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Saúde Mental no Trabalho: Impacto da pandemia na saúde mental dos profissionais – Boas Práticas e Desafios.

6 e 7 de abril de 2021

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SEMINÁRIO ONLINE

Diante de uma das maiores crises sanitárias da história, a Saúde Mental dos colaboradores é um tema que demanda maior atenção dos gestores de RH e que merece destaque no planejamento estratégico das empresas.

Dados da OMS anteriores à pandemia estimavam mais de 11,5 milhões brasileiros tinham quadro de forte ansiedade. A depressão, por sua vez, está em 2021 entre as principais causas de afastamentos do trabalho. São dados alarmantes que devem se agravar nos próximos anos, devido aos efeitos a médio prazo da fragilização emocional das pessoas causada pela pandemia.

Para as corporações os impactos de problemas de saúde mental podem ser bastante danosos. Diminuição da produtividade, aumento de afastamentos e uso de plano de saúde, geram custos elevados. Além de ser uma ação de cidadania, as empresas precisam assumir um papel ativo na prevenção e gestão da saúde mental dos colaboradores, evitando comprometer a competitividade e a própria sobrevivência da organização a médio e longo prazos.

Participe deste Seminário InterNews e avalie como prevenir e amenizar os impactos da crise causada pela pandemia na saúde mental dos colaboradores. Avalie o papel das lideranças na prevenção de transtornos emocionais. Conheça mais sobre a efetividade das ferramentas online nos tratamentos e na prevenção de colaboradores em home office. Entenda a legislação, índices e pesquisas acerca das licenças médicas decorrentes de distúrbios geradores de estresse. Conheça casos de sucesso de corporações que possuem estratégias de gestão e programas de prevenção em saúde mental.

Publico Alvo

Gestores e executivos de empresas que lidam com saúde corporativa, qualidade de vida, bem-estar, medicina preventiva, medicina e enfermagem do trabalho, saúde ocupacional, promoção à saúde, benefícios, recursos humanos, além de todos os envolvidos neste tema.

Programa

DIA  6 de Abril | Terça-feira

14h00 – Impacto da pandemia na saúde mental dos profissionais – Cenário atual e perspectivas para cinco anos

Especialistas afirmam que, nos próximos anos, certamente haverá uma crise de saúde mental sem precedentes a nível global. Mas qual a extensão do impacto deste momento no emocional das pessoas? Quais as perspectivas a médio e longo prazo? O que as empresas precisam saber para se preparar para tais impactos?

Sâmia Simurro, Sócia Fundadora | SeR Psicologia & Coaching
Psicóloga. Mestre em Neurociências e Comportamento. Coaching. Especialista em Psicossomática, Estresse, Psicologia da Saúde e Hospitalar. Coordenadora do Curso de MBA da Universidade São Camilo em Gestão de Programas de Qualidade de Vida. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), Coordenadora do Prêmio Nacional de Qualidade de Vida (PNQV), Sócia da SeR – Psicologia & Coaching. Consultora em Implantação de Programas de Qualidade de Vida, Gestão de Stress e Saúde Mental nas Empresas. Coautora de diversos livros no tema da saúde mental.

15h20 – CASO PRÁTICO – Como reduzir índice de risco para burnout com um programa eficaz de gestão de stress organizacional

Com o objetivo de ser referência global em saúde e bem-estar do trabalhador, muito antes da pandemia, a GSK já tinha a Saúde Mental (controle de stress) como um dos pilares para se alcançar esta meta. Conheça nesta apresentação como funciona este programa e como ele se alinha com uma estratégia mais ampla de cuidado e atenção ao colaborador.

Glauco Callia, Head of Health and Wellbeing for Latam | GlaxoSmithKleinGSK
Médico formado pela Universidade de Taubaté, com especialização como Médico do Trabalho, Saúde Ocupacional e Higiene Industrial pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e MBA em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atuou com gestão de saúde e saúde ocupacional em entidades como Marinha do Brasil, Baxter Healthcare, Liq e Caterpillar. Atualmente é Head Global de Saúde Ocupacional e Head Latam de Saúde e Bem Estar na GSK.

16h40 – CASO PRÁTICO – Como estruturar um programa de saúde mental corporativo e conseguir o endosso da alta liderança

  • Por onde começar um programa de saúde mental
  • Definição das premissas e objetivos básicos do programa
  • Estruturação e formação de líderes para o sucesso do programa
  • Como conseguir a aprovação da alta liderança
  • Resultados e lições aprendidas

Sarita Scareli, Especialista em Recursos Humanos, Benefícios e Saúde Corporativa | Energisa
Graduada em Serviço Social, Pós/MBA em Gestão de Pessoas, Especialização em Diversidade e Inclusão nas Organizações, empreendedora, consultora independente e Especialista em Saúde principalmente nos modelos Pós Pagamento. Atua há mais de 16 anos no mundo corporativo, como executiva das áreas de Recursos Humanos, Benefícios, Saúde Corporativa, Comunicação Interna e Diversidade e Inclusão.

