Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Realizados, Seminário

Indústria Farmacêutica: Melhoria de processos e redução de custos com o LeanSixSigma

2 de junho de 2009

O avanço do processo de quebra de patentes e os custos cada vez mais elevados de pesquisas para obtenção de novas drogas reduziram as margens de lucro de empresas farmacêuticas de todo o mundo. A crise econômica mundial apenas agravou a situação do setor e evidenciou um processo que vem ganhando força na indústria durante os últimos anos: redução drástica de custos para se privilegiar investimentos em inovação.

Para atingir este objetivo, o Lean Six Sigma tem sido cada vez mais implementado por empresas do setor. A aplicação desta ferramenta tem ajudado a indústria não só na redução de custos como também na melhoria dos processos industriais, permitindo assim manterem-se lucrativas num segmento ultra-competitivo.

Participe deste Seminário InterNews e conheça as experiências de aplicação do Lean SixSigma e os resultados obtidos por alguns dos principais laboratórios farmacêuticos do mundo instalados no país. Saiba quais as particularidades da aplicação no setor farmacêutico desta filosofia que nasceu na indústria automobilística. Conheça os benefícios da aplicação desta filosofia e seu negócio.

  • redução de custos
  • melhoria na execução de processos
  • melhor aproveitamento da mão de obra
  • melhoria de qualidade
  • aumento da satisfação de stakeholders

Em comparação a outras indústrias, é possível afirmar que a farmacêutica ainda está engatinhando em relação à aplicação do Lean Six Sigma. As primeiras experiências relevantes no setor datam de menos de dez anos atrás. Há um longo caminho a ser percorrido. As empresas que saíram na frente, contudo, já colhem resultados significativos em redução de custos e melhoria nos processos. São estas experiências que você irá conhecer neste seminário.

PROGRAMA

8h30    Credenciamento

9h00    Aplicação de ferramentas para a melhoria de processos no setor farmacêutico

Ricardo Borgatti Neto
Sócio da Borgatti Consultoria. Especializado na aplicação de Sistemas “Lean Production”. Phd em Business Administration (FCU- EUA), Doutor em Engenharia de Produção (POLI-USP), Mestre em Administração de Empresas (Universidade Paulista), MBA em Gestão de Pessoas (Unibero) e Graduado em Engenharia Mecânica (UFMG). Professor de MBAs e cursos de Graduação de diferentes instituições de ensino. Atuou em empresas diversos setores, com destaque para o setor farmacêutico. Membro de Conselhos de Administração em empresas de capital fechado.

9h30    Coffee break

9h50    Estudo de Caso: Pfizer do Brasil

A filosofia Lean em uma cultura de melhoria de processos na indústria farmacêutica

  • Lean em indústrias farmacêuticas: facilidades e complexidades em comparação a outros segmentos industriais
  • As duas metodologias mais comuns de melhoria – Lean e SixSigma: sinergias e cuidados na adoção de ambas
  • A formação da cultura de melhoria através de um programa estruturado
  • Como um contexto de crise pode acelerar a formação desta cultura
  • Padronização global x Programas locais: vantagens e desvantagens de cada abordagem
  • Gestão e transferência do conhecimento de melhoria inter e intra fábricas

Carlos Firmo da Silva Rover
Líder da Área de Produção de Produtos de Saúde Humana da Pfizer Brasil. Engenheiro Químico (UFSCar), Especializado em Gestão de Processos Industriais (Unicamp) e Mestre em Processos Industriais (IPT-SP). Master Black Belt e especialista em Lean Management.

10h55    Estudo de Caso: Astra Zeneca do Brasil

Jornada Lean na Divisão de Operações

Alexandre Pinheiro
Coordenador Lean e Supervisor de Produção da Astra Zeneca do Brasil

12h00    Almoço

13h30    Estudo de Caso: Abbott Laboratórios

Implementação da Metodologia Lean em Engenharia e Manutenção

Carlos Fada
Gerente de Engenharia da Abbott Laboratórios, onde coordena projetos de investimentos, melhoria contínua da manutenção, produtividade e disponibilidade de ativos da planta. Engenheiro, membro da ISPE e do PMI e com formação PMP, é professor e coordenador técnico de curso de Pós Graduação. Atua há 28 anos em gestão industrial, com ênfase em Engenharia, Manutenção e Projetos de indústrias de porte. Especialista em Engenharia Econômica e Administração Industrial pela UFRJ, MBA em gestão de negócios pela FGV-RJ e MBA em Gestão de Negócios Sustentáveis pela UFF-RJ.

14h30    Estudo de Caso: Schering Plough

  • Gerenciamento de projetos Lean e Six Sigma
  • Aumento de Produtividade na área Estéril

Paulo Henrique A. de Souza
Coordenador de Excelência Industrial da Schering Plough. Formado em Engenharia de Produção, Black Belt e especialista em Lean SixSigma.

15h30    Estudo de Caso: Aché Laboratórios Farmacêuticos

  • Desenvolvimento de Pessoas

Homero A. L. Ciaramello
Coordenador do Programa Lean Six Sigma e da divisão de Engenharia de Processos do Aché Laboratórios Farmacêuticos. Engenheiro Químico (Ufscar), pós-graduando em Administrações de Empresas (FGV), trabalha há seis anos no setor farmacêutico. Master Black Belt, conduziu mais de 60 projetos de Six Sigma.

  • Aumento de Eficiência em Gargalos

Diego Distasi Coelho
Engenheiro de Processos dos Laboratórios Aché

16h30    Coffee Break

16h50     Estudo de Caso: Laboratório Teuto Brasileiro

Gerenciamento de famílias de produtos utilizando o fluxo de valor para aumento, avaliação e controle de capacidade de produção.

Ronan Faleiro
Gerente de Produção do Laboratório Teuto Brasileiro

18h00    Encerramento