Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Capacitação, Custos e Orçamentos, Gestão Corporativa, Gestão Estratégica, Inteligência Competitiva, Processos Corporativos, Realizados

Análise de Cenários: Técnicas e Ferramentas analíticas destinadas ao gerenciamento de incertezas

PRÁTICA: com a metodologia LEGO® SERIOUS PLAY®

16 e 17 de outubro de 2017

Tomada de decisão estratégica requer análise assertiva de cenários. Em um período de maiores incertezas, esta análise torna-se uma tarefa particularmente complexa. Municiar profissionais com ferramentas analíticas para o gerenciamento de incertezas permite às empresas maior eficácia na projeção de cenários, na definição de estratégias e na tomada de decisões.

Através de uma abordagem prática e lúdica, este evento de capacitação InterNews será conduzido com o uso da metodologia LEGO SERIOUS® PLAY® e visa a motivar e auxiliar profissionais multidisciplinares de organizações a mapear cenários e a definir colaborativamente estratégias de negócios.

LEGO® SERIOUS PLAY® é um método usado para conduzir reuniões, melhorar a comunicação, facilitar o pensamento e auxiliar nos processos de análise e busca de solução a problemas, onde os participantes são guiados por uma série de perguntas que vão se tornando mais profundas e complexas a cada etapa do processo. A metodologia promove psichological flow que permite que pessoas ganhem mais do processo de aprendizagem ao serem envolvidas, engajadas e tendo prazer de participar.

Conheça o passo-a-passo para desenvolver uma visão sistêmica de cenários de incerteza que possam impactar o negócio a fim de tornar a organização apta a tirar proveito de oportunidades e a fazer frente a riscos. A técnica analítica de Cenários será explorada a fim de garantir à organização um fluxo contínuo de insumos que apoie a tomada de decisão executiva frente a múltiplos possíveis cenários. Pense com suas mãos, ouça com seus olhos e entenda a ferramenta analítica de cenários destinada ao gerenciamento de incertezas.

Instrutora

Armelle Decaup

Acumula 20 anos de experiência em Inteligência, Planejamento e Estratégia internacionalmente (América Latina, Estados Unidos e Europa) em empresas multinacionais (IMS Health, Amadeus, Alcatel Telecomunicações, Nortel Networks e World Trade Center) e em fase de internacionalização (Expand, Sawtek e Serasa).

Francesa, Armelle está há dezesseis anos no Brasil. Obteve dois Mestrados, um em Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento pelo CERAM/SKEMA na França e outro em Economia Aplicada pela University of Central Florida nos EUA.

Fundadora da Defí Inteligência Competitiva (empresa de consultoria e capacitação em Inteligência e Estratégia) e ministra palestras e cursos no Brasil e afora (University of Central Florida, Fundação Getúlio Vargas, Fundação Dom Cabral, Saint Paul, IFA7, Internews, Palestrarte, Agni, ABEP, AMCHAM, Affero Lab, e FIA). Facilitadora certificada da metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® que permite a resolução criativa de problemas jogando seriamente.

Destaques do programa

  • Aplicar a metodologia estratégica do Modelo Dinâmico® de planejamento, de vigilância e de suporte que permite contextualizar a análise de cenários;
  • Analisar cenários pertinentes para as áreas e entender o seu contexto na organização como um todo;
  • Pensar em novas formas de atuação e possibilidades para cada cenário analisado, considerando todas as variáveis envolvidas;
  • Identificar pontos fortes e remediar a obstáculos da organização no que se refere à habilidade de analisar cenários e enxergar sistemicamente;
  • Ajudar a organização a tirar proveito de oportunidades e a mitigar riscos.

PROGRAMA

Módulo I: Estabelecimento do Modelo Dinâmico® do Sistema de Inteligência na organização, tanto de planejamento como de vigilância e de suporte.

  • Saiba aplicar o método do Modelo Dinâmico® para favorecer a geração de Inteligência e definir o papel de cada profissional da organização no ciclo de Inteligência e entender o contexto da Análise de Cenários no processo de Inteligência da organização.

Módulo II: Os pilares da abordagem de Cenários: diagnóstico – prognóstico – estratégia

  • Comece a experimentar o método LEGO® SERIOUS PLAY® e seja introduzido aos comos e porquês do pensamento de Cenários.
  • Triagem de grandes quantidades de informações para detectar tendências e incertezas emergentes
  • Diagnóstico através do monitoramento dos componentes dos micro e macro ambientes externos da empresa
  • Mapeamento de drivers, tendências, incertezas críticas, sinais fracos e wild cards
  • Criação de um radar de sinais de incertezas micro e macro ambientais

Módulo III: Metodologia analítica de Cenários

  • O pensamento de Cenários desafia a nossa mente sobre o que poderia acontecer para que possamos desenvolver estratégias robustas num contexto imprevisível e incerto. Esta ferramenta tem um sólido histórico em melhorar a qualidade das conversas e resultados estratégicos, tanto dentro de equipes organizacionais como em grupos multidisciplinares e interorganizacionais.
  • Entenda os passos da análise com a metodologia LEGO® SERIOUS PLAY®.
  • Mapeamento de hipóteses alternativas quanto às possíveis evoluções dos sinais de incerteza captados.
  • Coleta de evidências em apoio ao desenho de cenários.
  • Determinação da probabilidade de acontecimento e do impacto de cada cenário sobre o negócio.
  • Elaboração das opções táticas e estratégicas.
  • Estabelecimento da correlação entre cenários e opções de ações.

Módulo IV: Real-Time Strategy: desenho de estratégias em tempo real com a metodologia LEGO® SERIOUS PLAY®

  • Ao integrar o método LEGO® SERIOUS PLAY® no processo de construção de Cenários,
  • Criatividade no processo de desenhos de estratégias.
  • Uso de metáforas e storytelling para entender cenários e desenhar estratégias.
  • Descubra o rigor e o valor do uso do processo para tornar o pensamento de Cenários mais claros e mais explícito, levando a uma melhor estratégia.
  • Aplicação da metodologia aos seus próprios desafios estratégicos
  • Considerações finais e encerramento.