Realizados, Seminário
Criatividade e Inovação: Como Estimular e Implantar Processos Criativos no Modelo Lean de Gestão
03 de abril de 2008
Cada vez mais empresas de diversos setores adotam o modelo lean de gestão, que estimula mentalidade enxuta e combate ao desperdício, como caminho seguro para redução de custos e aumento da competitividade. Neste modelo, marcado por transformações contínuas, a criatividade e a participação de todos os funcionários da empresa é essencial para a implementação de mudanças e para a obtenção de resultados.
Este seminário mostra como realizar a gestão de pessoas no processo de transição para o modelo lean. Um dos principais desafios de implantação desta filosofia é justamente a de administrar novas expectativas por trabalho criativo e participativo na empresa. Tarefa esta particularmente sensível, visto que o modelo lean também envolve a redução do quadro de funcionários.
Participe deste Seminário InterNews e saiba como estimular e implantar processos criativos, realizar gestão de pessoas voltada para a obtenção de resultados e evitar o desperdício da criatividade em ambientes de alta pressão.
A partir da experiência de profissionais e especialistas internacionais , você poderá compreender melhor a gestão da criatividade. Venha analisar pré-requisitos, barreiras e estratégias para desenvolver e manter o potencial criativo das pessoas, aumentando, desta forma, a competitividade da sua empresa.
PROGRAMA
08h30 Credenciamento
09h00 Como transformar criatividade em resultados
Paulo C. A. Benetti
Especialista Internacional em Criatividade, Inovação e Estratégias. Criador do workshop MITOdoLOGIA, apresentado em 12 países .Autor de: “MITOdoLOGIA – Pessoas e empresas criativas e inovadoras. Por que não?”. Vice-presidente da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação. Co-autor de: “Changing the way you teach: creative tools for management educators”
10h20 Coffee break
10h40 Acelerando a Criatividade Através de Lean-Six Sigma
Jairo Ramalho
Sócio Fundador – Diretor da ÓTIMA Estratégia e Gestão. Engenheiro Mecânico de Produção (FEI), Pós-Graduado em finanças pela FGV. Foi vice-presidente da Black & Decker, diretor superintendente de Divisão da Maxion, diretor de Operações da Monroe Autopeças e da Metalúrgica Caterina (Tower Automotive), e diretor superintendente da TBM América Latina. Com mais de 30 anos de experiência internacional, inclusive na implementação de Lean – Six Sigma e Planejamento Estratégico com Kaizen em países da Europa, Estados Unidos e América Latina. Especialista em Lean Enterprise e Lean – Six Sigma.
12h30 Almoço
13h45 Gestão de ambientes favoráveis à criatividade – modelos e ferramentas para pensar diferente
Gisela Kassoy
Especialista em Criatividade e Inovação. Consultora de empresas como Banco Itaú, Banco ABN-Amro Real, Nova América, BASF e Motorola. Especialista em capacitação de pessoas para geração, avaliação e implementação de idéias voltadas para melhorias, redução de custos, novos produtos e estratégias de marketing. Com experiência nos EUA, Canadá, Alemanha, México e Argentina.
15h30 Coffee break
16h00 Inibidores e facilitadores da criatividade no trabalho – Como identificar o que restringe e o que facilita o processo criativo e a busca de soluções
Roberto Moraes Cruz
Psicólogo do trabalho, doutor em Engenharia de Produção e docente do Programa de Pós- Graduação em Psicologia na UFSC. Membro da Psycometrics Society (EUA). Pesquisador e consultor em estratégias gerenciais de Recursos Humanos. Autor de diversos livros e artigos sobre psicologia das organizações e do trabalho.
17h00 Estratégias para identificar e reduzir o desperdício de criatividade
Hélio Biral
Sócio e consultor da Estágio Consultoria e Treinamento. Administrador de Empresas com pós-graduação em Engenharia da Produção.
Treinado em Kaizen pelas Empresas Shingijutsu (Japão) e TBM (EUA) com especialistas que desenvolveram o sistema Toyota de Produção. Foi Supervisor de Planejamento e de Produção na DaimlerChrysler. Membro do Fórum Lean Production sediado na USP.

Siga a Internews