Realizados, Seminário
Auditoria Trabalhista: Como adotar medidas preventivas e minimizar os efeitos do passivo trabalhista
23 de setembro de 2009
Alguns pontos da legislação trabalhista são controversos e acabam colocando as empresas em situação de risco. Participe deste Seminário InterNews e discuta com renomados profissionais todas as fases da relação trabalhista, desde a contratação até o término do contrato de trabalho. Saiba como proteger sua empresa dos riscos do passivo trabalhista.
Capacitar os profissionais que acompanham toda a relação trabalhista empresarial para que possam identificar os pontos vulneráveis e adotar medidas preventivas pode ser o grande diferencial na mitigação de risco do passivo trabalhista.
O final da relação de trabalho costuma ser um momento crítico. É fundamental proceder de maneira adequada no término da relação trabalhista, conhecendo as modalidades de rescisão de contrato.
Os contratos de terceirizações de serviços merecem atenção especial. Em voga desde os anos 80, apresentadas muitas vezes como solução para se fugir de passivos trabalhistas, as terceirizações podem se tornar fontes intermináveis de problemas. É preciso saber quando se deve e se pode terceirizar, como fazer este processo e quais são as responsabilidades da empresa tomadora de serviços.
Conheça os principais problemas que podem surgir nos momentos críticos da relação trabalhista. Saiba adotar as medidas preventivas para cada caso.
PROGRAMA
8h30 Credenciamento
9h00 A contratação trabalhista
- Modalidades de contratação
- Contratos de trabalho e de prestação de serviços
- A legislação para deficientes e aprendizes
- Os representantes comerciais
Ana Valéria Do Lago Vassoler
Advogada de Mattos Muriel Kestener Advogados. Especialização em Direito e Processo do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCCAMP
10h15 Coffee break
10h45 A legislação trabalhista e as possíveis alterações no contrato de trabalho
- salário, jornada, local de trabalho e função
Raissa Bressanim Tokunaga
Advogada trabalhista do escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados. Professora do Curso de Especialização em Direito do Trabalho da GOGEAE/PUC-SP. Mestre em Direito do Trabalho pela PUC-SP.
12h00 Almoço
13h30 Passivo trabalhista oriundo da contratação de empresas terceirizadas
- Como e porque surge o passivo
- Principais pedidos
- As regras da terceirização
- Como minimizar o passivo de forma preventiva
- Gestão de terceiros
Adriano Dutra da Silveira
Advogado e consultor de empresas, com especialização em Gestão Empresarial, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – RS. Diretor da Saratt Gestão de Serviços Ltda.
14h45 Como evitar ou minimizar o passivo no término da relação de trabalho
- Modalidades de rescisão
- Prazo de quitação das verbas rescisórias
- Aviso prévio
Luiz Felipe Tenório da Veiga
Advogado sócio do Barbosa, Müssnich & Aragão Advogados. Professor do curso de especialização em direito do trabalho da FGV. Professor de Planejamento Trabalhista do curso LLM do IBMEC. Co-autor do livro “Administração do Risco Trabalhista”.
16h00 Coffee break
16h20 Remuneração nas relações de trabalho
- Remuneração fixa e variável
- Benefícios facultativos e obrigatórios
- Utilidades e premiações
- Efeitos tributários, previdenciários e trabalhistas
Fernanda Ramos Dantas
Advogada responsável pela área Trabalhista do Escritório Teixeira, Martins & Advogados. Pós-graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela PUC/SP.

Siga a Internews