Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Auditoria, Conjuntura Econômica, Finanças & Economia, Gestão Corporativa, Gestão Estratégica, Jurídico & Contratos, Processos Corporativos, Realizados, Seminário

Conselhos de Administração: Táticas e Estratégias Corporativas para Tempos de Crise

28 de abril de 2016

DOWNLOAD

Para acessar o restante do conteúdo, digite a sua senha.

Caso tenha perdido ou esquecido a senha, envie um e-mail para
atendimento@internews.jor.br.

Diante da crise econômica, os conselhos de administração precisam constituir nítida visão de futuro, definir com agilidade ações táticas e traçar estratégias corporativas adequadas. A orientação à governança corporativa adquire relevância decisiva nestes tempos de extraordinárias adversidades, incertezas e volatilidades.

A atuação dos conselhos de administração fará toda a diferença em cada empresa nestes próximos meses.  O desempenho corporativo diante de desafios inusitados e o melhor posicionamento para a saída da crise dependem em larga medida do trabalho eficaz dos seus conselheiros. Deve-se ainda levar em conta as responsabilidades legais e administrativas dos conselheiros por  prejuízos e danos decorrentes de operações em ambiente de crise.

Participe deste Seminário InterNews que reúne alguns dos mais renomados e experientes conselheiros do país para melhor enfrentar os desafios impostos pela crise econômica a sua empresa. Avalie com Andrea Calabi o risco de uma crise mais aguda e a necessidade do conselheiro formar uma visão de futuro adequada. Saiba com José Monforte como definir ações táticas e assegurar estratégias para enfrentar a crise e posicionar a sua empresa para o período seguinte. Veja com Guilherme Affonso Ferreira como o Conselho deve atuar quando a crise já está instalada na empresa. Verifique as melhores práticas de governança e de responsabilidades dos conselheiros com Ary Oswaldo Mattos Filho. Analise com Herbert Steinberg as melhores práticas de Conselhos de Administração para a superação de crises corporativas. Avalie com Ozires Silva os desafios dos próximos meses para os Conselhos Administrativos.

PROGRAMA

8h00 – Credenciamento

8h30 – Perspectivas econômicas e os seus impactos na Governança Corporativa

  • Riscos de uma crise mais aguda
  • Necessidade de aprimorar uma visão de futuro
  • Atuação do Conselho de Administração em tempos adversos

Andrea Calabi
Ph.D. em Economia pela Universidade da Califórnia, Berkeley (Estados Unidos). Membro de Conselhos de Administração do Banco Fator, da CESP, do Hospital Albert Einstein, da M&G Polímeros, da Fipe, da Fundação Faculdade de Medicina da USP, do Conselho Superior de Economia da Fiesp e do Instituto do Cancer do Estado de S. Paulo. Ex-secretário de Fazenda do Estado de S. Paulo, participou de Conselhos de Administração da Generali, Banco do Brasil, BNDES, Petrobrás, Caixa Econômica Federal, Embraer, Sabesp, Banco Nossa Caixa, Cyrela Brazil Realty, Roland Berger, Mossi & Ghisolfi, Intermédica e TIM Celular. Foi Secretário Geral da Secretaria de Planejamento da Presidência da República, presidente do IPEA (1985-1986 e 1995-1996), Secretário do Tesouro Nacional e Secretário Executivo do Ministério do Planejamento. Presidiu o Banco do Brasil e o BNDES.

9h40 – Coffee break

10h00 – A definição de ações e a preservação de valores para o enfrentamento eficaz da crise econômica

  • Fatores táticos e estratégicos que os Conselhos de Administração devem levar em conta em tempos de crise