18h00 – Encerramento do primeiro dia

 DIA 7 de Abril | Quarta-feira

14h00 – Legislação e normas acerca dos transtornos mentais decorrentes do ambiente de trabalho

  • Transtornos mentais e do comportamento relacionados ao trabalho
  • Nexo Técnico Epidemiológico – NTEP e responsabilidades para o RH das empresas
  • Gestão de Afastamentos do trabalho, impugnação de benefícios previdenciários, impactos no contrato de trabalho, estabilidades e restrições à rescisão de afastados
  • A posição da Justiça do Trabalho

Érika Mello, Gestora Jurídica | Pires & Gonçalves Advogados Associados
Advogada com carreira desenvolvida em escritórios de advocacia e empresas de consultoria, atuando em projetos de gestão jurídica estratégica (contencioso, consultivo e relações sindicais) para diversos setores da economia, além de treinamentos jurídicos para áreas de negócios das companhias. Certificação pela Global Reporting Initiative em metodologias para aplicação de Relatórios de Sustentabilidade, com participação em projetos de consultoria no Brasil, Reino Unido e Holanda em empresas do segmento de serviços, alimentos, bens de consumo, infraestrutura, mídia, agroindústria e saúde.

15h30 – CASO PRÁTICO – Estratégia de Saúde & Bem-estar: acolhimento e cuidado em vários níveis como diferencial para saúde mental de profissionais da saúde, durante a pandemia

Durante esta crise sanitária, o cuidado emocional para com os colaboradores em uma unidade de saúde tem sido extremamente desafiador, pois não tem se limitado aos profissionais da linha de frente no tratamento aos pacientes. Além do corpo médico e de enfermagem, que foram extremamente demandados, as equipes de operações, limpeza, nutrição, T.I, administrativo, mesmo alguns estando em Home-Office, também sentiram toda a pressão do momento, gerando casos ansiedade, depressão, melancolia e até Burnout. Saiba como uma unidade de saúde pode ser impactada neste contexto de pandemia e conheça uma estratégia de acolhimento e atenção que gerou resultados positivos para todos os envolvidos.

Angelica Nassour Sampaio, Executiva Senior em Gestão de Capital Humano
Psicóloga com pós-graduação em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral e Especialização em Fusões e Aquisições pelo Insead. Trabalhou em empresas como ITW, Imerys, Ambev, Accor/Grupo Posadas, entre outras, sempre em cargos de alta liderança. Desde 2017, atua também como Coach e Mentora para desenvolvimento de Talentos. Recentemente, esteve à frente da direção da área de Recursos Humanos da Rede Privada do Hospital São Camilo SP, onde permaneceu até Março de 2021.

16h40 – PAINEL – Efetividade das atividades e ferramentas online para prevenção e tratamento dos transtornos emocionais dos colaboradores

Neste painel debateremos como fortalecer ao máximo sua equipe, assim como encaminhar o tratamento de casos mais extremos, dando condições para que os colaboradores de todos os escalões superem este momento de incertezas, avaliando a efetividade das tecnologias e de outras atividades online ou híbridas para atender seu público interno.

Moderadora – Patrícia Gomes, Consultora de Desenvolvimento de Liderança | Atlas Results – Business Solutions
Consultora de desenvolvimento humano, atuou por quase 20 anos no mundo corporativo e por mais de uma década nas áreas de desenvolvimento de carreira e liderança em consultorias estratégicas multinacionais. Graduada em Tradução/Interpretação na UMESP e Pós-graduada em gestão de pessoas e Administração de RH pela FAAP. Neurocoach formada pelo Neuro Leadership Institute (USA/Brasil) e certificada nas ferramentas MBTI e EQI 2.0 Inteligência Emocional. Mentora voluntária do Projeto Pulsar da Fundação Everis.

Camila Magalhães Silveira, Cofundadora | Caliandra – Saúde Mental
Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, residência médica pela Faculdade de Medicina do ABC, doutorado em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Foi Scholar do programa de aprimoramento e excelência do ensino médico Alcohol Medical Scholar Program pela University of San Diego – California. Foi Professora Colaboradora do Instituto de Psiquiatria da FMUSP. Pesquisadora do GREA, coordenou o Projeto Nacional Integração de competências no desempenho da atividade judiciária com usuários e dependentes de drogas pela FMUSP em parceria com FDUSP e SENAD. Foi Assessora científica do Programa Álcool e Drogas sem Distorção do Hospital Israelita Albert Einstein e coordenadora científica do CISA. Atualmente é pesquisadora do Núcleo de Epidemiologia Psiquiátrica do IPq HC-FMUSP, médica responsável da Clínica Camila Magalhães e colunista da Rádio Jovem Pan.

Carlos Eduardo Andreoli de O. Dias, Global Health Services Manager | Johnson & Johnson
Médico, com título de Expert pela ANAMT – Associação Nacional de Medicina do Trabalho e Pós-Graduação em Medicina Ocupacional (USP). Possui ainda Cursos de Educação Continuada em Medicina pela Harvard Medical School e Cornell University. É professor de Gestão da Promoção da Saúde nas organizações no MBA do Centro Universitário São Camilo; Coach na Johnson & Johnson Human Performance Instituto e na Wellcoaches Corporation. Na Johnson & Johnson é Global Health Services Manager e Tedx Campus Ambassador.

Fabio Yoshio Sato, Diretor de Novos Negócios | Vitalk
Formado em Ciência da Computação com MBA da Universidade da Califórnia Irvine, trabalhou 6 anos no mercado financeiro e desde então estuda sobre ciências comportamentais e psicologia. Em busca de uma carreira de maior impacto social, trabalhou nos últimos anos com startups como consultor e diretor de novos negócios. Na Vitalk, conversa diariamente com empresas sobre os desafios da gestão da saúde emocional de seus colaboradores e é formado no Curso de Gestão em Saúde Corporativa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

18h00 – Encerramento do seminário