Capacitação, Realizados
Otimização do Processo de Pesquisa e Segmentação de Mercado aplicado à Inteligência Competitiva
1 e 2 de dezembro de 2014
A Inteligência Competitiva tornou-se fundamental no processo de tomada de decisões corporativas. A qualidade das recomendações de inteligência depende das técnicas de pesquisa e segmentação adotadas. Recomendações pertinentes requerem a realização de pesquisas que determinem com rigor a realidade que esteja sendo monitorada.
As pesquisas alimentam o ciclo de Inteligência e auxiliam a empresa na geração e sustentação de vantagens competitivas. É necessário escolher tipos e métodos de pesquisas adequados, integrar o processo de pesquisa ao ciclo de Inteligência da empresa, ter a coleta de dados de forma prática e funcional, aplicar técnicas analíticas para gerar recomendações e comunicar eficientemente os resultados da pesquisa aos participantes do processo de tomada de decisões.
Participe deste evento de Capacitação InterNews e saiba como implementar processos e ferramentas de pesquisa de mercado e de inteligência que possam gerar recomendações eficazes à tomada de decisões estratégicas e táticas em sua empresa.
INSTRUTORA
Armelle Decaup
DEFÍ Intelligence
Fundadora da DEFÍ Inteligence, consultoria para empresas de diversos portes e setores (petroquímica, farmacêutico, telecomunicações, manufatura, tecnologia, bens de consumo, serviços financeiros, entre outras) para a implantação e otimização de práticas de Inteligência Competitiva, pesquisa de mercado e planejamento estratégico. Professora da FIA, Fundação Dom Cabral, Saint Paul, Ibramerc, e Fundação Getúlio Vargas. Possui experiência de 15 anos em Inteligência Competitiva, Marketing, Planejamento Estratégico, Pesquisa de Mercado, Econometria e Comunicação nos EUA, Europa e América Latina em empresas multinacionais como: IMS Health, Amadeus, Alcatel Telecomunicações, Nortel Networks e World Trade Center e em empresas em fase de internacionalização como: Serasa, Expand, Sawtek. Mestre em economia Aplicada pela University of Central Florida (EUA) e Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento pelo CERAM (França). Instrutora especializada da InterNews.
PROGRAMA
1. Conceitos e fundamentos da Pesquisa de Mercado
- A função da pesquisa na tomada de decisões executivas
- Definições e conceitos-chave
- Classificação dos modelos de pesquisa de mercado
- O papel da pesquisa e da segmentação no Sistema de Inteligência de Mercado (SIM)
- Aplicações da pesquisa de mercado
2. Processo e Técnicas de Pesquisa de Mercado
- Criação de um projeto de pesquisa:
- Origem do problema de pesquisa no SIM
- Definição de uma abordagem
- Processo de pesquisa:
- Formulação da problemática
- Planejamento da pesquisa
- Execução da pesquisa
- Compilação dos dados
- Análise dos dados
- Comunicação dos resultados
- Tipos de pesquisa: objetivos, características e métodos
- Pesquisa exploratória
- Pesquisas conclusivas:
- Pesquisa descritiva
- Pesquisa causal
3. Coleta de Dados
- Natureza dos dados
- Tipos de coleta
- Dados secundários e bancos de dados: vantagens e limitações
- Pesquisa qualitativa:
- A natureza da pesquisa qualitativa
- Metodologias da pesquisa qualitativa
- Pesquisa por survey:
- Tipos e métodos de surveys
- Tipos de erros da pesquisa por survey
- Dados primários:
- Por observação
- Por experimentação
- Desenvolvimento e aspectos chaves de um plano de amostragem
- Elaboração de escalas e questionários
- Estruturação da coleta:
- Parametrização
- Escolha das fontes ideais e alternativas
- Avaliação da qualidade das fontes
- Gerenciamento da informação com sistemas complementares ao SIM
4. Análise das Informações
- O processo de transformação das informações em Inteligência
- Modelos analíticos qualitativos e quantitativos
- Procedimento de análise de dados
- Validação e edição
- Codificação
- Transcrição
- Limpeza de dados
- Tabulação e análise estatística
- Interpretação e recomendações estratégicas
- Tipos de análise:
- Descritivos
- Inferenciais
- Exemplos e aplicação de técnicas analíticas
5. Disseminação e Uso dos Resultados de Pesquisa
- Diretrizes para a criação de relatórios de pesquisa
- Apresentação gráfica dos resultados
- Apresentação pessoal e pela Internet
- Follow-up da pesquisa
- Utilização eficaz das informações de pesquisa
- Gerenciamento do processo de pesquisa
- Noção de ética na pesquisa
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