José Monforte
Economista formado pela Universidade Católica de Santos. Sócio da Emax Consultoria, membro do Conselho Consultivo da Escola Britânica de Artes Criativas, presidente do Conselho Consultivo da Premix, presidente do Conselho Consultivo do Instituto Elos. Membro do Painel do Comitê de Aquisições e Fusões – CAF, membro do Comitê  de Governança Empresas Estatais da BM&F Bovespa, membro do Conselho Editorial da Harvard Business Review Brasil. De 1998 a 2011 esteve no Conselho e na Coordenação do Comitê de Riscos da Natura Cosméticos. Até 2011, participou do Conselho da Vivo. Foi membro dos Conselhos da Petrobras, BR Distribuidora, Rossi Residencial, Promon, Droga Raia, Sabesp, Claro, Banco Nossa Caixa, Banco Tribanco, Canbrás, Pini Editora, Caramuru Alimentos, Clicknet, JHSF e da Agrenco. Foi membro do Comitê de Ética do IBRI e do Conselho Consultivo da Aberje e do Advisory Panel da OCDE sobre eficiência de Conselhos de Administração, do Advisory Board – Americas Cabinet da Graduate School of Business de Chicago. Esteve envolvido no desenvolvimento do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, sendo conselheiro em 2002, vice-presidente do Conselho em 2003 e presidente do Conselho de 2004 a 2008. Foi coordenador do Comitê de Abertura de Capital da Bovespa, vice-presidente da Anbid e do Conselho da Caixa de Liquidação da Bolsa de Mercadorias. Atuou como executivo em diversos bancos e empresas como BANESPA, Banco Merrill Lynch, Banco Citibank e VBC Energia S/A, Janos Comércio Administração e Participações Ltda, ocupando posições no Brasil e no exterior. No terceiro setor,  preside o Conselho Consultivo do Instituto Elos.

11h20 – Participação e estratégia do Conselho quando a crise já está instalada

  • Formas especiais de atuação do Conselho de Administração diante da crise

Guilherme Affonso Ferreira
Presidente da Bahema S/A. Membro do Conselho de Administração da Sul América S.A , Petrobrás, Gafisa S/A, Valid S/A, Arezzo S/A, Tavex S/A e Time for Fun S/A.

12h40 – Almoço

14h00 – Governança em tempos de adversidades, incertezas e volatilidades

  • Desafios dos Conselhos de Administração pela manutenção da integridade e da inovação corporativa
  • Responsabilidades dos conselheiros e diretores perante a CVM, minoritários e Lei das SA por prejuízos e danos decorrentes de operações em ambiente adverso.

Ary Oswaldo Mattos Filho
Sócio de Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados. Foi presidente da Comissão de Valores Mobiliários do Brasil (CVM) e membro do Conselho Monetário Nacional (CMN). Participa do conselho diretor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec). É professor senior e ex-diretor da Escola de Direito e da Escola de Administração da FGV-SP. Tem pós-doutorado pela Harvard Law School (EUA).

15h20 – Coffee break

15h40 – Melhores práticas de Conselhos de Administração para superação de crises corporativas

Herbert Steinberg
Pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV – SP e certificação pelo Independent Board Member e pelo Director Consortium das Universidades de Chicago, Stanford e Wharton. Foi executivo durante 21 anos em grandes corporações e membro do Board do Banco Santander, Citibank e McDonald’s. Presidente da MESA Corporate Governance. Atualmente participa dos conselhos de administração das seguintes empresas: Brasanitas (SP), Ser Educacional (PE), Companhia Industrial Cataguases (RJ e SP) e Terral (GO). Consultor em projetos de reestruturação organizacional, turnaround, fusão e aquisição de empresas, planejamento estratégico e sparring para posições de C-Level e conselheiros. Presidente do Comitê Estratégico de Governança Corporativa da Câmara Americana em São Paulo.  Autor dos livros “A Dimensão Humana da Governança Corporativa” e “Conselhos que perpetuam empresas”.  Membro do ICGN – International Corporate Governance (com sede em Londres – Inglaterra).

17h00 – Desafios para os Conselhos de Administração – Experiências Duradouras

Ozires Silva
Reitor da Unimonte e presidente do Conselho de Administração da Anima Educação, graduou-se em Engenharia Aeronáutica pelo ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica em São José dos Campos em 1962. Presidiu a EMBRAER – Empresa Brasileira de Aeronáutica desde sua fundação em 1969 até sua privatização em 1994. Foi Diretor Presidente Petrobras e da VARIG. Foi ministro de Estado da Infraestrutura. Preside e é membro de vários Conselhos de Administração de empresas e instituições.

18h00 – Encerramento