Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Auditoria, Capacitação, Contábil, EAD, Finanças & Economia, Gestão Corporativa, Processos Corporativos, Realizados, webinar

SPED 2021: DESAFIOS E CUIDADOS COM O ARQUIVO TEXTO

Ministrado por Arnóbio Durães

8 e 9 de abril de 2021

TREINAMENTO ON-LINE

De acordo com a Receita Federal, as empresas têm até o dia 31 de maio para a entrega do arquivo texto do SPED – ECD (Escrituração Contábil Digital) referente ao ano anterior. A apresentação deve seguir as orientações estabelecidas no Ato Declaratório Executivo (ADE) Cofis nº 79/2020 de 18 de dezembro de 2020, o qual aprovou o manual de elaboração da ECD 2020, cujo conteúdo está disponível para download em: http://sped.rfb.gov.br/pasta/show/1569

Participe deste Evento de Capacitação InterNews para melhor conhecer os detalhes operacionais e práticos para o tratamento das informações contábeis e fiscais a serem transformadas em arquivo texto do SPED. Tire as suas dúvidas. Conheça as novidades na ECD Exercício de 2021 ano base 2020. Verifique a relação e abordagem dos Blocos do SPED ECD.

Desenvolvido com base no Leiaute 8, versão 8.00 do PGE (Programa Gerador de Escrituração), este treinamento percorre as principais opções do menu e seus correspondentes registros e cruzamentos de dados.

Com o SPED, os órgãos Federal, Estadual e Municipal, ganharam uma eficiente capacidade de fiscalização. As informações são eletronicamente processadas e cruzadas entre todas as empresas e processos de uma mesma cadeia produtiva. Durante cinco anos, as empresas podem ser autuadas pelos dados referentes ao ano base de 2020 que, ao serem cruzados e posteriormente fiscalizados, venham a comprovar irregularidades no pagamento de tributos.

PÚBLICO-ALVO
Contadores, auditores, gerentes e coordenadores da área contábil e fiscal, analistas e assistentes contábeis e demais profissionais envolvidos no processo de elaboração e envio da ECD.

Instrutor

Arnóbio Durães
Diretor Executivo da Durães & Associados Business Consulting Ltda., Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica pela FECAP – Centro Universitário Álvares Penteado, Pós-Graduado em Contabilidade Avançada, Pós-Graduado em Gerência Financeira, Pós-Graduado em Auditoria e Controladoria, Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade São Francisco. Professor Universitário, em cursos de Pós-graduação e MBA pela FIA – Fundação Instituto de Administração,  IBMEC – Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais, Faculdade Trevisan, Faculdade Legale, INPG Business School, entre outras.

PROGRAMA

ECD – ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DIGITAL
1. Introdução
2. Conceituação do SPED
3. Objetivos e Benefícios do SPED
4. Pessoas Jurídicas Obrigadas a Entregar a ECD
5. Transmissão, cancelamento e substituição
6. Acesso ao ambiente do SPED e ao Receita Net BX
7. Multa por atraso na entrega
8. Escrituração em Situações Especiais e Prazo de Entrega
9. Livros abrangidos pela ECD
10. Abordagem sobre SCP – Sociedade Em Conta de Participação
11. Novidades na ECD ano de 2020 e 2021
12. Relação e abordagem dos Blocos do SPED ECD
13. Bloco 0 – Abertura, identificação e referências
14. Bloco C – Recuperação da ECD anterior.
15. Bloco I – Lançamentos Contábeis
16. Bloco J – Demonstrações Contábeis Exigidas
17. Bloco K – Demonstrações Consolidadas
18. Dicas e reflexos sobre cruzamentos de informações com demais SPEDS.