Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Realizados, Seminário

As Oportunidades da Nova Política Industrial

4 de julho de 2008

A indústria brasileira tem conseguido manter um crescimento mais dinâmico, apesar do câmbio valorizado, das altas taxas de juros, da elevada carga tributária e, mais recentemente, do desaquecimento nos EUA e na Europa Ocidental. Têm contribuído para a manutenção do crescimento a estabilidade política e econômica, o regime cambial e o ambiente favorável nos países emergentes.

A taxa de investimento atual, entretanto, é insuficiente para sustentar a longo prazo a taxa de crescimento que a indústria apresenta nos anos recentes.

A política industrial lançada em maio pelo governo será capaz de contribuir de forma efetiva para a elevação da taxa de investimento em relação ao PIB?

Um aspecto positivo dessa nova política industrial é a fixação de metas para o aumento da taxa de investimentos (de 17,6% em 2007 para 21% em 2010), de gastos com pesquisa e desenvolvimento e de exportações. Resta saber como será conduzida a implantação e a execução da política industrial, para avaliar a sua chance de êxito. Até agora falta clareza sobre a implementação do Programa de Desenvolvimento Produtivo (PDP) e sobre a coordenação de decisões no governo.

Participe deste Seminário InterNews para debater com autoridades governamentais, empresários e economistas as oportunidades que a política industrial oferece para a sua empresa. Venha avaliar      se o país consegue aumentar a taxa de investimento para garantir a sustentabilidade do crescimento econômico.

  • A política industrial induzirá o aumento da taxa de investimento?
  • Que setores serão diretamente atingidos pela política industrial?
  • Como as empresas deverão proceder para otimizar os benefícios do PDP?
  • A quem deverá ser delegada a coordenação de decisões sobre os projetos contemplados no PDP?

Conferencistas

Luciano Coutinho

Presidente do BNDES, PhD em Economia pela Universidade de Cornell (EUA). Especialista em Política Industrial, coordenou em 1994 o “Estudo sobre a Competitividade da Indústria Brasileira”, no qual cerca de 100 especialistas mapearam o setor industrial brasileiro. Professor da Unicamp, lecionou nas universidades de São Paulo, Paris XIII, Texas e no Instituto Ortega y Gasset. Foi sócio da LCA Consultores.

José Carlos Grubisich

Presidente da Braskem, engenheiro químico, com MBA no Insead, na França. Foi presidente da Rhodia para o Brasil e a América Latina e vice-presidente mundial da Rhodia.

Roberto Vermulm

Professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, doutor em Economia pela USP. Especialista em mudança tecnológica, organização industrial, estudos industriais e teoria e política de planejamento econômico.

Reginaldo Arcuri

Presidente da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior). Foi Secretário de Desenvolvimento da Produção do MDIC e Secretário de Desenvolvimento do Governo de Minas Gerais.

David Kupfer

Coordenador do programa de pós-graduação do Instituto e Economia da UFRJ, especialista em Política Industrial.  Doutor em Economia pela UFRJ (1998) e mestre em Economia da Indústria e da Tecnologia pela UFRJ (1986). Outras áreas de atuação: Organização Industrial, Competitividade, Indústria Brasileira, Estratégias Empresariais e Padrões de Desenvolvimento Econômico.