Realizados, Seminário
Eficiência Energética: como identificar e eliminar fontes de desperdício de energia
22 de novembro de 2007
A redução de custos constitui meta comum a todas as empresas, independentemente do porte e do ramo de atuação. A implementação de estratégias e a adoção de medidas no combate ao desperdício de energia possibilita significativa redução de custos ao longo do processo produtivo. A eficiência energética é também fundamental para a sustentabilidade corporativa. No Brasil, ganhos de eficiência energética adquirem relevância adicional diante do risco de racionamento.
Participe deste Seminário InterNews e conheça melhor como desenvolver programas de eficiência energética nos processos empresariais e avalie os benefícios dessas iniciativas para a sua empresa. Conheça o programa de apoio do BNDES e os incentivos fiscais da Aneel a investimentos em eficiência energética.
Segundo dados da California Energy Commission, agência norte-americana que planeja políticas de suprimento e uso de energia, projetos em eficiência energética e a utilização de tecnologias verde podem reduzir os custos de energia em até 50%.
Ganhos de eficiência energética podem ser obtidos através de diversas iniciativas, que incluem troca ou manutenção de lâmpadas, motores elétricos, bombas, refrigeradores, sistemas de ar condicionado, fornos, caldeiras e sistemas de cogeração. A Climate Savers Computing Initiative (grupo formado pela Intel, Google, Microsoft, HP, Sun e Dell) concluiu em pesquisa a possibilidade de uma economia mundial de energia até 2010 no valor de US$ 5,5 bilhões apenas na utilização de computadores, através da melhoria das fontes de energia e a adoção de técnicas de gerenciamento de energia. Esse ganho de eficiência permitiria uma redução de 54 milhões de toneladas ao ano de emissão de carbono.
Promova uma expressiva redução de custos e aumente a lucratividade através da implementação de programa e eficiência energética adequado às necessidades da sua empresa.
PROGRAMA
08h30 Credenciamento
09h00 Eficiência energética: como buscar benefícios e tecnologias que melhorem a eficiência dos projetos e conquistar ganhos fiscais e ambientais
Ernesto Cavasin
Coordenador da Indústria de Energia da PricewaterhouseCoopers, especialista em sustentabilidade empresarial
10h30 Coffee Break
11h00 Crescimento e sustentabilidade: uma visão sobre o papel da eficiência energética nos processos empresariais
Osório de Brito
Diretor do Instituto Nacional de Eficiência Energética (Inee)
12h30 Almoço
13h30 O Apoio do BNDES a Investimentos em Eficiência Energética
Eduardo Bandeira de Mello
Chefe do departamento de Meio Ambiente do BNDES
14h50 A Formatação de Projetos de Créditos de Carbono a partir da Implantação de Programas de Eficiência Energética
Marco Fujihara
Sócio-diretor do Instituto Totum
16h00 Coffee Break
16h20 A Contribuição que as Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ESCOs) Podem Oferecer na Implementação de Programas de Eficiência Energética
Maria Cecília Amaral
Diretora executiva da Associação Brasileira das Empresas de Conservação de Energia (Abesco)
17h30 Encerramento

Siga a Internews