Realizados, Seminário
Classes C, D e E: Conheça as necessidades e desenvolva produtos para o consumidor dos segmentos de baixa renda
2 de fevereiro de 2010
O aumento do poder aquisitivo das classes C, D e E oferece a diversas empresas um mercado promissor para a expansão das suas atividades. Há excelentes oportunidades para quem souber voltar os seus produtos e serviços para o consumidor de renda mais baixa. A Kimberly Clark do Brasil, por exemplo, acaba de desenvolver uma linha de fraldas descartáveis para este mercado. A MasterCard também implementa uma estratégia para difundir o uso de cartões de crédito nos segmentos mais populares. Esses serão alguns dos casos que serão analisados neste Seminário InterNews.
Nos últimos anos houve uma expressiva migração da classe D para a classe C. Este movimento ganhará força. Está ocorrendo no Brasil uma mudança de perfil do consumidor que perdurará no longo prazo, com significativos impactos para a dinâmica econômica e para as atividades corporativas. O aumento da renda e o maior acesso ao crédito, segundo pesquisa da consultoria Deloitte, vem permitindo, por exemplo, que consumidores da classe E comprem artigos antes fora de seu alcance, como máquinas de lavar e telefones celulares.
A classe C constitui o maior contingente de mercado (46%) do Brasil e é responsável por 27% do consumo. Em comparação, a classe A (5% do contingente) era responsável por 22% do consumo. Com expressivo aumento de renda nos últimos anos, os consumidores da classe C passaram a ter maior acesso a automóveis, notebooks e televisores de LCD. A classe D é responsável por cerca de 7% das vendas dos microcomputadores da Positivo.
Participe deste Seminário InterNews e saiba como conhecer as necessidades e desenvolver produtos para o consumidor de menor renda. Analise o comportamento de consumo das classes C, D e E e conheça as perspectivas de crescimento do comércio e da indústria nesses segmentos.
PROGRAMA
8h30 Credenciamento
9h00 Comportamento do consumidor de baixa renda
Maurício Faganelo
Diretor executivo da Organizzare Consulting e Professor Associado do Departamento de Ciências Gerenciais do Centro Universitário Nove de Julho – UNINOVE. Economista pela PUC-SP e MBA em Marketing pela ESPM. Possui 15 anos de experiência nas áreas de desenvolvimento de novos negócios, marketing B2B, planejamento estratégico e análise de mercado.
10h20 Coffee break
10h40 Como pesquisar necessidades e desenvolver produtos para consumidor de baixa renda
Eduardo Aron
formado em Administração de Empresas pela FGV, pós graduado pela USP. Com passagens pela J&J e Telefonica, tendo atuado no Brasil e nos Estados Unidos, Eduardo é responsável pela área de Negócios de Produtos Pessoais da Kimberly Clark desde 2002, envolvendo as áreas de Marketing, Trade Marketing e Pesquisa e Desenvolvimento.
12h00 Almoço
13h30 Perspectivas de crescimento para o comércio e a indústria nos segmentos de baixa rendal
Ulisses Ruiz de Gamboa
economista do Instituto de Economia Gastão Vidigal, da Associação Comercial de São Paulo -ACSP
14h50 Comportamento e participação do consumidor de baixa renda no mercado varejista brasileiro
Sandra Corte Real
Gerente nacional de expansão da Carrefour Indústria e Comércio
16h10 Coffee break
16h40 A difusão do uso de cartões de crédito nas classes C, D e E
- Os cartões como instrumento de financiamento de consumo com parcelamento sem juros
Alexandre Maganini
Vice-presidente de Business Development da MasterCard Brasil. Adminsitrador de Empresas pela FGV, com MBA Profissional pela FGV. Está na MasterCard desde 2000, onde atuou nas áreas de Ebusiness, Tecnologia e Comercial, estando, hoje, à frente da área de Desenvolvimento de Novos Negócios para o Varejo
18h00 Encerramento
Para acessar o restante do conteúdo, digite a sua senha.

Siga a Internews