cenários mais prováveis para a economia dos EUA?
- Em quanto o crescimento brasileiro poderá arrefecer?
- Qual o efeito da redução do saldo comercial sobre a taxa de câmbio?
- Os Índices Bolsas de Valores registrarão forte queda?
Conferencistas
Alexandre Schwartsman
Ex-diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central. É economista-chefe para América Latina do ABN AMRO Bank. PhD em Economia pela Universidades de Berkeley – Califórnia, foi economista-chefe do Unibanco.
Ilan Goldfajn
Ex-diretor de Política Econômica do Banco Central. É professor do Departamento de Economia da PUC-RJ e diretor do Instituto de Ensino e Pesquisa em Economia da Casa das Garças (IEPE/CdG). Doutor em Economia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), foi sócio da Gávea Investimentos de 2003 a 2006.
Walter Mundell
Presidente da WMundell Consultores. Ex-vice-presidente de Investimentos da Sul América – ING Seguros, ex-presidente da Lloyds TSB Asset Management. Mestre em Economia pela FGV.

Siga a Internews