Realizados, Seminário
Terceirização: Melhores práticas em gestão de contratos para minimizar riscos e reduzir custos
5 de junho de 2008
A terceirização de serviços tem sido adotada com freqüência no Brasil e no exterior. Planejada e implementada com critério, esta política de gestão empresarial possibilita a redução de custos e permite a companhia focar as suas atenções em seu core business.
É fundamental saber selecionar os serviços que devem ser terceirizados. Questões trabalhistas, tributárias e previdenciárias precisam ser cuidadosamente consideradas na implementação de uma política de outsourcing customizada e eficaz. Muitas vezes, decisões precipitadas de terceirização acarretam aumento de custos, ao invés de reduzí-los, além de comprometer a qualidade de produtos finais. Na medida em que a empresa contratada na terceirização não cumpra as suas obrigações e responsabilidades, a empresa contratante pode ser condenada judicialmente em processos trabalhistas e por sonegação fiscal e previdenciária.
Este Seminário InterNews reúne especialistas de alguns dos melhores escritórios de advocacia e de empresas para esclarecer dúvidas e apresentar as melhores práticas em terceirização.
Tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei para regulamentar a terceirização. Ele visa restringir a terceirização nas atividades-fim e explicitar a responsabilidade da empresa contratante em processos judiciais que envolvam a empresa contratada. A existência deste projeto de lei é mais um motivo para as empresas agirem prontamente no planejamento da sua política de terceirização.
Participe deste Seminário InterNews e saiba como implantar uma política de terceirização estratégica com foco no aumento da produtividade, garantindo a qualidade dos serviços contratados. Identifique quais atividades devem ou não ser terceirizadas, saiba quais são as vantagens tributárias que se obtém com a terceirização e as implicações jurídicas envolvidas em tipos de contratação e elaboração de contratos.
PROGRAMA
08h30 Credenciamento
09h00 Gestão de risco de contratos terceirizados: Como gerir contratos terceirizados e minimizar o passivo jurídico
- Conceitos e regramento da terceirização
- Tendências
- Como minimizar ou evitar passivo trabalhista
Adriano Dutra da Silveira
Advogado e consultor de empresas. Diretor da Saratt, Moraes, Silveira e Advogados Associados e da Saratt Gestão de Serviços Ltda. Co-autor dos livros: “Quarteirização: redefinindo a terceirização”; “Um passo além da terceirização: a transferência de atividades e tecnologia”; “Empresabilidade na Gestão de Serviços”
10h30 Coffee break
11h00 Quando Terceirizar Serviços
- Terceirização e a legislação trabalhista
- Atividades meio e atividades fim
- Responsabilidades do tomador de serviço
- Como minimizar os riscos
Roberto Rosano
Gerente Jurídico Trabalhista da TELESP – Telecomunicações de São Paulo S/A, responsável pela gestão dos escritórios externos, pela contingência trabalhista e pelo consultivo trabalhista
12h30 Almoço
14h00 Os cuidados que se deve ter na contratação de terceiros
- Como avaliar a idoneidade da empresa
- Implantação do processo de terceirização
- Tipos de contratação e elaboração do contrato
- Aspectos trabalhistas e sindicais
Paulo Sigaud Cardozo
Especialista do escritório Felsberg e Associados. Foi diretor da Deloitte Touche Tohmatsu (DTT) International, responsável pela criação, desenvolvimento e administração da Prática Legal da empresa no Rio de Janeiro e São Paulo, participou da DTT Global em Versailles (França) e Dublin (Irlanda). É membro da Comissão de Assuntos Jurídicos da Câmara Japonesa de Indústria e Comércio e da Amcham
15h30 Coffee break
16h00 Case Odebrecht: A experiência na terceirização de serviços
Juliana Azevedo
Advogada da Construtora Norberto Odebrecht S.A. na área de Direito Contencioso

Siga a Internews