Realizados, Seminário
Gestão de Riscos: prevenção, identificação e minimização de riscos empresariais
26 de novembro de 2009
Toda empresa, independentemente do seu porte ou ramo de atividade, está sujeita a riscos, sejam eles materiais, ambientais, tecnológicos, operacionais ou estratégicos. Prever as ocorrências que podem atingir e impactar negativamente a organização, alterando a sua freqüência e até mesmo a sua gravidade, pode significar a sobrevivência da organização ou ainda determinar o seu diferencial competitivo no mercado.
Grandes riscos podem sim ser evitados. Com a finalidade de antecipar-se a possíveis problemas, a gestão estratégica de riscos corporativos identifica, monitora e reduz ao máximo a sua probabilidade de ocorrência. No entanto, caso ele se efetive, a Gestão de Riscos eficaz estabelece diretrizes e iniciativas previamente estudadas para que a empresa tenha a capacidade de responder de forma ágil e eficiente às suas conseqüências.
O grande engano é tratar os riscos improváveis como impossíveis, pois aqueles que não são esperados certamente são aqueles que causam maior impacto às empresas.
Participe deste Seminário InterNews e conheça técnicas e ferramentas utilizadas por grandes empresas para prevenção, identificação e minimização de riscos empresariais. Veja como estabelecer diretrizes e iniciativas a serem adotadas em resposta em caso de ocorrência do dano. Saiba também sobre a ISO 31000, norma universal voltada especificamente à área de Gestão de Riscos. Debata a eficácia de processos de Gestão de Riscos com renomados especialistas. Avalie cases bem-sucedidos sobre o tema.
PROGRAMA
8h30 Credenciamento
9h00 Gestão de Risco: Visão Estratégica e Abordagem após a Crise de 2008
Paulo Roberto Lopes
Responsável pela contratação e gestão de seguros do Grupo Thyssenkrupp no Brasil. Manager pela Alarys – Associación Latino Americana de Riesgos y Seguros. Especialista em gestão de riscos empresariais e em gestão de processos e inspeção prévia de riscos e prevenção de perdas.
10h20 Coffee break
10h40 Materialização dos Modelos e Processos de Gestão de Riscos
Claudinei Elias
Diretor Executivo da Overseas. Gerente de riscos certificado pela Alarys International Risk Manager (AIRM), reconhecido pela RIMS – Risk And Insurance Management Society dos EUA e pela IFRIMA da Europa. Responsável pela implementação de programas de gestão de riscos corporativos, de projetos e de seguros em médias e grandes corporações.
12h00 Almoço
13h20 Governança Corporativa versus Gestão de Riscos
Marcus Manduca
Diretor Executivo da Ernst & Young no Brasil; 15 anos de experiência em Serviços Financeiros, Gestão de Riscos, Governança Corporativa e Planejamento Estratégico; Antes de se juntar a EY, trabalhou em grandes corporações como Citibank, Shell, General Electric e bancos de investimentos.
14h20 Gestão de Riscos Estratégicos – A Importância da Continuidade de Negócios
Jeferrson D’Addario
Diretor da Daryus Strategic Risk Consulting. Consultor sênior em Gestão de Riscos e Continuidade de Negócios, com projetos realizados para empresas como Vale do Rio Doce, EDELCA Venezuela, Natura, Bovespa, Grupo Ultra e Visanet, entre outras.
15h20 Coffee break
15h40 Estruturando o Processo de Gerenciamento de Riscos
Ricardo Lemos
É um dos diretores fundadores da Protiviti Brasil; com mais de 20 anos de experiência, desenvolveu sua carreira a partir da Arthur Andersen, onde trabalhou nas áreas de Auditoria, Business Consulting e Business Risk Consulting; atuou na New Zealand Trade Development Board como diretor de novos negócios para o Brasil.
16h40 ISO 31000 – A Nova Norma Internacional de Gestão de Riscos (Enterprise Risk Management)
Alberto Bastos
Sócio-fundador da Módulo, empresa brasileira especializada em tecnologia para Governança, Riscos e Compliance. Coordenador no Brasil da Comissão Especial da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) sobre as Normas de Gestão de Riscos

Siga a Internews