Realizados, Seminário
Outsourcing em Bancos: Gestão de serviços terceirizados
29 de novembro de 2007
A terceirização de serviços por bancos e outras instituições financeiras tem sido crescentemente alvo de ação repressiva do Ministério do Trabalho e das autoridades fiscais. O outsourcing no Brasil traz entretanto diversas vantagens às instituições do setor, diante das particularidades de suas relações e regulamentações trabalhistas.
Prática cada vez mais adotada por bancos em todo o mundo, o outsourcing também é um recursos de fundamental importância para uma estratégia empresarial determinada a manter o foco no core business. Na área da Tecnologia da Informação, a decisão de outsourcing pode ser especialmente adequada.
A gestão do outsourcing precisa seguir rigorosos critérios para minimizar riscos de litígios trabalhistas e fiscais e para preservar a qualidade dos serviços terceirizados. Os contratos devem observar os limites da legislação. A gestão eficaz precisa garantir que os serviços terceirizados sejam compatíveis com o padrão de qualidade da instituição.
Adotadas medidas preventivas, há espaços nas normas legais que permitem a prática segura da terceirização. Cuidados devem ser adotados, desde a redação dos contratos até no estabelecimento de controles na execução da terceirização.
Participe deste Seminário InterNews e saiba quais as medidas preventivas que permitem às instituições financeiras contratar e administrar com segurança e eficácia operações terceirizadas, observando os requisitos legais. Veja a atuação da Justiça do Trabalho. Conheça algumas experiências de sucesso.
PROGRAMA
08h30 Credenciamento
09h00 Os Riscos da Terceirização, no Âmbito Trabalhista
- Riscos relacionados à segurança da informação e fraudes de terceirizados
- Como evitar reclamações trabalhistas nos serviços terceirizados
- Orientações sobre a questão do provisionamento de recursos
Camilla Jimene
Advogada da área trabalhista do Opice Blum Advogados
10h15 Coffee break
10h45 Controle do Outsourcing
- Modelos de referência: eSCM, BITS/Fisap, CMM
- Outsourcing e Risco Operacional
- Casos práticos
Fernando Nery
Sócio Fundador da Módulo, com mais de 20 anos de experiência em Gestão de Riscos e Segurança da Informação, coordenou equipes em alguns dos principais projetos de implementação de segurança da informação no Brasil, como a informatização do processo eleitoral brasileiro, a implementação do SPB – Sistema de Pagamentos Brasileiro, do Imposto de Renda via Internet e de internet banking. Eleito Profissional do Ano em Segurança da Informação pela ISSA – Information Systems Security Association em 2005
12h00 Almoço
14h00 A Gestão de Outsourcing no Setor Financeiro
- Como tomar decisões eficazes de outsourcing
- Gerenciando o relacionamento em contratos de outsourcing
- Modelos de referência para a gestão do relacionamento de outsourcing – eSCM-SP e eSCM-CL
Priscila Ferraz Soares
Professora de Tecnologia da Informação do Departamento de Engenharia Industrial da UERJ. Pesquisadora da UFRJ, em Sourcing e Gestão de Tecnologia da Informação
15h00 Tercerização no Itaú – aspectos contratuais e jurídicos trabalhista e previdenciário
José Maria Riemma
Superintendente da Consultoria Jurídica Trabalhista e Previdenciária do Banco Itaú
16h10 Coffee break
16h40 Case: Outsourcing Impressão Eletrônica
José S. Krapp
Executivo Sênior Logística do HSBC Bank Brasil
17h50 Encerramento

Siga a Internews