Realizados, Seminário
Gás Natural: Prepare sua empresa para cortes de abastecimento e aumento de preços
05 de março de 2008
A crise no abastecimento de gás natural que atingiu os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro no final do mês de outubro passado não foi nenhuma surpresa. Foi apenas uma conseqüência lógica do fato da produção não ter acompanhado o acentuado aumento do consumo. Enquanto a produção subiu de 16,5 milhões de m3 diários em 2000 para 27,0 milhões de m3 em 2007, o consumo cresceu de 15,8 milhões de m3 por dia em 2000 para 40,6 milhões de m3 em 2007, segundo estimativas da Petrobras. Também refletiu a fragilidade do sistema de energia brasileiro e a contínua falta de investimentos no setor, que já passou pelo “apagão” em 2001.
O gás natural a ser extraído do Campo de Tupi só estará disponível para o mercado consumidor em 2013. Até lá, há motivos de preocupação, principalmente para as empresas que dependem do fornecimento de gás para funcionarem normalmente. Esses motivos incluem a situação nada confortável do Brasil em relação à Bolívia, a nossa maior fornecedora dessa fonte de energia, além do incentivo dado para a utilização do gás, que já fez disparar a demanda desta eficiente fonte energética. Ainda por cima, nos momentos ou períodos de queda excessiva dos reservatórios de água das hidroelétricas, o fornecimento preferencial de gás será das termoelétricas.
As indústrias e o comércio não correm apenas o risco de desabastecimento de gás natural. Em caso de falta desse combustível, os preços poderão disparar para os que forem atendidos.
Os setores industriais em risco são numerosos: cerâmico, metalúrgico, químico, de vidros e cristais, de papel e celulose, de mineração e de alimentação. Os fabricantes de cerâmica no interior de São Paulo, por exemplo, que tiveram o gás cortado em outubro passado, reduziram a produção naquela ocasião. Consequentemente deixaram de atender a pedidos de clientes, até de encomendadas que seriam exportadas.
Participe deste Seminário InterNews para estar melhor preparado. Venha debater cenários de preços e de risco de desabastecimento. Saiba melhorar a eficiência energética na utilização de gás natural. Conheça os custos e os benefícios da alternativa de substituir o uso de gás. Venha discutir a política de abastecimento de gás natural e a nova Lei do Gás.
PROGRAMA
08h30 Credenciamento
09h00 Política energética e o abastecimento de gás natural
Jean Cesare Negri
Coordenador de Energia da Secretaria de Saneamento e Energia do Governo do Estado de São Paulo
10h00 Coffee break
10h30 Indisponibilidade de Gás Natural e a proposta da Lei do Gás
Maury Sergio Lima e Silva
Advogado do Escritório de Advocacia Pinheiro Neto
11h30 O primeiro passo na preparação: Gestão energética integrada
Newton Figueiredo
Presidente do Grupo Sustentax
12h30 Almoço
14h00 Cenários para preços e abastecimento de gás
Gustavo Mano
Gerente da Gaspetro – Petrobras Gás S.A.
15h30 Alternativas com os sistemas de ar condicionado a gás natural
José Carlos Felamingo
Diretor Técnico da Union Rhac Tecnologia em Eficiência Energética
16h30 Coffee break
17h00 Gás natural, álcool e hidrogênio para células a combustível
Gerhard Ett
Engenheiro e diretor da Electrocell

Siga a Internews