Realizados, Seminário
Internacionalização de Empresas Brasileiras e Gestão de Filiais no Exterior
26 de março de 2008
A valorização do real tornou mais atraente o investimento em filiais no exterior. Aliado a outras vantagens da globalização, no sentido de viabilizar aumento da taxa de retorno, cada vez mais empresas brasileiras estão aproveitando a valorização do real para investir e para se instalar no exterior.
A gestão eficaz de filiais em outros países pode fazer toda a diferença para a sua empresa tornar-se mais competitiva no mercado internacional, contribuindo inclusive para o melhor desempenho dos negócios no Brasil. Esse movimento de internacionalização tem sido seguido até por pequenas e médias empresas que pretendem ampliar mercados, aumentar a eficiência e adquirir novas tecnologias.
Para tirar o melhor proveito da internacionalização, porém, é preciso um repertório de competências e conhecimentos que não são necessariamente adquiridos na atividade de exportação. Instalar filiais ou mesmo fábricas em outros países requer competências específicas de gestão. E conhecimento sobre questões específicas, tais como relações trabalhistas e tributação.
A concorrência entre os players globais também requer uma orientação permanente para a inovação, além da redefinição das arquiteturas organizacionais, de modo a assegurar ajustes no comportamento e na cultura da empresa.
Participe deste Seminário InterNews sobre Internacionalização de Empresas e Gestão de Filiais no Exterior e avalie os benefícios e as dificuldades associadas à instalação e manutenção de filiais no exterior, investimentos externos, relações governamentais e observação de regulamentações locais.
PROGRAMA
08h30 Credenciamento
09h00 Processo de Internacionalização: motivações, barreiras, características e recomendações
Luís Afonso Lima
Presidente e diretor da Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas Transnacionais e da Globalização Econômica, economista-chefe da Telefônica
10h30 Coffee Break
11h00 Mecanismos de políticas públicas para a internacionalização de empresas brasileiras
Rubens Barbosa
Embaixador, consultor de Negócios e presidente do Conselho Superior de Comércio Exterior da Fiesp
12h30 Almoço
14h00 Planejamento Tributário Internacional: parâmetros jurídicos da norma antielisão
José Ruben Marone
Advogado tributarista sócio da Advocacia Gandra Martins e Rezek
15h30 Executivo internacional e os desafios da expatriação
Fabio Pereira
Diretor da Michael Page International do Brasil
16h30 Coffee Break
17h00 Tributação de lucros de coligadas e controladas no exterior
Ruy Lopes
Senior Manager da KPMG Tax Advisor

Siga a Internews