Realizados, Seminário
Padronização de Informações da Saúde Suplementar
29 de novembro de 2006
A maioria das Operadoras de Planos de Saúde e Hospitais conveniados está atrasada no processo de adoção do padrão TISS (Troca de Informações em Saúde Suplementar). Conforme previsto na Resolução Normativa 114, de 27/10/2005, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o mercado deverá trabalhar com um padrão de guias impressas, que será comum a todo o segmento, a partir de novembro de 2006, sendo que a troca eletrônica está prevista para maio de 2007. A multa pelo não cumprimento da resolução é de R$ 10 mil por dia, no caso de Operadoras; sendo que os Prestadores que não se adequarem ao envio correto das informações poderão arcar com desembolso de R$ 5 mil por dia.
A TISS foi criada com o objetivo de induzir boas práticas de gestão e qualidade de atendimento na Saúde Suplementar, uniformizando guias e formulários, e, desta forma, reduzindo custos administrativos através da desburocratização. O programa da ANS permitirá ao mercado um aperfeiçoamento do trabalho com os indicadores de saúde, que serão tratados como insumos estratégicos de gestão, permitindo análises epidemiológicas confiáveis e resolutivas.
A ANS tem utilizado estes indicadores de saúde, os quais são enviados, trimestralmente, à Agência pelas Operadoras através do SIP, para trabalhar um Ranking de Qualidade de Operadoras. Este ranking está baseado em outro Programa da ANS, a Qualificação na Saúde Suplementar, cuja última publicação apresentou a lista com as Operadoras de melhor desempenho e, também, aquelas com resultados ineficientes, enquadradas em faixas de notas que variaram de 0 a 1.
Participe deste seminário e entenda como adotar a TISS na sua empresa, evitando, assim, a multa pelo descumprimento da norma da ANS. Conheça o Programa de Qualificação da Saúde Suplementar e prepare-se para trabalhar com a previsão de sinistro baseada em indicadores de saúde.
PROGRAMA
08h30 Distribuição de credenciais
09h00 O papel da padronização no mercado de saúde
- Porque padronizar
- A padronização e o planejamento estratégico da saúde
- Padronização, conhecimento e capacitação profissional: novos desafios do mercado
Syllene Nunes
Médica formada pela FMUSP, com mestrado e doutorado pela Unifesp-EPM, pós-doutorado pela FMUSP, Professora Colaboradora do Departamento de Cirurgia da FMUSP, atua como Consultora em Gestão de Saúde.
10h00 Coffee Break
10h20 A qualificação na saúde suplementar: informação em saúde como insumo estratégico de gestão
- Aperfeiçoamento de indicadores estatísticos
- Apoio a análises epidemiológicas
- Índice de Desempenho da Saúde Suplementar
Marizélia Leão Moreira
Coordenadora de Informações da Diretoria de Normas e Habilitação de Produtos da ANS e membro do COPISS. Socióloga, com especialização em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública (FSP/USP), mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) do Rio de Janeiro e especialização em Regulação em Saúde Suplementar pela FGV/RJ.
11h20 A implementação da TISS: Novo marco de avanço para o Sistema de Saúde Privado
- Conceito da TISS
- Resoluções normativas
- Prazos e expectativas
Dra. Jussara Macedo
Gerente Geral de Integração com o SUS, da Diretoria de Desenvolvimento Setorial, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
12h20 Almoço
14h00 Painel: Os pontos críticos da implantação
Dr. Nilton Angelo Lorandi, Diretor Superintendente do Hospital e Maternidade Brasil, atuando como representante interino da ANAHP – Associação Nacional de Hospitais Privados.
Marco Antonio Antunes, Diretor da SulAmérica Saúde, responsável pela área Operacional e de Relacionamento com os órgãos governamentais; é Químico Industrial, pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV.
Mauro Back, Gerente de TI da Unimed do Brasil, representante da Unimed no COPISS, é engenheiro pela Universidade Federal do Paraná, com MBA pela FGV, pós-graduação em Economia, Engenharia Hidráulica e Didática do Ensino Superior.
15h30 Conectividade no auxílio da gestão em saúde
- Autorização eletrônica
- Faturamento eletrônico
- Apoio à evolução tecnológica
Giovanni Coelho da Silva
Diretor de Operações da Polimed, administrador de empresas, com especialização em Análise de Sistemas na UNB -Universidade de Brasília e mais de 25 anos de experiência em T.I. – Tecnologia da Informação
16h00 Coffee Break
16h20 A importância do COPISS na padronização da Saúde Suplementar
- A criação do Comitê de Padronização de Informação em Saúde Suplementar e suas atribuições
- O caráter democrático e técnico do COPISS
- A efetividade da padronização
Cristiane Jourdan
Médica com especialidade e mestrado em Endocrinologia; Bacharel em Direito; Consultora do Ministério da Saúde na regulação da Lei de Planos de Saúde de 1998 a 1999; atuou na ANS de 2000 a 2003 como Gerente de Regulamentação de Produtos, Consultora e Diretora Técnica em operadora sob regime especial de direção fiscal e técnica; e, desde julho de 2003, Assessora Técnica junto à Diretoria Técnica da Amil.
17h10 Outro ponto de vista
Gonzalo Vecina Neto
Médico formado em 1977 pela Faculdade de Medicina de Jundiaí, Mestre em Administração Hospitalar pela EAESP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo) da FGV e Docente da Faculdade de Saúde Pública da USP.
18h00 Encerramento

Siga a Internews