Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Realizados, Seminário

Web 2.0: Como utilizar os novos potenciais da internet nos seus negócios

10 de julho de 2007

Os novos conceitos web geram muitas oportunidades. Eles demandam novos conhecimentos, adaptações e criatividade para ser utilizada como uma poderosa ferramenta em seus negócios. Rapidamente a Web 2.0 será determinante para o sucesso das empresas mais competitivas. Os novos potenciais da internet abrem janelas de oportunidade para melhor desempenho com menores custos, e para modelos de negócios inovadores, tanto no B2C quanto no B2B.

Nos últimos dois anos o crescimento de conteúdos da Web 2.0 vem surpreendendo o mercado. Primeiro chegaram as inovações da Amazon e do Google, depois os blogs, wikipedia, orkut, comunidades virtuais, Second Life etc. Estamos apenas no início dessa nova onda. O que os negócios têm a ver com tudo isso?

A Web 2.0 permite inovações nos serviços oferecidos, no relacionamento com clientes e fornecedores, na interatividade e na comunicação interna e externa que estão redefinindo a forma de atuação das empresas.

Este Seminário InterNews reúne renomados especialistas para você conhecer as novas oportunidades que a Web 2.0 abre para os seus negócios. Saiba tirar o melhor proveito dessas inovações conceituais e tecnológicas. Conheça algumas iniciativas empresariais já adotadas e alguns projetos em desenvolvimento.

PROGRAMA


08h30    Credenciamento

09h00    Novas bases para a competitividade corporativa

No momento em que a tecnologia impõe a fragmentação das cadeias de valor e a competitividade depende da concentração de todos os esforços no core business, como a Web 2.0 traz oportunidades para as empresas brasileiras na recomposição dessas cadeias e na exploração de alianças estratégicas?

Manuel Matos
Fundador da Via Internet S/A., atuou como diretor da Lloyd Paulista S.A, Consultor da SUSEP, presidente da Seguradora da Caixa Econômica e consultor de estratégia durante o processo de formação das seguradoras do Banco do Brasil, assumindo posteriormente a Diretoria de Planejamento Estratégico do Grupo Brasil Seguridade. É titular do Comitê Gestor da ICP-Brasil, nomeado pelo Presidente da República, membro da Comissão de Normas e Procedimentos da SUSEP e presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico – Camara-e.net


10h00    Coffee break

10h20    Características tecnológicas da Web 2.0

Conceituando Web 2.0. Quais as tecnologias emergentes no desenvolvimento da Web 2.0? Como está o mercado mundial e brasileiro em relação a estas tecnologias? Que novas possibilidades existem para a conversão de dados em informações, para a apresentação objetiva de informações, interoperabilidade de conteúdos e redefinição de processos?

Rogerio Martinelli
Fundador da DCLICK – primeira fábrica de software Web 2.0 da América Latina. Engenheiro de Produção formado pela Universidade Paulista, Mestre em Engenharia de Produção pela USP. Foi diretor da Synex Technologies e consultor ERP da SAP, Baan e JD Edwards

11h20    A nova gestão por processo baseada na inteligência coletiva

Como o avanço tecnológico cria as bases para desenhos de processos mais inteligentes. O que caracteriza esses novos processos? Que competências individuais e organizacionais precisam ser desenvolvidas para esses novos processos em rede? Quais os requisitos sócio-técnicos para a inteligência coletiva em nível organizacional? Quais os desafios para a gestão de mudanças organizacionais?

Sergio Storch
Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP e Mestre em Administração pelo MIT – Massachussetts Institute of Technology, com especialização em Gestão de Mudança. É sócio-diretor da Content Digital, e consultor associado à Plena Consultores. É presidente do pólo São Paulo da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Foi consultor do Gartner Group e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Professor na EAESP-FGV. Tem experiência desenvolvida no setor privado e governamental


12h20    Almoço

14h00    Enterprise 2.0 – Gestão da informação e do conhecimento na era 2.0

De que forma o arsenal de novas ferramentas e tecnologias podem ser utilizadas nas empresas para desenvolver iniciativas efetivas de Gestão da Informação e Conhecimento, ajudando a localizar e usar informação relevante vindas de diferentes repositórios e sistemas, e apoiando os processos de tomada de decisão?

Henrique Faulhaber
Formado em Matemática (PUC-RJ) e mestre em Ciências em Engenharia de Sistemas (IME-RJ). Diretor de Marketing da Calandra Soluções e diretor do Sindicato de Empresas de Informática do Rio de Janeiro. Conselheiro eleito pelas entidades da indústria de Informática e Telecomunicações do Comitê Gestor da Internet Brasileira

15h00    Wikipedia: Modelo para a sistematização dinâmica do conhecimento corporativo

O wiki já é visto como instrumento revolucionário para o registro e compartilhamento do conhecimento, além de eficaz na redução do volume de e-mails. Uma de suas aplicações já consagradas é o modelo Wikipedia. Quais princípios de design, organização e governança são críticos para a construção de enciclopédias corporativas e nas cadeias de valor?

Luciano Ramalho
Consultor sênior da Simples Consultoria. Foi o arquiteto e diretor técnico do Brasil Online (BOL), iniciativa da Abril S/A na Internet, que precedeu a criação do UOL em 1996. Foi um dos criadores da Incubadora Virtual Fapesp, que hospeda mais de 400 projetos acadêmicos e tecnológicos, com cerca de 11.000 usuários colaboradores. Desde 1998 especializou-se no Zope, servidor de aplicações de gerenciamento de conteúdos utilizado pela OTAN, Viacom e Serpro


16h00    Coffee break

16h20    Arquitetura da participação: dos games ao Second Life

A evolução dos games e sua influência na concepção e utilização de ambientes virtuais colaborativos e imersivos – comunidades, redes sociais, mundos virtuais, jogos massivos, sistemas de pontuação e motivação.

Cacau Guarnieri
Arquiteto de Informação, roteirista de mídias digitais e colunista especializado em comunidades virtuais e colaboração para o site Intranet Portal. Formado em Letras pela USP, atuou durante 10 anos como roteirista e dramaturgo, realizando projetos de dramaturgia empresarial. Desde 1997, atua na concepção de ambientes virtuais e realizou projetos para Embraer, Itaú, Incor, Sadia, Telefonica, ValeSul, GE, Bovespa, Discovery Channel, UniLever, Votorantim Cimentos, Sabesp, Prodesp, USP-São Carlos, Sebrae, FEA-USP, IPT, ABN Amro Bank, Petrobras, entre outras. Hoje integra o time da Plena Consultores – empresa do Grupo Conectt

17h20 Case Pearson Education: Desintermediação ou reintermediação? A transformação do papel do editor

Nos processos de gestão do conhecimento, o papel do editor é fundamental para a garantia da qualidade de conteúdo. A experiência empresarial da Pearson Education na sua relação com universidades, em nível mundial e também no Brasil, será utilizada para discutir a evolução desse papel: no sentido da desintermediação, ou por formas inovadoras de intermediação

Roger Trimer
Graduado e pós-graduado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Gerente editorial da Pearson Education do Brasil, é responsável pelo desenvolvimento de soluções educacionais e por consultoria de conteúdo junto a instituições de ensino superior.


18h20    Encerramento