Realizados, Seminário
Digitalização de Cheques: O que Muda para os Bancos
14 de agosto de 2009
Os bancos decidiram não esperar pela aprovação pelo Senado do projeto que equipara a imagem do cheque ao próprio original. Com o apoio do Banco Central, aprovaram o uso da imagem do cheque na tramitação interna nos bancos e na compensação. O novo sistema começou a valer, voluntariamente, a partir de 1º de julho deste ano e se tornará obrigatório a partir de 1º de julho de 2010.
Agora, a partir do momento em que um cheque é depositado em qualquer banco, ele é digitalizado e representado pela sua imagem no percurso pela estrutura interna do banco e na remessa e processamento na compensação. Isto significa uma enorme economia para o sistema bancário, avaliada em R$ 280 milhões, relativamente a redução de custos com carros fortes, aviões, segurança, seguros, e com a complexa estrutura nos back-offices dos bancos.
A imagem será transportada por rede segura e em tempo muito reduzido. A retaguarda dos bancos terá de se adequar ao novo processo, bem como a estrutura da compensação – e tudo poderá ser feito com maior velocidade, segurança e custos menores.
Alguns grandes bancos já estavam preparados para iniciar a digitalização de cheques (truncagem). Outros vão equipar-se, reformular suas rotinas e treinar as equipes para a nova modalidade.Está aberta a nova temporada de desenvolvimento profissional para a área financeira.
Este Seminário InterNews-Banco Hoje fornecerá um quadro geral – regulamentar e operacional – para a nova modalidade de processamento dos cheques nos bancos e na compensação bancária. Ele conta com as participações do Chefe do Departamento de Operações do Banco Central, José Antonio Marciano, de diretores de instituições financeiras e de empresas fornecedoras de tecnologia ou que terceirizam tarefas do setor, além do Deputado Julio Semeghini, membro da Comissão de Tecnologia da Câmara dos Deputados, que poderá indicar as chances de aprovação do projeto no Legislativo.
Saiba adotar uma estratégia compreensiva para a truncagem de cheques e para a modernização do back-office. Conheça o posicionamento do Banco Central. Veja como melhor investir em ganhos de produtividade e obter expressivas reduções de custos e vantagens competitivas.
Saiba quais as perspectivas de aprovação da truncagem em geral no Legislativo e ganhe a oportunidade de preparar sua equipe para transformações ainda mais importantes na área financeira, no que se refere a pessoal e fluxogramas.
PROGRAMA
8h30 Credenciamento
9h00 Visão Geral do Sistema de Pagamentos de Varejo do Brasil e a Truncagem de Cheques
José Antonio Marciano
Chefe do Departamento de Operações Bancárias do Banco Central
10h30 Coffee break
10h50 A oportunidade e o impacto da truncagem de cheques nos serviços bancários
Carlos Eduardo (Carman) Fonseca
Ex-presidente do CIAB, ex-diretor de tecnologia da Febraban e do Banco Real
12h00 Almoço
13h30 Que vantagens o banco, o cliente e o país ganham com a adoção da digitalização de cheques.
Sérgio Darcy
Presidente do Conselho da ATP e ex-diretor do Banco Central
14h50 Processamento de Documentos Financeiros por Imagem e Truncagem. Um Case Real no Brasil.
José Roberto Schmaltz
Diretor Executivo da M2Sys Tecnologia e Serviços S/A
15h30 Como esta Mudança Afeta a Formação de Pessoal dos Bancos
Alípio Labão
Consultor em RH para o sistema bancário
16h20 Coffee break
16h40 Desafios e oportunidades na implementação da truncagem de cheques
Inon Neves
Diretor de Serviços para Indústria Financeira da Xerox
17h20 Como a Segurança Será Reforçada com o Novo Sistema
Marcelo Lau
Consultor de Segurança da Data Security e professor do Senac

Siga a Internews