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CSCs: Passo a Passo para Implementação e Gestão dos Centros de Serviços Compartilhados
Ministrado por Carlos Magalhães
10 e 11 de dezembro de 2018
Os Centros de Serviços Compartilhados (CSCs) permitem centralizar a execução de diversas atividades meio em uma única unidade. A implementação dos CSCs tem orientado o ganho de eficiência e a reestruturação de grandes empresas no Brasil e no mundo. A sua implementação e gestão adequadas asseguram melhor desempenho da estrutura organizacional, propiciando importantes reduções de custos, racionalização de processos e intensificação de controles.
O CSC propicia um aumento relevante de produtividade e estabelece flexibilidade para incorporação de novas unidades de negócios e serviços. Para garantir a implementação e a gestão bem sucedida dos CSCs, são necessários cuidados com os modelos de processos organizacionais e tecnológicos.
Participe deste evento de Capacitação InterNews que apresentará o passo a passo para o planejamento, a implementação e o aprimoramento do CSC. Saiba como identificar oportunidades de ganhos, mitigar riscos, reduzir a possibilidade de imprevistos, identificar o melhor modelo para a sua empresa e evitar perda de controle e insucessos no processo de implementação.
Instrutor
Carlos Magalhães
MBA em Administração Geral e Estratégia pela FGV GVpec ; Especialização em Gerenciamento de Redes e Serviços de Telecomunicações – Telecommunications Research; Pós-Graduação em Administração pela Fundação Vanzolini – USP ; Graduação em Tecnologia Mecânica pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo – FATEC – UNESP
- Especialista em Centros de Serviços Compartilhados (CSC). Treinamento e assessoria para várias empresas em diversos ramos de atividade de negócio. Relacionamento com mais de 220 Centros de Serviços no Brasil e América Latina.
- Sócio-diretor da empresa Xcellence & CO., líder da prática de especialização de Serviços Compartilhados, líder da prática de Transformação Organizacional.
- Gestor de Negócios com forte atuação em Planejamento, Estratégia Corporativa e Tecnologia da Informação.
- Conselheiro de empresas em fase de implantação e melhorias no modelo operacional de Centro de Serviços Compartilhados e reestruturação organizacional.
- Profissional com mais de 20 anos de experiência em gestão de projetos corporativos de alinhamento entre a área de Tecnologia as áreas de negócios visando redução de custos, geração de valor, otimização dos processos e crescimento sustentado do negócio. Experiência adquirida em empresas como Deloitte, Cognos do Brasil e atualmente Xcellence& CO. e CAP Magalhães Assessoria Empresarial somando-se mais de 147 projetos com foco em gestão;
- Destacada liderança na condução e alinhamento estratégico da área de Tecnologia da Informação com as demais áreas de negócios, tais como: Finanças, Planejamento, Recursos Humanos, Supply Chain e Produção.
- Hábil nos modelos Cobit, ITIL, ISO, CMM, PMI, ISO 17799, Gestão de Riscos: SOX e Ferramentas para tomada de decisão como Corporate Performance Management e Balanced ScoreCard.
- Experiência em Implantação de Soluções ERP (Datasul, Microsiga, Oracle, SAP), CRM e BI/CPM/EPM.
- Principais Clientes / Projetos: Envolvimento em mais de 90 projetos corporativos em empresas líderes de seus segmentos incorporando e aportando experiências em gestão e resultados. Alguns clientes destacados: Albrás; Villares Metals; CSN; InPev; Clariant; RANDON; BOSCH; Grupo Silvio Santos; Grupo Votorantim; Grupo Imagem; Grupo Marquise; Grupo Edson Queiroz; Boeringher Ingelheim do Brasil; Marítima Seguros S/A; Porto Seguro;UNIMED Ribeirão; Medial Saúde: Banco Itaú, Banco ABN- Real, Grupo Veolia; Hospital São Camilo; Hospital Israelita Albert Einstein; Santa Casa de Porto Alegre; Hospital Sírio Libanês; VARIG E FRB-Par; CCR – Companhia De Concessões Rodoviárias; Camargo Correia; Andrade Gutierrez; Telemar; Embratel; GVT, Centro Universitário São Camilo; Universidade de São Paulo, Universidade Metodista, Instituto Marista de Ensino, Federação das Indústrias do Amazonas – FIEAM, SICOOB-PR, Federação das Indústrias da Bahia – FIEB e MRV Engenharia.
