Capacitação, Gestão Estratégica, Inteligência Competitiva, Realizados, Vendas & Comercial
Inteligência de Mercado aplicada ao lançamento de produtos e serviços
Ministrado por Armelle Decaup
16 e 17 de abril de 2018
Os mercados estão se tornando cada vez mais competitivos e incertos e as margens estão retraindo. Neste ambiente é fundamental investir no desenvolvimento de novos produtos e serviços. Os lançamentos precisam ser bem planejados e executados, pois a sua taxa de sucesso é baixa.
A Inteligência é uma importante ferramenta gerencial que permite pesar aspectos técnicos e mercadológicos do desenvolvimento de novas ofertas, gerenciar riscos e identificar focos de inovação. A Inteligência de Mercado é fundamental para a tomada de decisões no processo de lançamento de produtos e serviços.
Participe deste evento de capacitação InterNews e aproveite a experiência internacional de Armelle Decaup para analisar o mercado e a concorrência e garantir o sucesso no lançamento dos novos produtos e serviços. Veja como antecipar os riscos e identificar oportunidades de mercado e assim priorizar investimentos. Através de uma abordagem prática saiba como utilizar os métodos analíticos, as técnicas e ferramentas que transformam informações em resultados corporativos.
Adote uma perspectiva mercadológica para o lançamento de novos produtos e serviços através da aprendizagem de ferramentas e técnicas de Inteligência
Instrutor
Armelle Decaup
Precursora na consultoria e no ensino da Inteligência no Brasil e fundadora da Defí, empresa parceira do Ibope Inteligência para Inteligência Competitiva.
Armelle acumula 20 anos de experiência em Inteligência, Planejamento e Estratégia internacionalmente (América Latina, Estados Unidos e Europa) em empresas multinacionais (IMS Health, Amadeus, Alcatel Telecomunicações, Nortel Networks e World Trade Center) e em fase de internacionalização (Expand, Sawtek e Serasa).
Francesa, Armelle está há dezesseis anos no Brasil. Ela obteve dois Mestrados, um em Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento pelo CERAM/SKEMA na França e outro em Economia Aplicada pela University of Central Florida nos EUA.
Armelle é fundadora da Defí Inteligência Competitiva (empresa de consultoria e capacitação em Inteligência e Estratégia) e ministra palestras e cursos no Brasil e afora (University of Central Florida, Fundação Getúlio Vargas, Fundação Dom Cabral, Saint Paul, IFA7, Internews, Palestrarte, Agni, ABEP, AMCHAM, Affero Lab, e FIA).
Armelle é facilitadora certificada da metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® que permite a resolução criativa de problemas jogando seriamente.
Objetivos
Os objetivos do treinamento incluem:
- Ajudar a organização a tirar proveito de oportunidades e a mitigar riscos relacionados ao lançamento de produtos e serviços
- Mapear a proposta de valor da concorrência
- Monitorar o mercado
- Posicionar produtos e serviços
- Entender a percepção do mercado
- Alinhar os lançamentos com a intenção estratégica da empresa
PROGRAMA
I – A transformação de sinais de alertas em força motriz do processo de desenvolvimento de produtos e serviços
Como usar informações provenientes dos micro e macro ambientes externos da empresa a fim de diluir riscos, dotar executivos com uma melhor capacidade de antecipação e resposta, e elaborar estratégias de mercado.
- Captação de sinais fracos multi-fontes
- Criação de um mapa de alertas
- Tratamento dos sinais através da análise de Hipóteses Alternativas
II – A estruturação de um plano de desenvolvimento de produtos e serviços no contexto de Inteligência
Formulação estratégica, organização, geração do conceito, criação de um plano do produto e de ações de marketing, avaliação e comercialização de um novo produto ou serviço.
- Entendimento e aplicação da metodologia do Modelo Dinâmico de estruturação de projetos de lançamento
- Etapas do desenvolvimento de novos produtos e serviços
III – A aplicação de técnicas analíticas para gerar Recomendações visando o alcance das metas estratégicas da empresa
Porque a fase de Análise é indispensável para auxiliar a organização a mitigar o risco associado ao lançamento de novos produtos e serviços.
- A definição das necessidades analíticas baseado no processo de lançamento
- Análise SWOT Adaptada
- Análise de Atratividade e Poder
- Análise do Valor Percebido
IV – A criação de vantagens competitivas sustentáveis através da inovação
- Opções estratégicas de lançamentos
- Canvas Analysis
- Análise VRIO
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