Auditoria, Capacitação, Finanças & Economia, Gestão Corporativa, Gestão Estratégica, Inteligência Competitiva, Processos Corporativos, Realizados
Formação de Analistas em Inteligência de Mercado
MInistrado por Armelle Decaup
20 e 21 de fevereiro de 2017
Capacitar profissionais para atuar em Inteligência de Mercado permite às empresas levantar informações sobre competidores e consumidores com eficiência e saber interpretar essas informações de maneira a produzir inteligência para a tomada de decisões que preservem ou ampliem a sua competitividade. Em um mercado dinâmico como o atual, a estruturação e a execução eficaz das atividades de Inteligência de Mercado é imprescindível para vencer a concorrência, identificar oportunidades e antecipar-se às ameaças.
Adquira a capacidade de planejar atividades de inteligência, identificando as necessidades da sua empresa. Saiba desenvolver um plano de coleta de informações, de produção de inteligência e da sua aplicação nos processos de planejamento, de comunicação, de tomada de decisões estratégicas, de compras e vendas.
Para habilitar profissionais a estruturar um Sistema de Inteligência de Mercado em sua empresa, a InterNews realiza este Evento de Capacitação com Armelle Decaup, uma das mais renomadas profissionais em Inteligência de Mercado. Aproveite esta oportunidade para estabelecer e gerenciar operações de inteligência e viabilizar importantes ganhos de competitividade.
Instrutora
Armelle Decaup
Fundadora da DEFÍ Intelligence, consultoria voltada para a implantação e otimização de práticas de Inteligência de Mercado e de Inteligência Competitiva e de Planejamento Estratégico. Professora da FIA, Fundação Dom Cabral, Saint Paul, Ibramerc, e FGV. Possui experiência de 15 anos em Inteligência de Mercado nos EUA, Europa e América Latina, em empresas multinacionais como: IMS Health, Amadeus, Alcatel Telecomunicações, Nortel Networks e World Trade Center e em empresas em fase de internacionalização como: Serasa, Expand e Sawtek. Mestre em Economia Aplicada pela University of Central Florida (EUA) e em Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento pelo CERAM (França). Instrutora especializada da InterNews.
Destaques do programa
- Como desenvolver o profissional para as atividades de Inteligência
- Casos práticos direcionados a situações reais
- Realização de aplicações dos conceitos apresentados
- Inúmeros exemplos
- Toda experiência Internacional de Armelle Decaup
PROGRAMA
Módulo I – Inteligência Competitiva: criando práticas, de A a Z
- Entendendo os elementos-chave ligados a criação de uma função de Inteligência Competitiva bem-sucedida
- A definição das necessidades em Inteligência baseada no processo decisório da empresa
- Porque gerar Inteligência ajuda a empresa a ter sucesso
Módulo II – Os Processos Fundamentais da Inteligência Competitiva
- Adequando a prática de Inteligência às necessidades da Organização – Os papéis da área de Inteligência Competitiva
- Aprendendo a identificar necessidades em Inteligência
- O que considerar: sinais fracos, áreas do planejamento estratégico, eventos críticos e áreas de vigilância
- Operacionalizando os processos de planejamento, coleta, armazenamento, análise, disseminação e mensuração da Inteligência Competitiva
Módulo III – Métodos para Alavancar o Trabalho de Coleta das Informações para Apoiar a Geração de Inteligência
- O papel das redes nas atividades de Inteligência
- Melhores práticas para desenvolver redes humanas internas e externas
- Selecionando e criando os tipos de redes necessários
- Criação e sustentação de redes: objetivos; exemplos de métodos de formação de redes
- Como mapear fontes de informações e definir um plano de coleta
- Passo a passo da coleta na prática
Módulo IV – Geração da Inteligência
- Por onde começar
- Metodologias de análise
- Os erros mais comuns na fase de análise e como evitá-los
- Identificando necessidades estratégicas e gaps e definindo estratégias de ação
- Aprimorando competências analíticas para transformar informações em Inteligência
Módulo V – Como Montar um Plano de Disseminação da Inteligência
- Definindo claramente o portfolio ideal de comunicação através da metodologia de Inteligência
- Etapas e técnicas do Processo de comunicação da Inteligência
- Estabelecendo formas de divulgação e apresentação, canais, periodicidade e formatos
Siga a Internews