PROGRAMA
O CSC e o ambiente empresarial atual
- Direcionadores do Centro de Serviços
- Como os Serviços Compartilhados possibilitam as organizações alcançarem seus objetivos estratégicos
- CSC – O que é e por que fazê-lo?
- Definição de Serviços Compartilhados
- Alguns Benefícios do CSC
- Direcionadores para a Mudança
Os 4 elementos fundamentais do CSC
- Elementos do centro de serviços
- O cliente e o centro de serviços
- Modelo Organizacional
- Comparação de Modelos Organizacionais
- Definindo prós e contras dos diversos modelos de governança
- CSC e a Corporação
- Roadmap para o desenvolvimento do Modelo Operacional
- Como o CSC amadure com o passar do tempo
- Modelo Operacional de um CSC – 3 níveis de maturidade
- Organização Interna
- Modelo de Negócios
- Arquitetura de serviços
- Relacionamento com o Cliente
- Modelo de processos
- Modelagem de processos
- Gestão por processos
- Modelos de Gestão por Processos
- Modelo de Processos: Simples, Flexível, Ágil e Automatizado
- Processo de Atendimento ao Usuário
- Modelo Operacional
- Modelo Tecnológico
- O atual Ambiente de TI das Corporações
- Tipos de Tecnologia Sistêmica
- Matriz de Decisão – Escopo de TI para CSC
- O Modelo Tecnológico: Benefícios gerais com TI
- O Modelo Tecnológico – “Data Management Architecture Service Oriented Framework”
Projetando um Centro de Serviços Compartilhados
- A jornada rumo ao CSC geralmente envolve a migração de 4 dimensões
Abordagem para um projeto CSC
- Iniciando discussões
- Processo de Criação
- Evolução dos centros de serviços
- Processo de Seleção
- Decisão sobre quais processos podem ser compartilhados
- Escopo de Serviços – Exemplos
O Business Case – Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica
- Objetivos de um Business Case
- Business case – Produtos
Abordagem Metodológica para CSC
- Gerenciamento do Projeto
- Principais habilidades e competências de um gerente de projetos
- Ferramentas de um gerente de projetos
- Reuniões: Alçadas de Resolução
- Dicas para uma Reunião Produtiva
- Controle Financeiro do Projeto
- Exemplos de Relatório de Acompanhamento do Projeto
- Localização e Desenho do ambiente
- Projeto de Relocalização – Pontos de Análise
- Instalações
- Exemplo de layout de Instalação de um CSC
- Processos e Controles
- Processos: Padronização, Flexibilidade e Controle
- Redesenho de processos
- Análise de gaps e aderência dos processos
- Estratégia de Implantação (por Processos, Big Bang, Piloto)
- Gestão de Relacionamento com o Cliente
- Acordo de Nível de Performance (ANP) ou SLA
- Como desenvolver as métricas para compor o SLA
- Precificação integrada ao SLA
- O Catálogo de Serviços
- Gerenciamento de Desempenho – Tipos de Métricas
- Maturidade do CSC e o SLA
- Service Level Agreement
- Precificação Remuneração e recompensa
- Discussão sobre Precificação – Métodos Típicos
- Método: Sem atribuição específica
- Método: Taxa fixa
- Método: Taxa Orçamentária
- Método: Taxa Orçamentária com Penalidades
- Método: Custeio Baseado em Atividade
- Método: Pagamento Direto
- Método: Taxa baseada no mercado
- Quando definir o tipo Método de Pagamento
- Evolução dos Critérios de Remuneração
- Pontos de Atenção
- Gestão de Capital Humano
- Reavaliando o sistema de gestão de RH
- Competências e Remuneração
- Change Management: O Desafio da Mudança
- Por que Liderar Mudanças?
- Processo de Resistência a mudança
- 8 Passos para a Mudança
- Comunicação Empresarial
- Fatores de Sucesso na Gestão de Pessoas
- Treinamento
- Técnicas Tradicionais e Emergentes de Transmissão de Conhecimento
- Estratégia de Treinamento – Lista de treinamentos
Organização do Projeto – Papéis e Responsabilidades
Aspectos : Legal, Trabalhista e Tributário
Considerações Finais
- A Evolução dos Centros de Serviços Compartilhados
- Em uma cadeia evolutiva, o CSC pode oferecer mais que redução de custos
- O futuro do CSC – Mudança cultural e foco no cliente
- Porque projetos de CSC falham
- Ciladas da Implementação
- Fatores Críticos de Sucesso
- CSC – Visão de Futuro
Anexos
- Exercício
- Tabelas
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