Realizados, Seminário
Certificado de Recebíveis Imobiliários – CRIs
25 de novembro de 2010
As emissões de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) atingiram o expressivo valor de R$ 2,02 bilhões em agosto passado. Com o “boom” dos lançamentos residenciais, esses títulos de securitização, que oferecem elevada rentabilidade, deverão rapidamente ocupar maior espaço na geração de recursos para financiamentos imobiliários. A Abecip estima que em 2014 as Cadernetas de Poupança venham atender apenas metade da demanda por crédito do setor.
Ao ocuparem o segundo lugar entre os principais instrumentos de captação do mercado de capitais (as ofertas de debêntures atingiram R$ 2,7 bilhões em agosto) os CRIs finalmente assumiram uma dimensão que merece a devida atenção de todo construtor, incorporador, estruturador e gestor de fundos e investidor.
Isenção de IR e compatibilidade com os prazos da construção civil, aliados à flexibilidade e robustez da legislação, transformaram o CRI na opção mais atraente para financiamentos imobiliários. A estruturação operacional de uma CRI, entretanto, é complexa e demanda conhecimentos singulares tanto por parte de emissores como de compradores desses títulos de securitização.
A InterNews reúne neste importante Seminário alguns dos principais profissionais da área que irão apresentar e debater questões críticas sobre a estruturação do CRI, assim como analisar riscos e garantias na operação de CRI. Sob a ótica da CVM, considere os aspectos essenciais das instruções pertinentes ao CRI (400/414/476). Veja como o CRI se compara a debêntures e a outros títulos de securitização. Considere ainda operações especiais, através de contratos “built to suit”, para construção, financiamento e leasing de imóveis. Participe deste Seminário InterNews para se posicionar mais competitivamente no mercado imobiliário.
PROGRAMA
8h30 – Credenciamento
9h00 – O cenário do mercado imobiliário e o aumento da demanda pelos CRIs como alternativa para o financiamento imobiliário
Fernando Brasileiro
Presidente
CIBRASEC- Companhia Brasileira de Securitização
10h10 – Coffee break
10h30 – Como estruturar uma operação de CRI
Jefferson Pavarin
Superintendente
BRAZILIAN SECURITIES
11h40 – Analisando os aspectos essenciais das instruções pertinentes ao CRI (400/414/476) sob a ótica da CVM
Ricardo Maia
Gerência de Registro de Valores Mobiliários
CVM (Comissão de Valores Mobiliários)
13h00 – Almoço
14h10 – Análise dos riscos e garantias envolvidos numa operação de CRI
Erivelto Rodrigues
Diretor Presidente
AUSTIN RATING
15h20 – Contratos Built to Suit- as vantagens sobre o tradicional modelo de locação para seu modelo de negócio
Alexandre Tadeu Navarro Pereira Gonçalves
Sócio
NAVARRO ADVOGADOS
16h20 – Coffee break
16h45 – Comparativos de mercado: emissões de CRI x outros instrumentos do mercado de capitais ( FIDC, Debêntures)
Celso Bacchin
Sócio
INTEGRAL TRUST

Siga a Internews