Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Realizados, Seminário

IFRS: Procedimentos para a sua empresa adotar o novo modelo de normas contábeis

4 de junho de 2009

As empresas precisam desenvolver imediatamente o processo de adaptação aos novos critérios e formato de contabilidade estabelecidos pela Lei 11.638, de 2007. Quem se atrasar na adoção da contabilidade nos padrões IFRS, na revisão de parâmetros e na compreensão dos múltiplos novos procedimentos necessários ao cumprimento da nova legislação, enfrentará severas dificuldades e poderá incorrer em perdas tributárias.

Muitas empresas, entretanto, ainda não estão devidamente capacitadas para as mudanças estabelecidas em Lei. Uma contabilidade realizada nos padrões dos novos critérios internacionais, mesmo que paralela, deve ser iniciada imediatamente, abrangendo os fatos contábeis ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2009. Desta forma, estarão bem preparadas para elaborar o balanço contábil de 2009, de acordo com os padrões da IFRS (International Financial Reporting Standards). Os dados de 2009 terão que ser incorporados, como base de comparação, ao balanço contábil de 2010, conforme exigência legal.

Todas as empresas de capital aberto do Brasil e aquelas que tenham relações com os mercados financeiro e de capitais dos EUA e da Europa são obrigadas a apresentar os balanços de 2010 conforme os critérios da IFRS . Os lançamentos do exercício de 2010 precisam ser comparados com os lançamentos do exercício de 2009, no padrão IFRS.

Além de evitar confusão da contabilidade de registros passados e de servir como treinamento, a elaboração do balanço de 2009 de acordo com os novos critérios permite a sua empresa sair na frente com a apresentação de resultados de acordo com as novas normas, em linguagem internacional.

Os 15 pronunciamentos do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis), emitidos no ano passado, também precisam ser compreendidos e incorporados imediatamente à prática contábil de todas as empresas.

Participe deste Seminário InterNews para planejar e executar com segurança as mudanças contábeis. Saiba superar os desafios da convergência às normas contábeis internacionais. Quais são os pontos críticos para a adoção dos novos critérios? Que atividades, como a de leasing, devem ter a sua escrituração contábil revisadas, para não implicar em maior ônus tributário? Em que medida a adoção dos novos critérios contábeis terá impacto na qualidade de decisões administrativas? Quais são os efeitos imediatos dos pronunciamentos do CPC? Aprenda o passo a passo para a consolidação das novas normas e esteja bem preparado para cumprir a legislação e publicar apropriadamente o seu balanço de 2010. Saiba as necessidades de treinamento da sua equipe.

PROGRAMA

8h30    Credenciamento

9h00    Pontos Críticos do Processo de Adoção da IFRS

  • Técnicas de Contabilidade
  • Processos e Sistemas
  • Pessoas e Treinamento
  • Como as novas normas impactam nas atividades empresariais

Ramon Jubels
Sócio do Departamento de Assurance da KPMG em São Paulo, responsável pela coordenação de serviços relacionados a, e desenvolvimento de, conhecimento sobre a implementação das International Financial Reporting Standards (IFRS) no Brasil. Na KPMG também coordena a prestação de serviços e do gerenciamento contábil de multinacionais. Formado em Economia pela University of Amsterdam, Amsterdã.

10h30    Coffee break

11h00    Lei 11.638/07 e MP 449/07 – Aspectos fiscais atuais e adoção do IFRS no Brasil.

Giancarlo Chamma Matarazzo
Sócio do Pinheiro Neto Advogados, especialista em Direito Tributário nacional e internacional, pós-Graduado em Direito Tributário pela PUC/SP. MBA em Finanças pelo IBMEC e Mestre em Direito Tributário pela Leiden University, Holanda

12h15    Almoço

13h40    Treinamento e Certificação Internacional em IFRS

João José Santos
Autor e especialista em Normas Internacionais IFRS, atua como instrutor de cursos IFRS desde 2004. Sócio-diretor da Corporate Reporting Consultoria e do website IFRS.com

14h50    O Andamento da Convergência no Brasil

  • Os 15 pronunciamentos do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis)
  • Casos de implementação da convergência contábil

Marcos Sanches
Sócio fundador da Sponsor Auditores Independentes. Foi, até março de 2009,  sócio-diretor da BDO Trevisan e membro do Comitê Nacional de Normas Técnicas do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – IBRACON. Professor do curso “Normas Internacionais de Contabilidade – IFRS”, da Trevisan Escola de Negócios e membro do Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado – CODIM

16h10    Coffee break

16h40    A Importância da TI na Implementação do IFRS

Patrícia Cerqueira Bicalho Thieman
Certificada em International Financial Reporting (CertIFR) pela ACCA. Experiência de implantação das normas IFRS em projetos nacionais e internacionais, entre as quais Águas Andinas (Chile) e Açúcar Guarani (grupo Tereos). Mais de 8 anos desenvolvendo projetos SAP consultoria e liderança de equipe.

17h50    Encerramento